METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Flávia Samara
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Eliane da Silva, Michelan, Gabriela, Duarte, Gisele Silva Costa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1147
Resumo: Parasitas são organismos que ocorrem em todas as comunidades e constituem grande parte da diversidade biológica encontrada em diversos ecossistemas. Além disso, os parasitas podem fornecer informações sobre o ambiente onde vivem e o seu hospedeiro. O presente trabalho objetivou analisar os índices parasitários de três espécies de ciclídeos da planície de inundação do alto rio Paraná, bem como correlacionar o parasitismo com o comprimento do hospedeiro e comparar a diversidade de parasitas entre os ciclídeos. As coletas foram realizadas nos três subsistemas: Ivinhema, Baía e Paraná. No total, 50 indivíduos das espécies Cichla kelberi, Geophagus proximus, Satanoperca pappaterra foram analisados, e seus parasitas foram separados por grupos, identificados com a maior precisão taxonômica possível. Foram encontrados parasitas dos grupos Monogenea, Digenea, Cestoda e Nematoda. Para cada espécie de parasita, foram calculados os valores de prevalência, intensidade média e abundância média. Dentre os peixes examinados, C. kelberi apresentou maior prevalência parasitária (83,33%). Foram analisadas a diversidade de parasitas entre os ciclídeos e a abundância correlacionada com o tamanho do hospedeiro. O parasitismo dos peixes analisados pode estar relacionado ao tamanho corporal disponível dos hospedeiros, embora não tenha apresentado resultados estatisticamente significativos para a maioria dos parasitas correlacionados.
id UNICESU -1_543b064a92aaa99009ccbd474dab2bb4
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1147
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICALEcologia parasitáriaIctioparasitalogiaRios NeotropicaisParasitas são organismos que ocorrem em todas as comunidades e constituem grande parte da diversidade biológica encontrada em diversos ecossistemas. Além disso, os parasitas podem fornecer informações sobre o ambiente onde vivem e o seu hospedeiro. O presente trabalho objetivou analisar os índices parasitários de três espécies de ciclídeos da planície de inundação do alto rio Paraná, bem como correlacionar o parasitismo com o comprimento do hospedeiro e comparar a diversidade de parasitas entre os ciclídeos. As coletas foram realizadas nos três subsistemas: Ivinhema, Baía e Paraná. No total, 50 indivíduos das espécies Cichla kelberi, Geophagus proximus, Satanoperca pappaterra foram analisados, e seus parasitas foram separados por grupos, identificados com a maior precisão taxonômica possível. Foram encontrados parasitas dos grupos Monogenea, Digenea, Cestoda e Nematoda. Para cada espécie de parasita, foram calculados os valores de prevalência, intensidade média e abundância média. Dentre os peixes examinados, C. kelberi apresentou maior prevalência parasitária (83,33%). Foram analisadas a diversidade de parasitas entre os ciclídeos e a abundância correlacionada com o tamanho do hospedeiro. O parasitismo dos peixes analisados pode estar relacionado ao tamanho corporal disponível dos hospedeiros, embora não tenha apresentado resultados estatisticamente significativos para a maioria dos parasitas correlacionados.Unicesumar2019-08-06T12:40:50Z2019-08-06T12:40:50Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1147otherRibeiro, Flávia SamaraFernandes, Eliane da SilvaMichelan, GabrielaDuarte, Gisele Silva Costareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:51:46Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:51:56.286Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
title METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
spellingShingle METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
Ribeiro, Flávia Samara
Ecologia parasitária
Ictioparasitalogia
Rios Neotropicais
title_short METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
title_full METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
title_fullStr METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
title_full_unstemmed METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
title_sort METAZOÁRIOS PARASITAS DE CICLÍDEOS EM UMA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO NEOTROPICAL
author Ribeiro, Flávia Samara
author_facet Ribeiro, Flávia Samara
Fernandes, Eliane da Silva
Michelan, Gabriela
Duarte, Gisele Silva Costa
author_role author
author2 Fernandes, Eliane da Silva
Michelan, Gabriela
Duarte, Gisele Silva Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Flávia Samara
Fernandes, Eliane da Silva
Michelan, Gabriela
Duarte, Gisele Silva Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ecologia parasitária
Ictioparasitalogia
Rios Neotropicais
topic Ecologia parasitária
Ictioparasitalogia
Rios Neotropicais
dc.description.none.fl_txt_mv Parasitas são organismos que ocorrem em todas as comunidades e constituem grande parte da diversidade biológica encontrada em diversos ecossistemas. Além disso, os parasitas podem fornecer informações sobre o ambiente onde vivem e o seu hospedeiro. O presente trabalho objetivou analisar os índices parasitários de três espécies de ciclídeos da planície de inundação do alto rio Paraná, bem como correlacionar o parasitismo com o comprimento do hospedeiro e comparar a diversidade de parasitas entre os ciclídeos. As coletas foram realizadas nos três subsistemas: Ivinhema, Baía e Paraná. No total, 50 indivíduos das espécies Cichla kelberi, Geophagus proximus, Satanoperca pappaterra foram analisados, e seus parasitas foram separados por grupos, identificados com a maior precisão taxonômica possível. Foram encontrados parasitas dos grupos Monogenea, Digenea, Cestoda e Nematoda. Para cada espécie de parasita, foram calculados os valores de prevalência, intensidade média e abundância média. Dentre os peixes examinados, C. kelberi apresentou maior prevalência parasitária (83,33%). Foram analisadas a diversidade de parasitas entre os ciclídeos e a abundância correlacionada com o tamanho do hospedeiro. O parasitismo dos peixes analisados pode estar relacionado ao tamanho corporal disponível dos hospedeiros, embora não tenha apresentado resultados estatisticamente significativos para a maioria dos parasitas correlacionados.
description Parasitas são organismos que ocorrem em todas as comunidades e constituem grande parte da diversidade biológica encontrada em diversos ecossistemas. Além disso, os parasitas podem fornecer informações sobre o ambiente onde vivem e o seu hospedeiro. O presente trabalho objetivou analisar os índices parasitários de três espécies de ciclídeos da planície de inundação do alto rio Paraná, bem como correlacionar o parasitismo com o comprimento do hospedeiro e comparar a diversidade de parasitas entre os ciclídeos. As coletas foram realizadas nos três subsistemas: Ivinhema, Baía e Paraná. No total, 50 indivíduos das espécies Cichla kelberi, Geophagus proximus, Satanoperca pappaterra foram analisados, e seus parasitas foram separados por grupos, identificados com a maior precisão taxonômica possível. Foram encontrados parasitas dos grupos Monogenea, Digenea, Cestoda e Nematoda. Para cada espécie de parasita, foram calculados os valores de prevalência, intensidade média e abundância média. Dentre os peixes examinados, C. kelberi apresentou maior prevalência parasitária (83,33%). Foram analisadas a diversidade de parasitas entre os ciclídeos e a abundância correlacionada com o tamanho do hospedeiro. O parasitismo dos peixes analisados pode estar relacionado ao tamanho corporal disponível dos hospedeiros, embora não tenha apresentado resultados estatisticamente significativos para a maioria dos parasitas correlacionados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T12:40:50Z
2019-08-06T12:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1147
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1147
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948578699673600