EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Kesia Mara Dos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: FIALHO, Vania Malagutti, NEVES, Fatima Maria
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277
Resumo: O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical.
id UNICESU -1_501e2dbbe5adf7d3da0c48b3a42a688e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7277
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁHistória dos campos disciplinaHistória da educaçãoEducação musicalO projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T19:19:07Z2005-10-192021-02-05T19:19:07Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277porMELO, Kesia Mara Dos SantosFIALHO, Vania MalaguttiNEVES, Fatima Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T12:11:04ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
title EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
spellingShingle EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
MELO, Kesia Mara Dos Santos
História dos campos disciplina
História da educação
Educação musical
title_short EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
title_full EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
title_fullStr EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
title_full_unstemmed EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
title_sort EDUCAÇAO MUSICAL NA ESCOLA DR. PRUDENTE DE MORAIS (PAIÇANDÚ/PARANÁ
author MELO, Kesia Mara Dos Santos
author_facet MELO, Kesia Mara Dos Santos
FIALHO, Vania Malagutti
NEVES, Fatima Maria
author_role author
author2 FIALHO, Vania Malagutti
NEVES, Fatima Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Kesia Mara Dos Santos
FIALHO, Vania Malagutti
NEVES, Fatima Maria
dc.subject.por.fl_str_mv História dos campos disciplina
História da educação
Educação musical
topic História dos campos disciplina
História da educação
Educação musical
description O projeto de Iniciação Científica tem como objetivo principal, investigar as práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental. O lócus do campo da pesquisa é a Escola municipal Dr. Prudente de Morais, em Paiçandú. Os objetivos específicos são: investigar que experiências musicais a escola oferece aos seus alunos; a presença da música de mídia nas práticas musicais no interior da escola; e, se a escola respeita as preferências musicais do cotidiano das crianças. Para viabilizar o presente trabalho o referencial metodológico é o Survey, que se caracteriza por não se referir necessariamente, a um estudo de todos os componentes de uma população, mas a uma amostra representativa da mesma. A relevância desse modelo de pesquisa, para a investigação das práticas musicais presentes nas séries iniciais do ensino fundamental, se justifica a partir de uma das características do Survey, que é a sua função pedagógica. Os referenciais teóricos que amparam esta investigação destacam os educadores musicais que se preocupam em investigar a presença da música na escola com destaque para com as concepções e vivências musicais de professores do ensino fundamental, com teóricos que se preocupam com o cotidiano das práticas musicais que ocorrem na escola. Este projeto iniciou suas atividades práticas em março do corrente ano, por meio de observações realizadas na escola. Um dos primeiros resultados obtidos foi o de perceber que o universo musical dos alunos de uma quarta serie, do matutino, era “riquíssimo” em comparação com o universo musical das outras series da escola. Optou-se, portanto, por alterar a metodologia de uma investigação do todo escolar, para um “estudo de caso”, da série específica. Nesse momento, o projeto se encontra na fase de coleta de dados com os alunos da quarta serie B, da referida escola. Palavras-chave: História dos campos disciplinares; Educação; História da Educação; Música; Educação musical.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-05T19:19:07Z
2021-02-05T19:19:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771968066682880