EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277 |
Resumo: | O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical. |
id |
UNICESU -1_501e2dbbe5adf7d3da0c48b3a42a688e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7277 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁHistória dos campos disciplinaHistória da educaçãoEducação musicalO projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T19:19:07Z2005-10-192021-02-05T19:19:07Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277porMELO, Kesia Mara Dos SantosFIALHO, Vania MalaguttiNEVES, Fatima Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:11:04ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
title |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
spellingShingle |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ MELO, Kesia Mara Dos Santos História dos campos disciplina História da educação Educação musical |
title_short |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
title_full |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
title_fullStr |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
title_sort |
EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ |
author |
MELO, Kesia Mara Dos Santos |
author_facet |
MELO, Kesia Mara Dos Santos FIALHO, Vania Malagutti NEVES, Fatima Maria |
author_role |
author |
author2 |
FIALHO, Vania Malagutti NEVES, Fatima Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Kesia Mara Dos Santos FIALHO, Vania Malagutti NEVES, Fatima Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História dos campos disciplina História da educação Educação musical |
topic |
História dos campos disciplina História da educação Educação musical |
description |
O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-05T19:19:07Z 2021-02-05T19:19:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771968066682880 |