KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pandolfo, Eric Eduardo Goveia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Shibukawa, Guilherme Hideki, Andreola, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1236
Resumo: Pesquisas indicam nos últimos dez anos que os cursos de Engenharia estão entre os que possuem maiores índices de evasão e retenção dentre os cursos de ensino superior no Brasil. Um dos fatores para a desmotivação do aluno na graduação se encontra no método de educação do ensino médio, que ministra aulas de disciplinas exatas de maneira demasiadamente teórica. Consequentemente, na faculdade, o aluno apresenta dificuldade na compreensão de disciplinas que envolvem programação, circuitos elétricos e eletrônicos, que demandam um conhecimento prático prévio. Uma hipótese para a solução do problema seria o investimento dos colégios na compra de kits didáticos. Entretanto, os kits disponíveis no mercado atualmente possuem custo elevado, tornando-os inviáveis para a realidade da maioria das escolas brasileiras, sobretudo aquelas da rede pública. Com o objetivo de fomentar o ensino de eletrônica, elétrica e programação, a proposta deste projeto é desenvolver um kit didático de baixo custo e módulos de periféricos que podem ser utilizados juntamente com o kit envolvendo microcontroladores da Microchip e Atmel. Como material de base, serão desenvolvidas apostilas em linguagem de programação em C e Arduino. Ainda, para o auxílio à iniciantes em eletrônica e eletricidade básica, será desenvolvida uma apostila com exemplos práticos para serem realizados com o Kit Didático e os módulos periféricos.
id UNICESU -1_527880b25c7d3b7cdd8ec7d8c042d081
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1236
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINOEngenhariaEvasãoLinguagem de ProgramaçãoGraduaçãoPesquisas indicam nos últimos dez anos que os cursos de Engenharia estão entre os que possuem maiores índices de evasão e retenção dentre os cursos de ensino superior no Brasil. Um dos fatores para a desmotivação do aluno na graduação se encontra no método de educação do ensino médio, que ministra aulas de disciplinas exatas de maneira demasiadamente teórica. Consequentemente, na faculdade, o aluno apresenta dificuldade na compreensão de disciplinas que envolvem programação, circuitos elétricos e eletrônicos, que demandam um conhecimento prático prévio. Uma hipótese para a solução do problema seria o investimento dos colégios na compra de kits didáticos. Entretanto, os kits disponíveis no mercado atualmente possuem custo elevado, tornando-os inviáveis para a realidade da maioria das escolas brasileiras, sobretudo aquelas da rede pública. Com o objetivo de fomentar o ensino de eletrônica, elétrica e programação, a proposta deste projeto é desenvolver um kit didático de baixo custo e módulos de periféricos que podem ser utilizados juntamente com o kit envolvendo microcontroladores da Microchip e Atmel. Como material de base, serão desenvolvidas apostilas em linguagem de programação em C e Arduino. Ainda, para o auxílio à iniciantes em eletrônica e eletricidade básica, será desenvolvida uma apostila com exemplos práticos para serem realizados com o Kit Didático e os módulos periféricos.Unicesumar2019-08-09T16:56:37Z2019-08-09T16:56:37Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1236otherPandolfo, Eric Eduardo GoveiaShibukawa, Guilherme HidekiAndreola, Ricardoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:00Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:18.022Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
title KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
spellingShingle KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Pandolfo, Eric Eduardo Goveia
Engenharia
Evasão
Linguagem de Programação
Graduação
title_short KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
title_full KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
title_fullStr KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
title_full_unstemmed KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
title_sort KIT DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO PARA LECIONAR ELETRÔNICA E PROGRAMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
author Pandolfo, Eric Eduardo Goveia
author_facet Pandolfo, Eric Eduardo Goveia
Shibukawa, Guilherme Hideki
Andreola, Ricardo
author_role author
author2 Shibukawa, Guilherme Hideki
Andreola, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pandolfo, Eric Eduardo Goveia
Shibukawa, Guilherme Hideki
Andreola, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia
Evasão
Linguagem de Programação
Graduação
topic Engenharia
Evasão
Linguagem de Programação
Graduação
dc.description.none.fl_txt_mv Pesquisas indicam nos últimos dez anos que os cursos de Engenharia estão entre os que possuem maiores índices de evasão e retenção dentre os cursos de ensino superior no Brasil. Um dos fatores para a desmotivação do aluno na graduação se encontra no método de educação do ensino médio, que ministra aulas de disciplinas exatas de maneira demasiadamente teórica. Consequentemente, na faculdade, o aluno apresenta dificuldade na compreensão de disciplinas que envolvem programação, circuitos elétricos e eletrônicos, que demandam um conhecimento prático prévio. Uma hipótese para a solução do problema seria o investimento dos colégios na compra de kits didáticos. Entretanto, os kits disponíveis no mercado atualmente possuem custo elevado, tornando-os inviáveis para a realidade da maioria das escolas brasileiras, sobretudo aquelas da rede pública. Com o objetivo de fomentar o ensino de eletrônica, elétrica e programação, a proposta deste projeto é desenvolver um kit didático de baixo custo e módulos de periféricos que podem ser utilizados juntamente com o kit envolvendo microcontroladores da Microchip e Atmel. Como material de base, serão desenvolvidas apostilas em linguagem de programação em C e Arduino. Ainda, para o auxílio à iniciantes em eletrônica e eletricidade básica, será desenvolvida uma apostila com exemplos práticos para serem realizados com o Kit Didático e os módulos periféricos.
description Pesquisas indicam nos últimos dez anos que os cursos de Engenharia estão entre os que possuem maiores índices de evasão e retenção dentre os cursos de ensino superior no Brasil. Um dos fatores para a desmotivação do aluno na graduação se encontra no método de educação do ensino médio, que ministra aulas de disciplinas exatas de maneira demasiadamente teórica. Consequentemente, na faculdade, o aluno apresenta dificuldade na compreensão de disciplinas que envolvem programação, circuitos elétricos e eletrônicos, que demandam um conhecimento prático prévio. Uma hipótese para a solução do problema seria o investimento dos colégios na compra de kits didáticos. Entretanto, os kits disponíveis no mercado atualmente possuem custo elevado, tornando-os inviáveis para a realidade da maioria das escolas brasileiras, sobretudo aquelas da rede pública. Com o objetivo de fomentar o ensino de eletrônica, elétrica e programação, a proposta deste projeto é desenvolver um kit didático de baixo custo e módulos de periféricos que podem ser utilizados juntamente com o kit envolvendo microcontroladores da Microchip e Atmel. Como material de base, serão desenvolvidas apostilas em linguagem de programação em C e Arduino. Ainda, para o auxílio à iniciantes em eletrônica e eletricidade básica, será desenvolvida uma apostila com exemplos práticos para serem realizados com o Kit Didático e os módulos periféricos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-09T16:56:37Z
2019-08-09T16:56:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1236
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1236
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948642594652160