ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LONGO, Camila Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GUION, Juliana Marques, SILVA, Maria Estela Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2244
Resumo: O desenvolvimento tem sido considerado há muito tempo como o desenrolar de etapas predeterminadas desde a infância, em que fases evolutivas típicas se sucedem superando a anterior, culminando na maturidade, e a seguir iniciando-se o envelhecimento, considerado como etapa da vida de incapacidade e perdas. Recentemente têm-se proposto um conceito de desenvolvimento idiossincrático, mais associado às variáveis ambientais e históricas do indivíduo, conforme prevê a análise do comportamento. Muitos estudos apontam para importância do convívio familiar para a qualidade de vida dos idosos, sendo indicado como variável relevante na determinação de vários fatores, como saúde física, satisfação e autoestima. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de envelhecimento e seus determinantes, bem como levantar informações acerca de comportamentos recorrentes no envelhecimento, compreendendo qual a influência do ambiente na expectativa ou perspectiva de vida do idoso, comparando o cotidiano do idoso inserido no convívio familiar e o cotidiano do idoso institucionalizado. Será realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e correlacionada na qual participarão 10 idosos, com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos, sendo 5 participantes residentes em um lar de idosos e 5 participantes que residem com seus familiares. Será utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por perguntas abertas e semiabertas, com o objetivo de investigar como o ambiente interfere no comportamento dos idosos que estão residindo longe dos familiares, no contexto de casas de repouso (institucionalizados) e no comportamento dos idosos que estão inseridos no convívio familiar. Será utilizado também o Self Report Questionnaire (SRQ-20) que se trata de um questionário para mensuração da ocorrência de distúrbios mentais, em nível de atenção primária. Os dados coletados nos dois grupos serão organizados, comparados e correlacionados depois de categorizada a análise de discurso presente na entrevista, com os temas: autonomia, expectativa quanto ao futuro, atividades de vida diária e satisfação com a vida atual. Espera-se que os dados encontrados possam subsidiar ações promotoras de saúde e qualidade de vida entre os idosos institucionalizados e não institucionalizados.
id UNICESU -1_4e252d0dd17edd354d1d8759ffa5c407
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2244
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAREnvelhecimentoInstitucionalizaçãoAnálise do ComportamentoQualidade de VidaO desenvolvimento tem sido considerado há muito tempo como o desenrolar de etapas predeterminadas desde a infância, em que fases evolutivas típicas se sucedem superando a anterior, culminando na maturidade, e a seguir iniciando-se o envelhecimento, considerado como etapa da vida de incapacidade e perdas. Recentemente têm-se proposto um conceito de desenvolvimento idiossincrático, mais associado às variáveis ambientais e históricas do indivíduo, conforme prevê a análise do comportamento. Muitos estudos apontam para importância do convívio familiar para a qualidade de vida dos idosos, sendo indicado como variável relevante na determinação de vários fatores, como saúde física, satisfação e autoestima. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de envelhecimento e seus determinantes, bem como levantar informações acerca de comportamentos recorrentes no envelhecimento, compreendendo qual a influência do ambiente na expectativa ou perspectiva de vida do idoso, comparando o cotidiano do idoso inserido no convívio familiar e o cotidiano do idoso institucionalizado. Será realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e correlacionada na qual participarão 10 idosos, com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos, sendo 5 participantes residentes em um lar de idosos e 5 participantes que residem com seus familiares. Será utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por perguntas abertas e semiabertas, com o objetivo de investigar como o ambiente interfere no comportamento dos idosos que estão residindo longe dos familiares, no contexto de casas de repouso (institucionalizados) e no comportamento dos idosos que estão inseridos no convívio familiar. Será utilizado também o Self Report Questionnaire (SRQ-20) que se trata de um questionário para mensuração da ocorrência de distúrbios mentais, em nível de atenção primária. Os dados coletados nos dois grupos serão organizados, comparados e correlacionados depois de categorizada a análise de discurso presente na entrevista, com os temas: autonomia, expectativa quanto ao futuro, atividades de vida diária e satisfação com a vida atual. Espera-se que os dados encontrados possam subsidiar ações promotoras de saúde e qualidade de vida entre os idosos institucionalizados e não institucionalizados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T20:06:58Z2019-08-26T20:06:58Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2244porLONGO, Camila CristinaGUION, Juliana MarquesSILVA, Maria Estela Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
title ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
spellingShingle ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
LONGO, Camila Cristina
Envelhecimento
Institucionalização
Análise do Comportamento
Qualidade de Vida
title_short ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
title_full ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
title_fullStr ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
title_full_unstemmed ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
title_sort ENVELHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: RELEVÂNCIA DO CONVÍVIO FAMILIAR
author LONGO, Camila Cristina
author_facet LONGO, Camila Cristina
GUION, Juliana Marques
SILVA, Maria Estela Martins
author_role author
author2 GUION, Juliana Marques
SILVA, Maria Estela Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LONGO, Camila Cristina
GUION, Juliana Marques
SILVA, Maria Estela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Institucionalização
Análise do Comportamento
Qualidade de Vida
topic Envelhecimento
Institucionalização
Análise do Comportamento
Qualidade de Vida
description O desenvolvimento tem sido considerado há muito tempo como o desenrolar de etapas predeterminadas desde a infância, em que fases evolutivas típicas se sucedem superando a anterior, culminando na maturidade, e a seguir iniciando-se o envelhecimento, considerado como etapa da vida de incapacidade e perdas. Recentemente têm-se proposto um conceito de desenvolvimento idiossincrático, mais associado às variáveis ambientais e históricas do indivíduo, conforme prevê a análise do comportamento. Muitos estudos apontam para importância do convívio familiar para a qualidade de vida dos idosos, sendo indicado como variável relevante na determinação de vários fatores, como saúde física, satisfação e autoestima. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar o processo de envelhecimento e seus determinantes, bem como levantar informações acerca de comportamentos recorrentes no envelhecimento, compreendendo qual a influência do ambiente na expectativa ou perspectiva de vida do idoso, comparando o cotidiano do idoso inserido no convívio familiar e o cotidiano do idoso institucionalizado. Será realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e correlacionada na qual participarão 10 idosos, com idade superior a 60 anos, de ambos os sexos, divididos em dois grupos, sendo 5 participantes residentes em um lar de idosos e 5 participantes que residem com seus familiares. Será utilizada uma entrevista semiestruturada, composta por perguntas abertas e semiabertas, com o objetivo de investigar como o ambiente interfere no comportamento dos idosos que estão residindo longe dos familiares, no contexto de casas de repouso (institucionalizados) e no comportamento dos idosos que estão inseridos no convívio familiar. Será utilizado também o Self Report Questionnaire (SRQ-20) que se trata de um questionário para mensuração da ocorrência de distúrbios mentais, em nível de atenção primária. Os dados coletados nos dois grupos serão organizados, comparados e correlacionados depois de categorizada a análise de discurso presente na entrevista, com os temas: autonomia, expectativa quanto ao futuro, atividades de vida diária e satisfação com a vida atual. Espera-se que os dados encontrados possam subsidiar ações promotoras de saúde e qualidade de vida entre os idosos institucionalizados e não institucionalizados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T20:06:58Z
2019-08-26T20:06:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2244
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950858502144