A IMAGEM NO INTERIOR DA ANÁLISE DE DISCURSO: APRESENTAÇÃO DE UMA POSSIBILIDADE DE LEITURA
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6834 |
Resumo: | Contemporaneidade se caracteriza por ser, nas palavras de Aumont (2005), uma “civilização da imagem”, esta expressão se justifica devido ao fato de as imagens serem cada vez mais numerosas e diversificadas em nossa sociedade. As mesmas encontram-se em todos os lugares: na publicidade, em fotografias e vídeos (principalmente os feito em celulares), e nas mídias de modo geral. Por isso, compreendê-las é, também, um modo de compreender melhor o mundo em que vivemos. Tendo em vista estas considerações, o presente trabalho tem por objetivo expor uma possibilidade de leitura de um discurso imagético do cinema brasileiro que aborda a exclusão de classes marginalizadas de nossa sociedade. Para isso, estamos considerando a imagem independente do discurso verbal, delegando a mesma significação própria. A análise realizada está ancorada em alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, a escolha por esta teoria se justifica por ela considerar o processo de significação pautado na relação entre linguagem e história. Nesta perspectiva, qualquer manifestação da linguagem é considerada em sua materialidade própria e em sua historicidade. Mostrar-se-á neste artigo como ocorre esta relação, entre linguagem e historicidade, a partir desta perspectiva teórica, em um pequeno fragmento imagético de nosso cinema. |
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A IMAGEM NO INTERIOR DA ANÁLISE DE DISCURSO: APRESENTAÇÃO DE UMA POSSIBILIDADE DE LEITURAAnalise de discursoCinema e imagensContemporaneidade se caracteriza por ser, nas palavras de Aumont (2005), uma “civilização da imagem”, esta expressão se justifica devido ao fato de as imagens serem cada vez mais numerosas e diversificadas em nossa sociedade. As mesmas encontram-se em todos os lugares: na publicidade, em fotografias e vídeos (principalmente os feito em celulares), e nas mídias de modo geral. Por isso, compreendê-las é, também, um modo de compreender melhor o mundo em que vivemos. Tendo em vista estas considerações, o presente trabalho tem por objetivo expor uma possibilidade de leitura de um discurso imagético do cinema brasileiro que aborda a exclusão de classes marginalizadas de nossa sociedade. Para isso, estamos considerando a imagem independente do discurso verbal, delegando a mesma significação própria. A análise realizada está ancorada em alguns pressupostos teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, a escolha por esta teoria se justifica por ela considerar o processo de significação pautado na relação entre linguagem e história. Nesta perspectiva, qualquer manifestação da linguagem é considerada em sua materialidade própria e em sua historicidade. Mostrar-se-á neste artigo como ocorre esta relação, entre linguagem e historicidade, a partir desta perspectiva teórica, em um pequeno fragmento imagético de nosso cinema.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-27T16:31:27Z2007-10-232021-01-27T16:31:27Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6834porSOUZA, Renata Adriana deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-28T06:01:59ZRepositório InstitucionalPRI |
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