ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERTO, Lilian Keylla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Jorge Felipe Piva da, ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de, REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2030
Resumo: Em virtude do crescimento social e industrial nos últimos tempos, a sociedade apresenta um alto índice de consumo, o que causa uma grande preocupação ambiental quanto ao descarte inadequado de resíduos. A falta de gestão de resíduos contribui cada vez mais para um impacto ambiental negativo. Uma das formas de amenizar este problema é a incorporação de resíduos em novos produtos. Os materiais poliméricos têm substituído outros materiais em diversas aplicações, devido ao baixo custo, a facilidade de processamento, alta produtividade e apresetando excelentes propriedades mecânicas. O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade da incorporação de fibra de algodão na matriz de polipropileno, determinando a influência do comportamento físico-químico, morfológico e mecânico da fibra de algodão “in natura” incorporada na matriz polimérica de polipropileno, através da produção de corpos de prova com adição de fibras de algodão em matriz polimérica em diferentes dosagens e triturado industrialmente. Para o desenvolvimento deste projeto, as fibras de algodão terão granulometrias diferenciadas e porcentagem de fibra de 2% e 5%. As análises físicas tanto para a amostra de fibra de algodão quanto para o material compósito, serão realizadas de acordo com os parâmetros morfológicos (Análise por Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC); Análise Termogravimétrica (TGA)). A mistura do material será processada por extrusão e injeção, onde o material compósito será aquecido e moldado em corpos de prova para análises mecânicas (Ensaio de Tração; Ensaio de Flexão; Teste de Impacto Izod e o Ensaio de Dureza). Após a obtenção dos dados, analisar-se-á viabilidade da aplicação da fibra de algodão na matriz polimérica, verificando a contribuição da tecnologia na construção civil. Em função das metas estabelecidas, espera-se eficiência na incorporação de fibras de algodão na matriz polimérica controlando os parâmetros de qualidade estrutural para obter resultados satisfatórios a fim de viabilizar a produção do compósito de fibra de algodão/polipropileno enfatizando a sustentabilidade e melhoria nas propriedades mecânicas.
id UNICESU -1_5c94f7e6f06fd111b3d489d04b381fa5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2030
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃOPolipropilenoResíduo têxtilPropriedades mecânicasPropriedades físicasPolímerosEm virtude do crescimento social e industrial nos últimos tempos, a sociedade apresenta um alto índice de consumo, o que causa uma grande preocupação ambiental quanto ao descarte inadequado de resíduos. A falta de gestão de resíduos contribui cada vez mais para um impacto ambiental negativo. Uma das formas de amenizar este problema é a incorporação de resíduos em novos produtos. Os materiais poliméricos têm substituído outros materiais em diversas aplicações, devido ao baixo custo, a facilidade de processamento, alta produtividade e apresetando excelentes propriedades mecânicas. O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade da incorporação de fibra de algodão na matriz de polipropileno, determinando a influência do comportamento físico-químico, morfológico e mecânico da fibra de algodão “in natura” incorporada na matriz polimérica de polipropileno, através da produção de corpos de prova com adição de fibras de algodão em matriz polimérica em diferentes dosagens e triturado industrialmente. Para o desenvolvimento deste projeto, as fibras de algodão terão granulometrias diferenciadas e porcentagem de fibra de 2% e 5%. As análises físicas tanto para a amostra de fibra de algodão quanto para o material compósito, serão realizadas de acordo com os parâmetros morfológicos (Análise por Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC); Análise Termogravimétrica (TGA)). A mistura do material será processada por extrusão e injeção, onde o material compósito será aquecido e moldado em corpos de prova para análises mecânicas (Ensaio de Tração; Ensaio de Flexão; Teste de Impacto Izod e o Ensaio de Dureza). Após a obtenção dos dados, analisar-se-á viabilidade da aplicação da fibra de algodão na matriz polimérica, verificando a contribuição da tecnologia na construção civil. Em função das metas estabelecidas, espera-se eficiência na incorporação de fibras de algodão na matriz polimérica controlando os parâmetros de qualidade estrutural para obter resultados satisfatórios a fim de viabilizar a produção do compósito de fibra de algodão/polipropileno enfatizando a sustentabilidade e melhoria nas propriedades mecânicas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T12:24:27Z2019-08-21T12:24:27Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2030porBERTO, Lilian KeyllaSILVA, Jorge Felipe Piva daALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias deREZENDE, Luciana Cristina Soto Herekinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:06:26ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
title ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
spellingShingle ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
BERTO, Lilian Keylla
Polipropileno
Resíduo têxtil
Propriedades mecânicas
Propriedades físicas
Polímeros
title_short ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
title_full ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
title_fullStr ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
title_full_unstemmed ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
title_sort ANÁLISES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MATRIZ POLIMÉRICA MODIFICADA COM RESÍDUOS DE FIBRAS DE ALGODÃO
author BERTO, Lilian Keylla
author_facet BERTO, Lilian Keylla
SILVA, Jorge Felipe Piva da
ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
author_role author
author2 SILVA, Jorge Felipe Piva da
ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERTO, Lilian Keylla
SILVA, Jorge Felipe Piva da
ALBUQUERQUE, Ana Carolina Dias de
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
dc.subject.por.fl_str_mv Polipropileno
Resíduo têxtil
Propriedades mecânicas
Propriedades físicas
Polímeros
topic Polipropileno
Resíduo têxtil
Propriedades mecânicas
Propriedades físicas
Polímeros
description Em virtude do crescimento social e industrial nos últimos tempos, a sociedade apresenta um alto índice de consumo, o que causa uma grande preocupação ambiental quanto ao descarte inadequado de resíduos. A falta de gestão de resíduos contribui cada vez mais para um impacto ambiental negativo. Uma das formas de amenizar este problema é a incorporação de resíduos em novos produtos. Os materiais poliméricos têm substituído outros materiais em diversas aplicações, devido ao baixo custo, a facilidade de processamento, alta produtividade e apresetando excelentes propriedades mecânicas. O objetivo desta pesquisa é analisar a viabilidade da incorporação de fibra de algodão na matriz de polipropileno, determinando a influência do comportamento físico-químico, morfológico e mecânico da fibra de algodão “in natura” incorporada na matriz polimérica de polipropileno, através da produção de corpos de prova com adição de fibras de algodão em matriz polimérica em diferentes dosagens e triturado industrialmente. Para o desenvolvimento deste projeto, as fibras de algodão terão granulometrias diferenciadas e porcentagem de fibra de 2% e 5%. As análises físicas tanto para a amostra de fibra de algodão quanto para o material compósito, serão realizadas de acordo com os parâmetros morfológicos (Análise por Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR); Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC); Análise Termogravimétrica (TGA)). A mistura do material será processada por extrusão e injeção, onde o material compósito será aquecido e moldado em corpos de prova para análises mecânicas (Ensaio de Tração; Ensaio de Flexão; Teste de Impacto Izod e o Ensaio de Dureza). Após a obtenção dos dados, analisar-se-á viabilidade da aplicação da fibra de algodão na matriz polimérica, verificando a contribuição da tecnologia na construção civil. Em função das metas estabelecidas, espera-se eficiência na incorporação de fibras de algodão na matriz polimérica controlando os parâmetros de qualidade estrutural para obter resultados satisfatórios a fim de viabilizar a produção do compósito de fibra de algodão/polipropileno enfatizando a sustentabilidade e melhoria nas propriedades mecânicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T12:24:27Z
2019-08-21T12:24:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2030
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771969187610624