ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SERBER, Evandro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CADORE, Analu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1467
Resumo: Vivemos na era da reciclagem, da simplificação de processos, da economia de matéria prima, da escassez de recursos naturais, do alto custo da produção de materiais de construção e do ônus deixado ao consumidor com o descarte de edificações para construção de edifícios. A questão da sustentabilidade na arquitetura vem trazer uma nova luz à demanda por reutilização de materiais, reaproveitamento de recursos e menor geração de entulho, fomenta pesquisas pelo mundo. A incorporação de elementos naturais e reciclados nos materiais construtivos é outro viés que merece um olhar atento. Novas aplicações, novas tecnologias permitem que o edifício se relacione com o meio ambiente de forma a causar o menor impacto possível. Mas não somente focando em tecnologias como medidas sustentáveis, mas também se faz necessário abordar as medidas projetuais que contribuem com uma melhor insolação, conforto ambiental e racionalidade construtiva do edifício. Estudar corretamente a melhor implantação no terreno, orientação solar, posicionamento dos ventos e a escolha do material construtivo também contribuem para a diminuição no impacto ambiental deste edifício. Curitiba é uma das capitais brasileiras com maior apelo ambiental. Com uma área verde de 65m²/habitante, hoje configura-se uma das cidades mais “verdes” do pais, fator que demonstra uma preocupação com a questão ambiental. Trazendo este questionamento para a arquitetura, surgiu a necessidade de investigação de exemplares na cidade de Curitiba que demonstrem esta preocupação ambiental aliada à prática projetual na arquitetura.
id UNICESU -1_61a498b9e9cfd2401b7bf2eec4504a37
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1467
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESSMeio ambienteRacionalidade construtivaRecursos naturaisVivemos na era da reciclagem, da simplificação de processos, da economia de matéria prima, da escassez de recursos naturais, do alto custo da produção de materiais de construção e do ônus deixado ao consumidor com o descarte de edificações para construção de edifícios. A questão da sustentabilidade na arquitetura vem trazer uma nova luz à demanda por reutilização de materiais, reaproveitamento de recursos e menor geração de entulho, fomenta pesquisas pelo mundo. A incorporação de elementos naturais e reciclados nos materiais construtivos é outro viés que merece um olhar atento. Novas aplicações, novas tecnologias permitem que o edifício se relacione com o meio ambiente de forma a causar o menor impacto possível. Mas não somente focando em tecnologias como medidas sustentáveis, mas também se faz necessário abordar as medidas projetuais que contribuem com uma melhor insolação, conforto ambiental e racionalidade construtiva do edifício. Estudar corretamente a melhor implantação no terreno, orientação solar, posicionamento dos ventos e a escolha do material construtivo também contribuem para a diminuição no impacto ambiental deste edifício. Curitiba é uma das capitais brasileiras com maior apelo ambiental. Com uma área verde de 65m²/habitante, hoje configura-se uma das cidades mais “verdes” do pais, fator que demonstra uma preocupação com a questão ambiental. Trazendo este questionamento para a arquitetura, surgiu a necessidade de investigação de exemplares na cidade de Curitiba que demonstrem esta preocupação ambiental aliada à prática projetual na arquitetura.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T13:46:47Z2019-08-13T13:46:47Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1467porSERBER, EvandroCADORE, Analuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:24:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
title ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
spellingShingle ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
SERBER, Evandro
Meio ambiente
Racionalidade construtiva
Recursos naturais
title_short ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
title_full ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
title_fullStr ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
title_full_unstemmed ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
title_sort ARQUITETURA SUSTENTÁVEL EM CURITIBA: ESTUDO DE CASO - EDIFÍCIO EUROBUSINESS
author SERBER, Evandro
author_facet SERBER, Evandro
CADORE, Analu
author_role author
author2 CADORE, Analu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SERBER, Evandro
CADORE, Analu
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Racionalidade construtiva
Recursos naturais
topic Meio ambiente
Racionalidade construtiva
Recursos naturais
description Vivemos na era da reciclagem, da simplificação de processos, da economia de matéria prima, da escassez de recursos naturais, do alto custo da produção de materiais de construção e do ônus deixado ao consumidor com o descarte de edificações para construção de edifícios. A questão da sustentabilidade na arquitetura vem trazer uma nova luz à demanda por reutilização de materiais, reaproveitamento de recursos e menor geração de entulho, fomenta pesquisas pelo mundo. A incorporação de elementos naturais e reciclados nos materiais construtivos é outro viés que merece um olhar atento. Novas aplicações, novas tecnologias permitem que o edifício se relacione com o meio ambiente de forma a causar o menor impacto possível. Mas não somente focando em tecnologias como medidas sustentáveis, mas também se faz necessário abordar as medidas projetuais que contribuem com uma melhor insolação, conforto ambiental e racionalidade construtiva do edifício. Estudar corretamente a melhor implantação no terreno, orientação solar, posicionamento dos ventos e a escolha do material construtivo também contribuem para a diminuição no impacto ambiental deste edifício. Curitiba é uma das capitais brasileiras com maior apelo ambiental. Com uma área verde de 65m²/habitante, hoje configura-se uma das cidades mais “verdes” do pais, fator que demonstra uma preocupação com a questão ambiental. Trazendo este questionamento para a arquitetura, surgiu a necessidade de investigação de exemplares na cidade de Curitiba que demonstrem esta preocupação ambiental aliada à prática projetual na arquitetura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T13:46:47Z
2019-08-13T13:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1467
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941465358336