AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Camila de Moraes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BARROCA, Juliana Barbosa, TOLDO, Karine Franciele, YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5583
Resumo: A amamentação envolve um conjunto de fatores como o desejo de amamentar, o preparo para esta prática, o bom estado emocional e psicológico da mãe, a sucção adequada do bebê, assim com o apoio e a orientação segura de um profissional da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento materno sobre o posicionamento da dupla mãe/bebê durante a amamentação de bebês com síndrome de Down e sua relação com tempo de amamentação. Foram convidadas a participar da pesquisa 20 mães de crianças com Síndrome de Down, selecionadas de forma aleatória, sendo o fator de inclusão a faixa etária dos filhos pertencerem de zero a quatro anos de idade, no período da entrevista. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado, contendo 12 questões abertas e fechadas abordando os aspectos envolvidos no processo e no tempo de amamentação, bem como ilustrações de posturas para a amamentação. A análise dos dados foi descritiva e qualitativa. Os principais resultados demonstraram que as mães receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e sobre o posicionamento do bebê, porém sem direcionamento específico às características das crianças incluídas neste estudo. As posturas do binômio mãe/bebê apontadas pelas mães tinham em sua maioria um aspecto adequado e confortável e o período de aleitamento prevalente foi de até três meses. Concluiu-se que para o conhecimento do posicionamento da dupla mãe/bebê seja adequado, assim como o prolongamento do aleitamento se faz necessário uma atenção direcionada às especificidades que estão inseridas neste contexto.
id UNICESU -1_5e79365961df12b521ee4619e499f121
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5583
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊAleitamentoBinômio Mãe/BebêPosicionamentoA amamentação envolve um conjunto de fatores como o desejo de amamentar, o preparo para esta prática, o bom estado emocional e psicológico da mãe, a sucção adequada do bebê, assim com o apoio e a orientação segura de um profissional da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento materno sobre o posicionamento da dupla mãe/bebê durante a amamentação de bebês com síndrome de Down e sua relação com tempo de amamentação. Foram convidadas a participar da pesquisa 20 mães de crianças com Síndrome de Down, selecionadas de forma aleatória, sendo o fator de inclusão a faixa etária dos filhos pertencerem de zero a quatro anos de idade, no período da entrevista. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado, contendo 12 questões abertas e fechadas abordando os aspectos envolvidos no processo e no tempo de amamentação, bem como ilustrações de posturas para a amamentação. A análise dos dados foi descritiva e qualitativa. Os principais resultados demonstraram que as mães receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e sobre o posicionamento do bebê, porém sem direcionamento específico às características das crianças incluídas neste estudo. As posturas do binômio mãe/bebê apontadas pelas mães tinham em sua maioria um aspecto adequado e confortável e o período de aleitamento prevalente foi de até três meses. Concluiu-se que para o conhecimento do posicionamento da dupla mãe/bebê seja adequado, assim como o prolongamento do aleitamento se faz necessário uma atenção direcionada às especificidades que estão inseridas neste contexto.UniCesumar2020-04-09T21:05:06Z2020-04-09T21:05:06Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5583otherROSA, Camila de MoraesBARROCA, Juliana BarbosaTOLDO, Karine FrancieleYAMAZAKI, Ana Lúcia de Sáreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:52Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:09:04.009Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
title AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
spellingShingle AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
ROSA, Camila de Moraes
Aleitamento
Binômio Mãe/Bebê
Posicionamento
title_short AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
title_full AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
title_fullStr AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
title_full_unstemmed AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
title_sort AMAMENTAÇÃO NA SÍNDROME DE DOWN: O CONHECIMENTO DAS MÃES SOBRE A POSTURA MÃE/BEBÊ
author ROSA, Camila de Moraes
author_facet ROSA, Camila de Moraes
BARROCA, Juliana Barbosa
TOLDO, Karine Franciele
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
author_role author
author2 BARROCA, Juliana Barbosa
TOLDO, Karine Franciele
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Camila de Moraes
BARROCA, Juliana Barbosa
TOLDO, Karine Franciele
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento
Binômio Mãe/Bebê
Posicionamento
topic Aleitamento
Binômio Mãe/Bebê
Posicionamento
dc.description.none.fl_txt_mv A amamentação envolve um conjunto de fatores como o desejo de amamentar, o preparo para esta prática, o bom estado emocional e psicológico da mãe, a sucção adequada do bebê, assim com o apoio e a orientação segura de um profissional da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento materno sobre o posicionamento da dupla mãe/bebê durante a amamentação de bebês com síndrome de Down e sua relação com tempo de amamentação. Foram convidadas a participar da pesquisa 20 mães de crianças com Síndrome de Down, selecionadas de forma aleatória, sendo o fator de inclusão a faixa etária dos filhos pertencerem de zero a quatro anos de idade, no período da entrevista. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado, contendo 12 questões abertas e fechadas abordando os aspectos envolvidos no processo e no tempo de amamentação, bem como ilustrações de posturas para a amamentação. A análise dos dados foi descritiva e qualitativa. Os principais resultados demonstraram que as mães receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e sobre o posicionamento do bebê, porém sem direcionamento específico às características das crianças incluídas neste estudo. As posturas do binômio mãe/bebê apontadas pelas mães tinham em sua maioria um aspecto adequado e confortável e o período de aleitamento prevalente foi de até três meses. Concluiu-se que para o conhecimento do posicionamento da dupla mãe/bebê seja adequado, assim como o prolongamento do aleitamento se faz necessário uma atenção direcionada às especificidades que estão inseridas neste contexto.
description A amamentação envolve um conjunto de fatores como o desejo de amamentar, o preparo para esta prática, o bom estado emocional e psicológico da mãe, a sucção adequada do bebê, assim com o apoio e a orientação segura de um profissional da saúde. O objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento materno sobre o posicionamento da dupla mãe/bebê durante a amamentação de bebês com síndrome de Down e sua relação com tempo de amamentação. Foram convidadas a participar da pesquisa 20 mães de crianças com Síndrome de Down, selecionadas de forma aleatória, sendo o fator de inclusão a faixa etária dos filhos pertencerem de zero a quatro anos de idade, no período da entrevista. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semi-estruturado, contendo 12 questões abertas e fechadas abordando os aspectos envolvidos no processo e no tempo de amamentação, bem como ilustrações de posturas para a amamentação. A análise dos dados foi descritiva e qualitativa. Os principais resultados demonstraram que as mães receberam informações sobre a importância do aleitamento materno e sobre o posicionamento do bebê, porém sem direcionamento específico às características das crianças incluídas neste estudo. As posturas do binômio mãe/bebê apontadas pelas mães tinham em sua maioria um aspecto adequado e confortável e o período de aleitamento prevalente foi de até três meses. Concluiu-se que para o conhecimento do posicionamento da dupla mãe/bebê seja adequado, assim como o prolongamento do aleitamento se faz necessário uma atenção direcionada às especificidades que estão inseridas neste contexto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-09T21:05:06Z
2020-04-09T21:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5583
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5583
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948636821192704