Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Bruno Luiz da Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/749
Resumo: Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
id UNICESU -1_5b2a68779ecd14d3028d51464fed2c99
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/749
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armadoSubstituição de pilaresVigas vagonadasViabilidade técnicaArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.As vigas vagonadas são sistemas estruturais compostos por viga principal, montante e tirante, que reduzem os esforços e deslocamentos à flexão nos elementos principais. É uma associação de cabos e vigas de alma cheia, sendo o termo ‘vagonadas’ proveniente da larga aplicação em vagões de trem. Esse estudo teve como objeto a análise do uso das vigas vagonadas como recurso para substituição de pilares centrais de estruturas em concreto-armado. Os parâmetros avaliados foram definidos a partir do comportamento de uma viga contínua hiperestática de 700 cm com dois apoios nas extremidades e um apoio central. Foram realizados os cálculos dos esforços atuantes na viga, bem como, a aferição da viabilidade técnica quanto à substituição do apoio interno pelo sistema viga vagão com montantes mensurados em 10, 20, 30, 40 e 50 cm, avaliando-se como a força tracionada no tirante se comportava. Os resultados analisados mostraram que a variação no tamanho do montante influi diretamente na força atuante na viga vagonada, e, por conseguinte, na quantidade e tensão das cordoalhas do tirante para suportar a remoção do apoio central. Onde maior o montante, menor a tensão e quantidade de cordoalhas na estrutura vagonada. Concluiu-se, então, que é possível dimensionar a estrutura vagonada em substituição a um pilar central em todos os tamanhos de montantes, e que, a utilização de montantes medianos (30 cm), contribui para a leveza visual da estrutura, sem qualquer óbice à edificação.Unicesumar2019-02-08T17:08:49Z2019-02-08T17:08:49Z2018-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/749otherBorges, Bruno Luiz da Cunhareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:49.989Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
title Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
spellingShingle Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
Borges, Bruno Luiz da Cunha
Substituição de pilares
Vigas vagonadas
Viabilidade técnica
title_short Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
title_full Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
title_fullStr Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
title_full_unstemmed Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
title_sort Cálculo de viga vagonada em substituição ao pilar central de estruturas em concreto armado
author Borges, Bruno Luiz da Cunha
author_facet Borges, Bruno Luiz da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Bruno Luiz da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Substituição de pilares
Vigas vagonadas
Viabilidade técnica
topic Substituição de pilares
Vigas vagonadas
Viabilidade técnica
dc.description.none.fl_txt_mv Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
As vigas vagonadas são sistemas estruturais compostos por viga principal, montante e tirante, que reduzem os esforços e deslocamentos à flexão nos elementos principais. É uma associação de cabos e vigas de alma cheia, sendo o termo ‘vagonadas’ proveniente da larga aplicação em vagões de trem. Esse estudo teve como objeto a análise do uso das vigas vagonadas como recurso para substituição de pilares centrais de estruturas em concreto-armado. Os parâmetros avaliados foram definidos a partir do comportamento de uma viga contínua hiperestática de 700 cm com dois apoios nas extremidades e um apoio central. Foram realizados os cálculos dos esforços atuantes na viga, bem como, a aferição da viabilidade técnica quanto à substituição do apoio interno pelo sistema viga vagão com montantes mensurados em 10, 20, 30, 40 e 50 cm, avaliando-se como a força tracionada no tirante se comportava. Os resultados analisados mostraram que a variação no tamanho do montante influi diretamente na força atuante na viga vagonada, e, por conseguinte, na quantidade e tensão das cordoalhas do tirante para suportar a remoção do apoio central. Onde maior o montante, menor a tensão e quantidade de cordoalhas na estrutura vagonada. Concluiu-se, então, que é possível dimensionar a estrutura vagonada em substituição a um pilar central em todos os tamanhos de montantes, e que, a utilização de montantes medianos (30 cm), contribui para a leveza visual da estrutura, sem qualquer óbice à edificação.
description Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, sob a orientação do Prof. Esp. Yutaka Mario Kobayashi Junior.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12
2019-02-08T17:08:49Z
2019-02-08T17:08:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/749
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/749
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641345798144