AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELTRAN, Liane Alvarez
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SOUZA, Luan Rafael de, MACUCH, Regiane da Silva, GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4038
Resumo: A presente pesquisa buscará verificar como as experiências de autocuidado e bem-estar subjetivo são vividas pelas mulheres de famílias monoparentais. Tal tema foi escolhido em razão da necessidade de aprofundamento dessas questões, assim como, por sua grande importância para a psicologia no atendimento a estes sujeitos e suas famílias. O trabalho será uma pesquisa qualitativa exploratória na qual os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com mulheres chefes de família que tenham pelo menos um filho menor de 12 anos) e serão analisados através do método de Análise de Conteúdo. Espera-se com este trabalho a compreensão da dinâmica utilizada pelas mulheres a fim de conciliar seus diversos papéis sociais e manter o autocuidado e o bem-estar subjetivo, afinal, dado seu contexto social, presume-se que estas experiências não sejam frequentes e, quando aconteçam, demandem mobilizações de redes de apoio e carreguem consigo conflitos.
id UNICESU -1_596f37c3429a232717efc87925db134b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4038
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAISSaúde da mulherGêneroMãe solteiraA presente pesquisa buscará verificar como as experiências de autocuidado e bem-estar subjetivo são vividas pelas mulheres de famílias monoparentais. Tal tema foi escolhido em razão da necessidade de aprofundamento dessas questões, assim como, por sua grande importância para a psicologia no atendimento a estes sujeitos e suas famílias. O trabalho será uma pesquisa qualitativa exploratória na qual os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com mulheres chefes de família que tenham pelo menos um filho menor de 12 anos) e serão analisados através do método de Análise de Conteúdo. Espera-se com este trabalho a compreensão da dinâmica utilizada pelas mulheres a fim de conciliar seus diversos papéis sociais e manter o autocuidado e o bem-estar subjetivo, afinal, dado seu contexto social, presume-se que estas experiências não sejam frequentes e, quando aconteçam, demandem mobilizações de redes de apoio e carreguem consigo conflitos.UniCesumar2020-01-10T12:03:34Z2020-01-10T12:03:34Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4038otherBELTRAN, Liane AlvarezSOUZA, Luan Rafael deMACUCH, Regiane da SilvaGREINERT, Bruna Rafaele Milhorinireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:58.632Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
title AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
spellingShingle AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
BELTRAN, Liane Alvarez
Saúde da mulher
Gênero
Mãe solteira
title_short AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
title_full AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
title_fullStr AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
title_full_unstemmed AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
title_sort AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EM MULHERES MÃES DE FAMÍLIAS MONOPARENTAIS
author BELTRAN, Liane Alvarez
author_facet BELTRAN, Liane Alvarez
SOUZA, Luan Rafael de
MACUCH, Regiane da Silva
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
author_role author
author2 SOUZA, Luan Rafael de
MACUCH, Regiane da Silva
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELTRAN, Liane Alvarez
SOUZA, Luan Rafael de
MACUCH, Regiane da Silva
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da mulher
Gênero
Mãe solteira
topic Saúde da mulher
Gênero
Mãe solteira
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa buscará verificar como as experiências de autocuidado e bem-estar subjetivo são vividas pelas mulheres de famílias monoparentais. Tal tema foi escolhido em razão da necessidade de aprofundamento dessas questões, assim como, por sua grande importância para a psicologia no atendimento a estes sujeitos e suas famílias. O trabalho será uma pesquisa qualitativa exploratória na qual os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com mulheres chefes de família que tenham pelo menos um filho menor de 12 anos) e serão analisados através do método de Análise de Conteúdo. Espera-se com este trabalho a compreensão da dinâmica utilizada pelas mulheres a fim de conciliar seus diversos papéis sociais e manter o autocuidado e o bem-estar subjetivo, afinal, dado seu contexto social, presume-se que estas experiências não sejam frequentes e, quando aconteçam, demandem mobilizações de redes de apoio e carreguem consigo conflitos.
description A presente pesquisa buscará verificar como as experiências de autocuidado e bem-estar subjetivo são vividas pelas mulheres de famílias monoparentais. Tal tema foi escolhido em razão da necessidade de aprofundamento dessas questões, assim como, por sua grande importância para a psicologia no atendimento a estes sujeitos e suas famílias. O trabalho será uma pesquisa qualitativa exploratória na qual os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (com mulheres chefes de família que tenham pelo menos um filho menor de 12 anos) e serão analisados através do método de Análise de Conteúdo. Espera-se com este trabalho a compreensão da dinâmica utilizada pelas mulheres a fim de conciliar seus diversos papéis sociais e manter o autocuidado e o bem-estar subjetivo, afinal, dado seu contexto social, presume-se que estas experiências não sejam frequentes e, quando aconteçam, demandem mobilizações de redes de apoio e carreguem consigo conflitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T12:03:34Z
2020-01-10T12:03:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4038
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4038
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628976795648