CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Simone Santana
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: VICTOR, Ana Cleide Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804
Resumo: As mortes neonatais são aquelas que ocorrem a partir do nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, e tem-se apresentado como uma crescente preocupação para a saúde pública no Brasil desde os anos 90 onde passou a ser o principal componente da mortalidade infantil. Apesar do número de óbitos neonatais ter sofrido uma redução substancial, tem se mantido estabilizado em níveis elevados. Essas mortes podem nos indicar a qualidade da assistência de saúde dispensada à gestante e ao recém nascido, uma vez que essa assistência influenciará os futuros eventos neonatais. O objetivo do presente estudo foi identificar os números e as causas de óbitos neonatais por causa não congênita, ocorridos no ano de 2004 na cidade de Maringá-Paraná. Para a coleta de dados, foram utilizadas declarações de óbito fornecidas pelo setor de Epidemiologia deste município. Resultados: o número de óbitos por causa não congênita neste período foi de 23, as causas predominaram: Septicemia 26%, Descolamento Prematuro de Membrana 13%, Choque Cardiogênico 13%, Doenças de Membrana Hialina 13%,Broncoaspiração 9%, Insuficiência Respiratória por Anóxia Neonatal 2%, Complicações Maternas – DHEG 13% e causa desconhecida 4%. Os resultados deste estudo sugerem que à assistência adequada à gestante no período pré-natal é fator determinante que pode subsidiar melhoria na atuação da equipe multiprofissional nas atividades educativas relativas ao incentivo e orientação para a realização do pré-natal, visando prevenir complicações no período pré e pós-parto no binômio mãe e filho.
id UNICESU -1_61ad3220a5b8c1ee77202ab469ee1ab9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7804
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PRMortalidadeCausasNeonatalAs mortes neonatais são aquelas que ocorrem a partir do nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, e tem-se apresentado como uma crescente preocupação para a saúde pública no Brasil desde os anos 90 onde passou a ser o principal componente da mortalidade infantil. Apesar do número de óbitos neonatais ter sofrido uma redução substancial, tem se mantido estabilizado em níveis elevados. Essas mortes podem nos indicar a qualidade da assistência de saúde dispensada à gestante e ao recém nascido, uma vez que essa assistência influenciará os futuros eventos neonatais. O objetivo do presente estudo foi identificar os números e as causas de óbitos neonatais por causa não congênita, ocorridos no ano de 2004 na cidade de Maringá-Paraná. Para a coleta de dados, foram utilizadas declarações de óbito fornecidas pelo setor de Epidemiologia deste município. Resultados: o número de óbitos por causa não congênita neste período foi de 23, as causas predominaram: Septicemia 26%, Descolamento Prematuro de Membrana 13%, Choque Cardiogênico 13%, Doenças de Membrana Hialina 13%,Broncoaspiração 9%, Insuficiência Respiratória por Anóxia Neonatal 2%, Complicações Maternas – DHEG 13% e causa desconhecida 4%. Os resultados deste estudo sugerem que à assistência adequada à gestante no período pré-natal é fator determinante que pode subsidiar melhoria na atuação da equipe multiprofissional nas atividades educativas relativas ao incentivo e orientação para a realização do pré-natal, visando prevenir complicações no período pré e pós-parto no binômio mãe e filho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-18T13:00:46Z2021-02-18T13:00:46Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804porPEREIRA, Simone SantanaVICTOR, Ana Cleide Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-19T06:02:03ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
title CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
spellingShingle CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
PEREIRA, Simone Santana
Mortalidade
Causas
Neonatal
title_short CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
title_full CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
title_fullStr CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
title_full_unstemmed CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
title_sort CAUSAS DE ÓBITOS NEONATAIS – NÃO CONGÊNITAS- OCORRIDOS EM MARINGÁ-PR
author PEREIRA, Simone Santana
author_facet PEREIRA, Simone Santana
VICTOR, Ana Cleide Soares
author_role author
author2 VICTOR, Ana Cleide Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Simone Santana
VICTOR, Ana Cleide Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Mortalidade
Causas
Neonatal
topic Mortalidade
Causas
Neonatal
description As mortes neonatais são aquelas que ocorrem a partir do nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, e tem-se apresentado como uma crescente preocupação para a saúde pública no Brasil desde os anos 90 onde passou a ser o principal componente da mortalidade infantil. Apesar do número de óbitos neonatais ter sofrido uma redução substancial, tem se mantido estabilizado em níveis elevados. Essas mortes podem nos indicar a qualidade da assistência de saúde dispensada à gestante e ao recém nascido, uma vez que essa assistência influenciará os futuros eventos neonatais. O objetivo do presente estudo foi identificar os números e as causas de óbitos neonatais por causa não congênita, ocorridos no ano de 2004 na cidade de Maringá-Paraná. Para a coleta de dados, foram utilizadas declarações de óbito fornecidas pelo setor de Epidemiologia deste município. Resultados: o número de óbitos por causa não congênita neste período foi de 23, as causas predominaram: Septicemia 26%, Descolamento Prematuro de Membrana 13%, Choque Cardiogênico 13%, Doenças de Membrana Hialina 13%,Broncoaspiração 9%, Insuficiência Respiratória por Anóxia Neonatal 2%, Complicações Maternas – DHEG 13% e causa desconhecida 4%. Os resultados deste estudo sugerem que à assistência adequada à gestante no período pré-natal é fator determinante que pode subsidiar melhoria na atuação da equipe multiprofissional nas atividades educativas relativas ao incentivo e orientação para a realização do pré-natal, visando prevenir complicações no período pré e pós-parto no binômio mãe e filho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-18T13:00:46Z
2021-02-18T13:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964121939968