HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALHERI, Guilherme de Figueiredo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ZUBEN, Reginaldo Von
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2817
Resumo: Quando pensamos na ideia de revelação, não é possível dissociá-la de outros conceitos, como história, temporalidade, universalidade, entre outros.Ao tratarmos a respeito da revelação de Deus ao ser humano, temos em mente um determinado conceito de tempo, espaço e meios para interpretar essa revelação dentro de uma temporalidade definida . Durante séculos a teologia cristã pensou a revelação a partir de um conceito histórico e temporal específicos, que inclusive se perpetuaram no pensamento ocidental mesmo com o advento da modernidade e do iluminismo. No entanto, tais conceitos se modificaram no decorrer do desenvolvimento da filosofia e, consequentemente, da própria ciência de modo geral. A ideia de uma revelação de Deus na história humana, como fruto desse desenvolvimento teórico, também é alvo de mudanças e quebras de paradigma. Diante desse cenário mutante da ciência histórica, e da modernidade de forma geral, a teologia também se desenvolve. Dada a impossibilidade de pensarmos a teologia fora do diálogo com esse cenário de mudanças (seja para fins de aproximação ou de crítica), analisamos como a revelação de Deus na história e no tempo é pensada a partir das transformações do conceito de história ao longo do tempo . De que forma o conceito de história,e o exercício historiográfico que o constitui e o fundamenta, podem alterar as concepções de apreensão da revelação de Deus, bem como os esforços de conciliação por parte da teologia entre campos atualmente tão contrastantes. Nosso objetivo é compreender em que níveis ocorrem o diálogo, as interações e as rupturas entre a historiografia e a teologia, no esforço desta para a compreensão cristã da história e na tensão que há entre revelação e historicidade.
id UNICESU -1_4e27123ba9a6dd1a1f6cd9c1d47d066c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2817
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃOEscatologiaFilosofia da históriaHermenêuticaHistoriografiaTeologia da revelaçãoQuando pensamos na ideia de revelação, não é possível dissociá-la de outros conceitos, como história, temporalidade, universalidade, entre outros.Ao tratarmos a respeito da revelação de Deus ao ser humano, temos em mente um determinado conceito de tempo, espaço e meios para interpretar essa revelação dentro de uma temporalidade definida . Durante séculos a teologia cristã pensou a revelação a partir de um conceito histórico e temporal específicos, que inclusive se perpetuaram no pensamento ocidental mesmo com o advento da modernidade e do iluminismo. No entanto, tais conceitos se modificaram no decorrer do desenvolvimento da filosofia e, consequentemente, da própria ciência de modo geral. A ideia de uma revelação de Deus na história humana, como fruto desse desenvolvimento teórico, também é alvo de mudanças e quebras de paradigma. Diante desse cenário mutante da ciência histórica, e da modernidade de forma geral, a teologia também se desenvolve. Dada a impossibilidade de pensarmos a teologia fora do diálogo com esse cenário de mudanças (seja para fins de aproximação ou de crítica), analisamos como a revelação de Deus na história e no tempo é pensada a partir das transformações do conceito de história ao longo do tempo . De que forma o conceito de história,e o exercício historiográfico que o constitui e o fundamenta, podem alterar as concepções de apreensão da revelação de Deus, bem como os esforços de conciliação por parte da teologia entre campos atualmente tão contrastantes. Nosso objetivo é compreender em que níveis ocorrem o diálogo, as interações e as rupturas entre a historiografia e a teologia, no esforço desta para a compreensão cristã da história e na tensão que há entre revelação e historicidade.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-14T20:11:23Z2019-11-14T20:11:23Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2817porCAVALHERI, Guilherme de FigueiredoZUBEN, Reginaldo Voninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:50:33ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
title HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
spellingShingle HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
CAVALHERI, Guilherme de Figueiredo
Escatologia
Filosofia da história
Hermenêutica
Historiografia
Teologia da revelação
title_short HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
title_full HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
title_fullStr HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
title_full_unstemmed HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
title_sort HISTORICIDADE E REVELAÇÃO: BREVES APONTAMENTOS DE UMA RELAÇÃO
author CAVALHERI, Guilherme de Figueiredo
author_facet CAVALHERI, Guilherme de Figueiredo
ZUBEN, Reginaldo Von
author_role author
author2 ZUBEN, Reginaldo Von
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALHERI, Guilherme de Figueiredo
ZUBEN, Reginaldo Von
dc.subject.por.fl_str_mv Escatologia
Filosofia da história
Hermenêutica
Historiografia
Teologia da revelação
topic Escatologia
Filosofia da história
Hermenêutica
Historiografia
Teologia da revelação
description Quando pensamos na ideia de revelação, não é possível dissociá-la de outros conceitos, como história, temporalidade, universalidade, entre outros.Ao tratarmos a respeito da revelação de Deus ao ser humano, temos em mente um determinado conceito de tempo, espaço e meios para interpretar essa revelação dentro de uma temporalidade definida . Durante séculos a teologia cristã pensou a revelação a partir de um conceito histórico e temporal específicos, que inclusive se perpetuaram no pensamento ocidental mesmo com o advento da modernidade e do iluminismo. No entanto, tais conceitos se modificaram no decorrer do desenvolvimento da filosofia e, consequentemente, da própria ciência de modo geral. A ideia de uma revelação de Deus na história humana, como fruto desse desenvolvimento teórico, também é alvo de mudanças e quebras de paradigma. Diante desse cenário mutante da ciência histórica, e da modernidade de forma geral, a teologia também se desenvolve. Dada a impossibilidade de pensarmos a teologia fora do diálogo com esse cenário de mudanças (seja para fins de aproximação ou de crítica), analisamos como a revelação de Deus na história e no tempo é pensada a partir das transformações do conceito de história ao longo do tempo . De que forma o conceito de história,e o exercício historiográfico que o constitui e o fundamenta, podem alterar as concepções de apreensão da revelação de Deus, bem como os esforços de conciliação por parte da teologia entre campos atualmente tão contrastantes. Nosso objetivo é compreender em que níveis ocorrem o diálogo, as interações e as rupturas entre a historiografia e a teologia, no esforço desta para a compreensão cristã da história e na tensão que há entre revelação e historicidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T20:11:23Z
2019-11-14T20:11:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2817
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771957188755456