HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMADEI, Janete Lane
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MERINO, Caroline Guelfe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876
Resumo: Este estudo investiga sobre a incidência de hipertensão e fatores de risco em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Cianorte – Paraná. Foram entrevistadas 52 pacientes com aplicação de instrumento de pesquisa em forma de questionário abordando hipertensão e os fatores de risco para desenvolvimento de síndromes hipertensivas. Como resultado, obteve-se que não houve diferenças significativas entre os dados obtidos na população estudada (15,38%) e o referencial teórico para síndromes hipertensivas na gestação (10 a 22%). Sobre os fatores de risco, as gestantes apresentam os fatores nuliparidade, obesidade, herança familiar, sedentarismo e raça negra e não apresentam os fatores tabagismo, idade materna avançada e gestação gemelar. Na análise de razão de chances da ocorrência dos fatores de risco na hipertensão durante a gravidez observa-se que: o fator de risco raça é de 1,6 vezes maiores para a raça negra em relação à branca; herança familiar é 3,6 maior para gestantes que relatam ter as doenças na família; 0,07 maior para o consumo de leite e derivados para reposição de cálcio e 0,64 para a prática de atividades físicas. Concluímos que estes levantamentos permitem uma estimativa regional do problema, permitindo detectar falhas na qualidade da assistência, norteando intervenções na assistência básica para prevenção da hipertensão entre parturientes e poderão servir de sustentação para projetos de promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida das gestantes.
id UNICESU -1_58f520bc283eb28f663558cf7bfd00a3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5876
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTESHipertensãoGestaçãoMortalidade maternaEste estudo investiga sobre a incidência de hipertensão e fatores de risco em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Cianorte – Paraná. Foram entrevistadas 52 pacientes com aplicação de instrumento de pesquisa em forma de questionário abordando hipertensão e os fatores de risco para desenvolvimento de síndromes hipertensivas. Como resultado, obteve-se que não houve diferenças significativas entre os dados obtidos na população estudada (15,38%) e o referencial teórico para síndromes hipertensivas na gestação (10 a 22%). Sobre os fatores de risco, as gestantes apresentam os fatores nuliparidade, obesidade, herança familiar, sedentarismo e raça negra e não apresentam os fatores tabagismo, idade materna avançada e gestação gemelar. Na análise de razão de chances da ocorrência dos fatores de risco na hipertensão durante a gravidez observa-se que: o fator de risco raça é de 1,6 vezes maiores para a raça negra em relação à branca; herança familiar é 3,6 maior para gestantes que relatam ter as doenças na família; 0,07 maior para o consumo de leite e derivados para reposição de cálcio e 0,64 para a prática de atividades físicas. Concluímos que estes levantamentos permitem uma estimativa regional do problema, permitindo detectar falhas na qualidade da assistência, norteando intervenções na assistência básica para prevenção da hipertensão entre parturientes e poderão servir de sustentação para projetos de promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida das gestantes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-05-29T18:23:39Z2020-05-29T18:23:39Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876porAMADEI, Janete LaneMERINO, Caroline Guelfeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
title HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
spellingShingle HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
AMADEI, Janete Lane
Hipertensão
Gestação
Mortalidade materna
title_short HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
title_full HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
title_fullStr HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
title_full_unstemmed HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
title_sort HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
author AMADEI, Janete Lane
author_facet AMADEI, Janete Lane
MERINO, Caroline Guelfe
author_role author
author2 MERINO, Caroline Guelfe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AMADEI, Janete Lane
MERINO, Caroline Guelfe
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertensão
Gestação
Mortalidade materna
topic Hipertensão
Gestação
Mortalidade materna
description Este estudo investiga sobre a incidência de hipertensão e fatores de risco em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Cianorte – Paraná. Foram entrevistadas 52 pacientes com aplicação de instrumento de pesquisa em forma de questionário abordando hipertensão e os fatores de risco para desenvolvimento de síndromes hipertensivas. Como resultado, obteve-se que não houve diferenças significativas entre os dados obtidos na população estudada (15,38%) e o referencial teórico para síndromes hipertensivas na gestação (10 a 22%). Sobre os fatores de risco, as gestantes apresentam os fatores nuliparidade, obesidade, herança familiar, sedentarismo e raça negra e não apresentam os fatores tabagismo, idade materna avançada e gestação gemelar. Na análise de razão de chances da ocorrência dos fatores de risco na hipertensão durante a gravidez observa-se que: o fator de risco raça é de 1,6 vezes maiores para a raça negra em relação à branca; herança familiar é 3,6 maior para gestantes que relatam ter as doenças na família; 0,07 maior para o consumo de leite e derivados para reposição de cálcio e 0,64 para a prática de atividades físicas. Concluímos que estes levantamentos permitem uma estimativa regional do problema, permitindo detectar falhas na qualidade da assistência, norteando intervenções na assistência básica para prevenção da hipertensão entre parturientes e poderão servir de sustentação para projetos de promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida das gestantes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-29T18:23:39Z
2020-05-29T18:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771956269154304