ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Alex Leopoldino dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PANDOLFO, Eric Eduardo Goveia, ANDREOLA, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3692
Resumo: Criptomoedas são moedas virtuais comercializadas no ambiente de internet. O Bitcoin, a primeira criptomoeda criada, surgiu como uma necessidade de se operacionalizar transações com uma moeda exclusiva do ambiente da internet. A transação envolvendo compra e venda de Bitcoin é realizada de forma matemática por meio de criptografia ponta a ponta (emitente-destinatário). Depois do Bitcoin muitas outras criptomoedas surgiram, como o Monero e o Ethereum. A criptomoeda é uma moeda digital não regulada por vias convencionais (bancos / governos). O projeto tem como principal objetivo a coleta de dados de mineração para ajudar mineradores a melhorarem seu rendimento de maneira mais inteligente na mineração de criptomoedas. O programa de monitoramento usado foi o PowerChute, versão Personal Edition, onde podese verificar dados como: consumo de energia diário, semanal e mensal, controle de carga de bateria e controle de desligamento Auto Shutdown. Os resultados mostraram que a mineração é vantajosa dentro das menores faixas de tarifação de energia elétrica. Ponto a destacar é a necessidade da alta capacidade de processamento do PC para se obter uma mineração compensatória.
id UNICESU -1_5f685a90bae33698c37fb32e3a7e72d8
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3692
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PRBitcoinConsumo de energiaHashCriptomoedas são moedas virtuais comercializadas no ambiente de internet. O Bitcoin, a primeira criptomoeda criada, surgiu como uma necessidade de se operacionalizar transações com uma moeda exclusiva do ambiente da internet. A transação envolvendo compra e venda de Bitcoin é realizada de forma matemática por meio de criptografia ponta a ponta (emitente-destinatário). Depois do Bitcoin muitas outras criptomoedas surgiram, como o Monero e o Ethereum. A criptomoeda é uma moeda digital não regulada por vias convencionais (bancos / governos). O projeto tem como principal objetivo a coleta de dados de mineração para ajudar mineradores a melhorarem seu rendimento de maneira mais inteligente na mineração de criptomoedas. O programa de monitoramento usado foi o PowerChute, versão Personal Edition, onde podese verificar dados como: consumo de energia diário, semanal e mensal, controle de carga de bateria e controle de desligamento Auto Shutdown. Os resultados mostraram que a mineração é vantajosa dentro das menores faixas de tarifação de energia elétrica. Ponto a destacar é a necessidade da alta capacidade de processamento do PC para se obter uma mineração compensatória.UniCesumar2019-12-30T20:34:51Z2019-12-30T20:34:51Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3692otherSANTOS, Alex Leopoldino dosPANDOLFO, Eric Eduardo GoveiaANDREOLA, Ricardoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:07Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:17.386Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
title ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
spellingShingle ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
SANTOS, Alex Leopoldino dos
Bitcoin
Consumo de energia
Hash
title_short ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
title_full ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
title_fullStr ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
title_sort ESTUDO DA VIABILIDADE DE MINERAÇÃO DE CRIPTOMOEDAS EM MARINGÁ-PR
author SANTOS, Alex Leopoldino dos
author_facet SANTOS, Alex Leopoldino dos
PANDOLFO, Eric Eduardo Goveia
ANDREOLA, Ricardo
author_role author
author2 PANDOLFO, Eric Eduardo Goveia
ANDREOLA, Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Alex Leopoldino dos
PANDOLFO, Eric Eduardo Goveia
ANDREOLA, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Bitcoin
Consumo de energia
Hash
topic Bitcoin
Consumo de energia
Hash
dc.description.none.fl_txt_mv Criptomoedas são moedas virtuais comercializadas no ambiente de internet. O Bitcoin, a primeira criptomoeda criada, surgiu como uma necessidade de se operacionalizar transações com uma moeda exclusiva do ambiente da internet. A transação envolvendo compra e venda de Bitcoin é realizada de forma matemática por meio de criptografia ponta a ponta (emitente-destinatário). Depois do Bitcoin muitas outras criptomoedas surgiram, como o Monero e o Ethereum. A criptomoeda é uma moeda digital não regulada por vias convencionais (bancos / governos). O projeto tem como principal objetivo a coleta de dados de mineração para ajudar mineradores a melhorarem seu rendimento de maneira mais inteligente na mineração de criptomoedas. O programa de monitoramento usado foi o PowerChute, versão Personal Edition, onde podese verificar dados como: consumo de energia diário, semanal e mensal, controle de carga de bateria e controle de desligamento Auto Shutdown. Os resultados mostraram que a mineração é vantajosa dentro das menores faixas de tarifação de energia elétrica. Ponto a destacar é a necessidade da alta capacidade de processamento do PC para se obter uma mineração compensatória.
description Criptomoedas são moedas virtuais comercializadas no ambiente de internet. O Bitcoin, a primeira criptomoeda criada, surgiu como uma necessidade de se operacionalizar transações com uma moeda exclusiva do ambiente da internet. A transação envolvendo compra e venda de Bitcoin é realizada de forma matemática por meio de criptografia ponta a ponta (emitente-destinatário). Depois do Bitcoin muitas outras criptomoedas surgiram, como o Monero e o Ethereum. A criptomoeda é uma moeda digital não regulada por vias convencionais (bancos / governos). O projeto tem como principal objetivo a coleta de dados de mineração para ajudar mineradores a melhorarem seu rendimento de maneira mais inteligente na mineração de criptomoedas. O programa de monitoramento usado foi o PowerChute, versão Personal Edition, onde podese verificar dados como: consumo de energia diário, semanal e mensal, controle de carga de bateria e controle de desligamento Auto Shutdown. Os resultados mostraram que a mineração é vantajosa dentro das menores faixas de tarifação de energia elétrica. Ponto a destacar é a necessidade da alta capacidade de processamento do PC para se obter uma mineração compensatória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30T20:34:51Z
2019-12-30T20:34:51Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3692
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3692
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948622423195648