RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FAVOROTTO, Raquel da Silva, BENNEMANN, Rose Mari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2245
Resumo: Obesidade é o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode levar ao prejuízo da saúde. Por sua vez, a depressão é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma psicopatia comum, “caracterizada por tristeza constante e perda de entusiasmo por atividades que as pessoas normalmente gostam, acompanhadas por uma incapacidade de realizar atividades diárias por 14 dias ou mais”. De acordo com a World Health Organization (WHO), em 2016 mais de 650 milhões de adultos no mundo apresentavam obesidade e mais de 340 milhões de crianças e adolescente estavam acima do peso ou obesos. Já a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente e em diversas faixas etárias, resultando no aumento da utilização de fármacos para tratar a depressão. O consumo de fármacos antidepressivos pode causar efeitos colaterais, como o ganho de peso. O objetivo deste trabalho será realizar uma revisão bibliográfica sistematizada na literatura sobre a relação entre o uso de antidepressivos, ganho de peso e obesidade. Para tanto, será consultada a produção cientifica, de periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da United States National Library of Medicine (PubMed). Como estratégia de busca será utilizada a combinação de termos pré-definidos de acordo com os Descritores Ciências da Saúde (DESC), utilizando a seguinte combinação de descritores em português: antidepressivos, excesso de peso e obesidade e seus correspondentes em inglês: antidepressant medications and overweight. Serão incluídas publicações no período compreendido entre 2007 a 2017. Espera-se determinar a prevalência do uso de antidepressivos em indivíduos com excesso de peso e obesidade, identificar os antidepressivos ou fármacos mais comuns no tratamento da depressão que podem influenciar o ganho de peso e compreender os mecanismos de ação dos antidepressivos no organismo, que levam ao ganho de peso.
id UNICESU -1_58c7963ed1fd762ed33a4e2346b2b695
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2245
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADEDepressãoGanho de pesoAntidepressivosObesidade é o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode levar ao prejuízo da saúde. Por sua vez, a depressão é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma psicopatia comum, “caracterizada por tristeza constante e perda de entusiasmo por atividades que as pessoas normalmente gostam, acompanhadas por uma incapacidade de realizar atividades diárias por 14 dias ou mais”. De acordo com a World Health Organization (WHO), em 2016 mais de 650 milhões de adultos no mundo apresentavam obesidade e mais de 340 milhões de crianças e adolescente estavam acima do peso ou obesos. Já a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente e em diversas faixas etárias, resultando no aumento da utilização de fármacos para tratar a depressão. O consumo de fármacos antidepressivos pode causar efeitos colaterais, como o ganho de peso. O objetivo deste trabalho será realizar uma revisão bibliográfica sistematizada na literatura sobre a relação entre o uso de antidepressivos, ganho de peso e obesidade. Para tanto, será consultada a produção cientifica, de periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da United States National Library of Medicine (PubMed). Como estratégia de busca será utilizada a combinação de termos pré-definidos de acordo com os Descritores Ciências da Saúde (DESC), utilizando a seguinte combinação de descritores em português: antidepressivos, excesso de peso e obesidade e seus correspondentes em inglês: antidepressant medications and overweight. Serão incluídas publicações no período compreendido entre 2007 a 2017. Espera-se determinar a prevalência do uso de antidepressivos em indivíduos com excesso de peso e obesidade, identificar os antidepressivos ou fármacos mais comuns no tratamento da depressão que podem influenciar o ganho de peso e compreender os mecanismos de ação dos antidepressivos no organismo, que levam ao ganho de peso.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T20:10:21Z2019-08-26T20:10:21Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2245porGIMENES, Camila de Oliveira CarracioliFAVOROTTO, Raquel da SilvaBENNEMANN, Rose Mariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:08:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
title RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
Depressão
Ganho de peso
Antidepressivos
title_short RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
title_full RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
title_sort RELAÇÃO ENTRE O USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
author GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
author_facet GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
FAVOROTTO, Raquel da Silva
BENNEMANN, Rose Mari
author_role author
author2 FAVOROTTO, Raquel da Silva
BENNEMANN, Rose Mari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
FAVOROTTO, Raquel da Silva
BENNEMANN, Rose Mari
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão
Ganho de peso
Antidepressivos
topic Depressão
Ganho de peso
Antidepressivos
description Obesidade é o acúmulo anormal ou excessivo de gordura que pode levar ao prejuízo da saúde. Por sua vez, a depressão é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma psicopatia comum, “caracterizada por tristeza constante e perda de entusiasmo por atividades que as pessoas normalmente gostam, acompanhadas por uma incapacidade de realizar atividades diárias por 14 dias ou mais”. De acordo com a World Health Organization (WHO), em 2016 mais de 650 milhões de adultos no mundo apresentavam obesidade e mais de 340 milhões de crianças e adolescente estavam acima do peso ou obesos. Já a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente e em diversas faixas etárias, resultando no aumento da utilização de fármacos para tratar a depressão. O consumo de fármacos antidepressivos pode causar efeitos colaterais, como o ganho de peso. O objetivo deste trabalho será realizar uma revisão bibliográfica sistematizada na literatura sobre a relação entre o uso de antidepressivos, ganho de peso e obesidade. Para tanto, será consultada a produção cientifica, de periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da United States National Library of Medicine (PubMed). Como estratégia de busca será utilizada a combinação de termos pré-definidos de acordo com os Descritores Ciências da Saúde (DESC), utilizando a seguinte combinação de descritores em português: antidepressivos, excesso de peso e obesidade e seus correspondentes em inglês: antidepressant medications and overweight. Serão incluídas publicações no período compreendido entre 2007 a 2017. Espera-se determinar a prevalência do uso de antidepressivos em indivíduos com excesso de peso e obesidade, identificar os antidepressivos ou fármacos mais comuns no tratamento da depressão que podem influenciar o ganho de peso e compreender os mecanismos de ação dos antidepressivos no organismo, que levam ao ganho de peso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T20:10:21Z
2019-08-26T20:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2245
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771942796001280