ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PANKO, Caroline Candêo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ALEIXO, Denise Lessa, CAITANO, Jessica Zirondi
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9441
Resumo: Este estudo objetiva caracterizar a prevalência de pediculose de cabeça em escolares de uma Escola Municipal de Maringá, Paraná e elencar conhecimentos que os responsáveis por eles têm em relação a esta ectoparasitose. Materiais e métodos: estudo transversal e descritivo com crianças em idade escolar e seus responsáveis com o uso de questionários autoaplicáveis disponibilizados online, a seleção dos indivíduos foi feita com o uso de amostragem por conveniência. Os dados foram tabulados e os resultados analisados no programa Microsoft ExcelTM. Resultados e discussões: 37 alunos responderam ao questionário de forma integral; 51% já teve pediculose de couro cabeludo, sendo que 24,3% do total de alunos que responderam já teve mais de uma infestação ao longo da vida. Entre os que já tiveram pediculose, mais da metade afirmou que moradores da mesma casa tiveram infestação concomitante, e, o tratamento mais realizado foi o uso de medicação. 63 responsáveis responderam ao questionário completo, houve acertos e erros quanto as características morfológicas do Pediculus capitis. 95% dos responsáveis responderam que o parasita se alimenta de sangue, 76,2% afirmaram que é fácil matá-lo e os produtos considerados pelos participantes como pediculicidas, em ordem decrescente foram: shampoo, vinagre, álcool e vinagre, inseticidas, chá e creme de cabelo. Conclusão: É de grande valia envolver toda a comunidade no combate a pediculose; entendeu-se como muito positivas ações de educação em saúde que visem fornecer informações a população e assim, alcançar maior envolvimento da comunidade no combate a pediculose.
id UNICESU -1_513991efae1e58e52176dee19a3c0c4c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9441
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁEctoparasitosesEscolaInfestação por piolhosEste estudo objetiva caracterizar a prevalência de pediculose de cabeça em escolares de uma Escola Municipal de Maringá, Paraná e elencar conhecimentos que os responsáveis por eles têm em relação a esta ectoparasitose. Materiais e métodos: estudo transversal e descritivo com crianças em idade escolar e seus responsáveis com o uso de questionários autoaplicáveis disponibilizados online, a seleção dos indivíduos foi feita com o uso de amostragem por conveniência. Os dados foram tabulados e os resultados analisados no programa Microsoft ExcelTM. Resultados e discussões: 37 alunos responderam ao questionário de forma integral; 51% já teve pediculose de couro cabeludo, sendo que 24,3% do total de alunos que responderam já teve mais de uma infestação ao longo da vida. Entre os que já tiveram pediculose, mais da metade afirmou que moradores da mesma casa tiveram infestação concomitante, e, o tratamento mais realizado foi o uso de medicação. 63 responsáveis responderam ao questionário completo, houve acertos e erros quanto as características morfológicas do Pediculus capitis. 95% dos responsáveis responderam que o parasita se alimenta de sangue, 76,2% afirmaram que é fácil matá-lo e os produtos considerados pelos participantes como pediculicidas, em ordem decrescente foram: shampoo, vinagre, álcool e vinagre, inseticidas, chá e creme de cabelo. Conclusão: É de grande valia envolver toda a comunidade no combate a pediculose; entendeu-se como muito positivas ações de educação em saúde que visem fornecer informações a população e assim, alcançar maior envolvimento da comunidade no combate a pediculose.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T14:48:26Z2022-04-05T14:48:26Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9441porEncontro Internacional de Produção CientíficaPANKO, Caroline CandêoALEIXO, Denise LessaCAITANO, Jessica Zirondiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-06T06:01:01ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
title ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
spellingShingle ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
PANKO, Caroline Candêo
Ectoparasitoses
Escola
Infestação por piolhos
title_short ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
title_full ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
title_fullStr ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
title_full_unstemmed ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
title_sort ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE PEDICULOSE EM ESCOLARES DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
author PANKO, Caroline Candêo
author_facet PANKO, Caroline Candêo
ALEIXO, Denise Lessa
CAITANO, Jessica Zirondi
author_role author
author2 ALEIXO, Denise Lessa
CAITANO, Jessica Zirondi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PANKO, Caroline Candêo
ALEIXO, Denise Lessa
CAITANO, Jessica Zirondi
dc.subject.por.fl_str_mv Ectoparasitoses
Escola
Infestação por piolhos
topic Ectoparasitoses
Escola
Infestação por piolhos
description Este estudo objetiva caracterizar a prevalência de pediculose de cabeça em escolares de uma Escola Municipal de Maringá, Paraná e elencar conhecimentos que os responsáveis por eles têm em relação a esta ectoparasitose. Materiais e métodos: estudo transversal e descritivo com crianças em idade escolar e seus responsáveis com o uso de questionários autoaplicáveis disponibilizados online, a seleção dos indivíduos foi feita com o uso de amostragem por conveniência. Os dados foram tabulados e os resultados analisados no programa Microsoft ExcelTM. Resultados e discussões: 37 alunos responderam ao questionário de forma integral; 51% já teve pediculose de couro cabeludo, sendo que 24,3% do total de alunos que responderam já teve mais de uma infestação ao longo da vida. Entre os que já tiveram pediculose, mais da metade afirmou que moradores da mesma casa tiveram infestação concomitante, e, o tratamento mais realizado foi o uso de medicação. 63 responsáveis responderam ao questionário completo, houve acertos e erros quanto as características morfológicas do Pediculus capitis. 95% dos responsáveis responderam que o parasita se alimenta de sangue, 76,2% afirmaram que é fácil matá-lo e os produtos considerados pelos participantes como pediculicidas, em ordem decrescente foram: shampoo, vinagre, álcool e vinagre, inseticidas, chá e creme de cabelo. Conclusão: É de grande valia envolver toda a comunidade no combate a pediculose; entendeu-se como muito positivas ações de educação em saúde que visem fornecer informações a população e assim, alcançar maior envolvimento da comunidade no combate a pediculose.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-05T14:48:26Z
2022-04-05T14:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9441
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771928437850112