OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Luís Felipe Bertucci
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CARVALHO, Daislene Rodrighero de, SILVA, Thiago Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem.
id UNICESU -1_634f1ddaccbe881dfa8054b689ac4c6f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3295
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAAgentes educacionaisEnsino a distânciaIntermediaçãoProcesso de aprendizagemProfessor mediadorO presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-04T20:31:13Z2019-12-04T20:31:13Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295porLIMA, Luís Felipe BertucciCARVALHO, Daislene Rodrighero deSILVA, Thiago Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:08:39ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LIMA, Luís Felipe Bertucci
Agentes educacionais
Ensino a distância
Intermediação
Processo de aprendizagem
Professor mediador
title_short OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO E OS AGENTES ATUANTES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author LIMA, Luís Felipe Bertucci
author_facet LIMA, Luís Felipe Bertucci
CARVALHO, Daislene Rodrighero de
SILVA, Thiago Oliveira da
author_role author
author2 CARVALHO, Daislene Rodrighero de
SILVA, Thiago Oliveira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Luís Felipe Bertucci
CARVALHO, Daislene Rodrighero de
SILVA, Thiago Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes educacionais
Ensino a distância
Intermediação
Processo de aprendizagem
Professor mediador
topic Agentes educacionais
Ensino a distância
Intermediação
Processo de aprendizagem
Professor mediador
description O presente estudo tem como objetivo apresentar as características e a importância dos processos de mediação na modalidade educação a distância, compreendendo a abrangência dos agentes educacionais e propriedades dos ambientes virtuais de aprendizagem. Trata- se de uma compreensão do papel do professor mediador para que o aluno possa construir o conhecimento através das ferramentas disponibilizadas que estimulam a interação entre professor e aluno. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, sobre as principais características desta modalidade de ensino, com o levantamento do histórico da EAD no Brasil, investigando o desempenho do docente na intermediação pedagógica no ensino a distância e a análise do perfil dos agentes educacionais integrantes do processo de ensino. Com o desenvolvimento da pesquisa, levantou- se como resultado a assertividade do papel do professor mediador como fator de influência no processo de aprendizagem, além das diversas ferramentas de mediação pedagógica em EAD que favorecem o modelo da autoaprendizagem por parte dos alunos, em sua busca pelo conhecimento através do processo de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:31:13Z
2019-12-04T20:31:13Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933484646400