Práticas de gestão do conhecimento em escolas públicas municipais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1102 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Corredato Periotto. |
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Práticas de gestão do conhecimento em escolas públicas municipaisGestão do Conhecimentoorganização escolarpráticas de gestão do conhecimentoDissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania Corredato Periotto.As práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento podem ser utilizadas como suporte organizacional em diferentes contextos e finalidade. Este suporte estaria voltado ao contexto organizacional escolar, já que o contexto escolar compõe um sistema que envolve pessoas e o seu fazer pedagógico, suas interações sociais, para além dos aspectos sociais e políticos. A questão norteadora da presente pesquisa é: quais seriam os níveis de implementação e alcance das práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento utilizadas no contexto escolar, de acordo com os gestores? O objetivo da pesquisa é analisar o nível de implantação e o alcance das práticas da Gestão do Conhecimento na Rede Pública Municipal de Educação Básica em uma cidade do noroeste do Paraná. A Rede é composta por 110 unidades entre escolas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. A relevância desta pesquisa está no fato de que a implantação e o alcance de práticas de gestão do conhecimento, mesmo que utilizadas de modo intuitivo e assistemático pelas instituições investigadas, podem indicar os caminhos e experiências que promovam o seu desempenho. A metodologia adotada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa. O público alvo foram os gestores das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Educação Básica do município investigado. Ao se considerar que o nível de implementação possibilita compreender o nível de integração das práticas de Gestão do Conhecimento nas escolas, enquanto que o nível de alcance expressa a influência das práticas aoserem disseminadas na organização escolar, é possível concluir que as práticas de Gestão do Conhecimento, sejam de qual categoria forem, já se encontram integradas ao meio escolar, possibilitando aos gestores a obtenção de resultados positivos ao planejar e dirigir suas ações. Verifica-se, ainda, que a maioria dos gestores as utiliza de maneira intuitiva e assistemática, o que pode ser atribuído à falta do conhecimento relativo aos conceitos das práticas e de sua importância para a gestão educacional.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARPERIOTTO, Tania CorredatoWESSELLENNS, Janacilda Leite2019-08-02T18:21:14Z2019-08-02T18:21:14Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:56ZRepositório InstitucionalPRI |
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