OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem. |
id |
UNICESU -1_634f1ddaccbe881dfa8054b689ac4c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3295 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAgentes educacionaisEnsino a distânciaIntermediaçãoProcesso de aprendizagemProfessor mediadorO presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-04T20:31:13Z2019-12-04T20:31:13Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295porLIMA, Luís Felipe BertucciCARVALHO, Daislene Rodrighero deSILVA, Thiago Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:08:39ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA LIMA, Luís Felipe Bertucci Agentes educacionais Ensino a distância Intermediação Processo de aprendizagem Professor mediador |
title_short |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
LIMA, Luís Felipe Bertucci |
author_facet |
LIMA, Luís Felipe Bertucci CARVALHO, Daislene Rodrighero de SILVA, Thiago Oliveira da |
author_role |
author |
author2 |
CARVALHO, Daislene Rodrighero de SILVA, Thiago Oliveira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Luís Felipe Bertucci CARVALHO, Daislene Rodrighero de SILVA, Thiago Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agentes educacionais Ensino a distância Intermediação Processo de aprendizagem Professor mediador |
topic |
Agentes educacionais Ensino a distância Intermediação Processo de aprendizagem Professor mediador |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T20:31:13Z 2019-12-04T20:31:13Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771933484646400 |