A IMAGEM NO INTERIOR DA ANÁLISE DE DISCURSO: APRESENTAÇÃO DE UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Renata Adriana de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6834
Resumo: Contemporaneidade se caracteriza por ser, nas palavras de Aumont (2005), uma “civilização da imagem”, esta expressão se justifica devido ao fato de as imagens serem cada vez mais numerosas e diversificadas em nossa sociedade. As mesmas encontram-se em todos os lugares: na publicidade, em fotografias e vídeos (principalmente os feito em celulares), e nas mídias de modo geral. Por isso, compreendê-las é, também, um modo de compreender melhor o mundo em que vivemos. Tendo em vista estas considerações, o presente trabalho tem por objetivo expor uma possibilidade de leitura de um discurso imagético do cinema brasileiro que aborda a exclusão de classes marginalizadas de nossa sociedade. Para isso, estamos considerando a imagem independente do discurso verbal, delegando a mesma significação própria. A análise realizada está ancorada em alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, a escolha por esta teoria se justifica por ela considerar o processo de significação pautado na relação entre linguagem e história. Nesta perspectiva, qualquer manifestação da linguagem é considerada em sua materialidade própria e em sua historicidade. Mostrar-se-á neste artigo como ocorre esta relação, entre linguagem e historicidade, a partir desta perspectiva teórica, em um pequeno fragmento imagético de nosso cinema.
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