O uso de ferramentas tecnológicas em comunidades de práticas por docentes de uma rede particular de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Reginéa de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5965
Resumo: A internet tem sido usada nas escolas em larga escala. Atualmente, serve como nova forma de comunicação entre os docentes e os responsáveis, no intuito de trocarem informações acerca da situação dos educandos. Essa ação é melhor percebida nas séries iniciais, especialmente de escolas particulares que acabam por oferecer esse serviço como estratégia de marketing, em virtude do tempo cada vez mais escasso dos responsáveis. As redes sociais permitem que a relação docente - responsável fosse reconfigurada, possibilitando a comunicação em grupos, via aplicativo WhatsApp. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar se os docentes da Educação Infantil de uma rede de ensino privada utilizam as redes sociais enquanto recurso de comunicação entre docente e responsáveis, como uma proposta de Comunidade de Prática de forma eficiente. A pesquisa é aplica, de cunho exploratório com abordagem mista com procedimento de estudo de caso, de um grupo de escolas de uma rede particular no âmbito do Sul do Brasil. Procurou-se compreender a Gestão do Conhecimento e sua relação com a educação, em especial as Comunidades de Práticas, na interatividade do docente na Educação Infantil em contato com os responsáveis utlizando a rede social Whatsapp. Para isso foram coletados com TCLE, dados em dois grupos: 1. Que permitiu o monitoramento das conversas no grupo docente - responsáveis e, 2. Coleta de dados via questionário Google Forms. As questões foram depuradas usando análise quantitativa (Forms e IRAMUTEQ) e qualitativa pela Análise do discurso.Os resultados indicaram que os docentes estão inseridos na sociedade do conhecimento, interagindo nas redes sociais no contato com os responsáveis. Essa atuação permitiu perceber grande potencial para o uso de Comunidades de Prática no contexto educacional.
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