EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIGOBELLO, Emilene
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091
Resumo: O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar.
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