DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRIMO, Dione André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTO, Gessica Dall, BIDO, Graciene de Souza, SOUTO, Eliezer Rodrigues de, CARMELOSSI, Patricia Rosin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2689
Resumo: Os bambus (Bambusa spp.) destacam-se como um recurso vegetal de grande relevância para as atividades humanas, são reconhecidos pela contribuição social, econômica, ambiental, científica e cultural, constituindo-se em fonte de renda, emprego e sustento de populações humanas. Devido às dificuldades e a demora em se obter novas plantas através dos métodos convencionais de propagação vegetativa, surgiu a necessidade de se utilizar as técnicas de clonagem para acelerar a propagação de espécies de bambu, utilizandose assim, a técnica da micropropagação in vitro. Assim a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro, para as espécies de bambu que melhor se adaptaram as condições edafoclimática da região de Maringá-PR. Para isso, será utilizado o protocolo de micropropagação in vitro para o bambu, proposto por Oliveira et al. (2009-2012), sendo realizados experimentos utilizando diferentes concentrações dos reguladores de crescimento, BAP (Benzilaminopurina) destinados à indução de brotações dos explantes, e ao AIB (ácido indolbutípirico) para o enraizamento dos mudas. Posteriormente as mudas serão aclimatadas e avaliado a capacidade de adaptação das plantas pelo percentual de plantas sobreviventes. Dessa forma, pretende-se desenvolver um protocolo que produza uma grande quantidade de mudas de bambu partindo de apenas uma planta matriz e assim obter uma produção de mudas em larga escala.
id UNICESU -1_5753e5fab0d06972bfe0b89c43c464c8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2689
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBUCultura de tecidosProdução de mudasMultiplicaçãoEnraizamentoAclimataçãoOs bambus (Bambusa spp.) destacam-se como um recurso vegetal de grande relevância para as atividades humanas, são reconhecidos pela contribuição social, econômica, ambiental, científica e cultural, constituindo-se em fonte de renda, emprego e sustento de populações humanas. Devido às dificuldades e a demora em se obter novas plantas através dos métodos convencionais de propagação vegetativa, surgiu a necessidade de se utilizar as técnicas de clonagem para acelerar a propagação de espécies de bambu, utilizandose assim, a técnica da micropropagação in vitro. Assim a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro, para as espécies de bambu que melhor se adaptaram as condições edafoclimática da região de Maringá-PR. Para isso, será utilizado o protocolo de micropropagação in vitro para o bambu, proposto por Oliveira et al. (2009-2012), sendo realizados experimentos utilizando diferentes concentrações dos reguladores de crescimento, BAP (Benzilaminopurina) destinados à indução de brotações dos explantes, e ao AIB (ácido indolbutípirico) para o enraizamento dos mudas. Posteriormente as mudas serão aclimatadas e avaliado a capacidade de adaptação das plantas pelo percentual de plantas sobreviventes. Dessa forma, pretende-se desenvolver um protocolo que produza uma grande quantidade de mudas de bambu partindo de apenas uma planta matriz e assim obter uma produção de mudas em larga escala.UniCesumar2019-11-12T18:31:10Z2019-11-12T18:31:10Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2689otherPRIMO, Dione AndréSANTO, Gessica DallBIDO, Graciene de SouzaSOUTO, Eliezer Rodrigues deCARMELOSSI, Patricia Rosinreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:03.297Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
title DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
PRIMO, Dione André
Cultura de tecidos
Produção de mudas
Multiplicação
Enraizamento
Aclimatação
title_short DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
title_full DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
title_sort DESENVOLVIMENTO DE UM PROTOCOLO DE MICROPROPAGAÇÃO IN VITRO PARA DIFERENTES ESPÉCIES DE BAMBU
author PRIMO, Dione André
author_facet PRIMO, Dione André
SANTO, Gessica Dall
BIDO, Graciene de Souza
SOUTO, Eliezer Rodrigues de
CARMELOSSI, Patricia Rosin
author_role author
author2 SANTO, Gessica Dall
BIDO, Graciene de Souza
SOUTO, Eliezer Rodrigues de
CARMELOSSI, Patricia Rosin
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRIMO, Dione André
SANTO, Gessica Dall
BIDO, Graciene de Souza
SOUTO, Eliezer Rodrigues de
CARMELOSSI, Patricia Rosin
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura de tecidos
Produção de mudas
Multiplicação
Enraizamento
Aclimatação
topic Cultura de tecidos
Produção de mudas
Multiplicação
Enraizamento
Aclimatação
dc.description.none.fl_txt_mv Os bambus (Bambusa spp.) destacam-se como um recurso vegetal de grande relevância para as atividades humanas, são reconhecidos pela contribuição social, econômica, ambiental, científica e cultural, constituindo-se em fonte de renda, emprego e sustento de populações humanas. Devido às dificuldades e a demora em se obter novas plantas através dos métodos convencionais de propagação vegetativa, surgiu a necessidade de se utilizar as técnicas de clonagem para acelerar a propagação de espécies de bambu, utilizandose assim, a técnica da micropropagação in vitro. Assim a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro, para as espécies de bambu que melhor se adaptaram as condições edafoclimática da região de Maringá-PR. Para isso, será utilizado o protocolo de micropropagação in vitro para o bambu, proposto por Oliveira et al. (2009-2012), sendo realizados experimentos utilizando diferentes concentrações dos reguladores de crescimento, BAP (Benzilaminopurina) destinados à indução de brotações dos explantes, e ao AIB (ácido indolbutípirico) para o enraizamento dos mudas. Posteriormente as mudas serão aclimatadas e avaliado a capacidade de adaptação das plantas pelo percentual de plantas sobreviventes. Dessa forma, pretende-se desenvolver um protocolo que produza uma grande quantidade de mudas de bambu partindo de apenas uma planta matriz e assim obter uma produção de mudas em larga escala.
description Os bambus (Bambusa spp.) destacam-se como um recurso vegetal de grande relevância para as atividades humanas, são reconhecidos pela contribuição social, econômica, ambiental, científica e cultural, constituindo-se em fonte de renda, emprego e sustento de populações humanas. Devido às dificuldades e a demora em se obter novas plantas através dos métodos convencionais de propagação vegetativa, surgiu a necessidade de se utilizar as técnicas de clonagem para acelerar a propagação de espécies de bambu, utilizandose assim, a técnica da micropropagação in vitro. Assim a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver um protocolo de micropropagação in vitro, para as espécies de bambu que melhor se adaptaram as condições edafoclimática da região de Maringá-PR. Para isso, será utilizado o protocolo de micropropagação in vitro para o bambu, proposto por Oliveira et al. (2009-2012), sendo realizados experimentos utilizando diferentes concentrações dos reguladores de crescimento, BAP (Benzilaminopurina) destinados à indução de brotações dos explantes, e ao AIB (ácido indolbutípirico) para o enraizamento dos mudas. Posteriormente as mudas serão aclimatadas e avaliado a capacidade de adaptação das plantas pelo percentual de plantas sobreviventes. Dessa forma, pretende-se desenvolver um protocolo que produza uma grande quantidade de mudas de bambu partindo de apenas uma planta matriz e assim obter uma produção de mudas em larga escala.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T18:31:10Z
2019-11-12T18:31:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2689
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2689
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604031172608