LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GRANADO, Gabriel de Araujo, AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches, BERNUCI, Marcelo Picinin, YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma entidade multifatorial relacionada com altos índices de morbimortalidade. Estudos têm demonstrado que adesão ao tratamento depende de uma série de fatores, entre os quais estão idade do paciente e o nível de literacia em saúde, que consiste em colocar em prática o conhecimento adquirido pelo individuo na área da saúde, utilizando-o de forma benéfica, promovendo, assim, efeito direto no processo de preservação da saúde, prevenção de doenças e possíveis complicações. Desse modo, esse projeto objetiva identificar o nível de literacia em saúde dos pacientes idosos portadores de hipertensão arterial cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá. Trata-se de um estudo transversal e quali-quantitativo no qual será aplicado um instrumento sobre Literacia em Saúde (QUEMELO et al., 2017) e duas perguntas abertas relacionadas aos motivos que levam os pacientes a não aderirem ao tratamento. Para tal será realizado cálculo amostral dos pacientes hipertensos, distribuídos nas 30 unidades de saúde da cidade de Maringá-PR. Os dados obtidos serão organizados em planilhas do Excel e receberão tratamento estatístico a partir do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises estatísticas descritivas para descrição das amostras. Para verificar possíveis associações entre a adesão ao tratamento anti-hipertensão e os hábitos de vida, será utilizado o teste do qui-quadrado com auxílio do ambiente estatístico R. Espera-se identificar o nível de literacia em saúde e compreender os motivos que dificultam a adesão à terapia medicamentosa desses pacientes.
id UNICESU -1_63bc62c8bc8760f28ef39e7731d10b1c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3640
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)Adesão ao tratamentoHipertensão arterial em idososLiteracia em saúdeA hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma entidade multifatorial relacionada com altos índices de morbimortalidade. Estudos têm demonstrado que adesão ao tratamento depende de uma série de fatores, entre os quais estão idade do paciente e o nível de literacia em saúde, que consiste em colocar em prática o conhecimento adquirido pelo individuo na área da saúde, utilizando-o de forma benéfica, promovendo, assim, efeito direto no processo de preservação da saúde, prevenção de doenças e possíveis complicações. Desse modo, esse projeto objetiva identificar o nível de literacia em saúde dos pacientes idosos portadores de hipertensão arterial cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá. Trata-se de um estudo transversal e quali-quantitativo no qual será aplicado um instrumento sobre Literacia em Saúde (QUEMELO et al., 2017) e duas perguntas abertas relacionadas aos motivos que levam os pacientes a não aderirem ao tratamento. Para tal será realizado cálculo amostral dos pacientes hipertensos, distribuídos nas 30 unidades de saúde da cidade de Maringá-PR. Os dados obtidos serão organizados em planilhas do Excel e receberão tratamento estatístico a partir do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises estatísticas descritivas para descrição das amostras. Para verificar possíveis associações entre a adesão ao tratamento anti-hipertensão e os hábitos de vida, será utilizado o teste do qui-quadrado com auxílio do ambiente estatístico R. Espera-se identificar o nível de literacia em saúde e compreender os motivos que dificultam a adesão à terapia medicamentosa desses pacientes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-13T13:59:01Z2019-12-13T13:59:01Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640porMALACRIDA, Bianca Maria de AlmeidaGRANADO, Gabriel de AraujoAMADOR, Jenifer Fernanda SanchesBERNUCI, Marcelo PicininYAMAGUCHI, Mirian Uedainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:19:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
title LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
spellingShingle LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
Adesão ao tratamento
Hipertensão arterial em idosos
Literacia em saúde
title_short LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
title_full LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
title_fullStr LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
title_full_unstemmed LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
title_sort LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
author MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
author_facet MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
GRANADO, Gabriel de Araujo
AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author_role author
author2 GRANADO, Gabriel de Araujo
AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
GRANADO, Gabriel de Araujo
AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
dc.subject.por.fl_str_mv Adesão ao tratamento
Hipertensão arterial em idosos
Literacia em saúde
topic Adesão ao tratamento
Hipertensão arterial em idosos
Literacia em saúde
description A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma entidade multifatorial relacionada com altos índices de morbimortalidade. Estudos têm demonstrado que adesão ao tratamento depende de uma série de fatores, entre os quais estão idade do paciente e o nível de literacia em saúde, que consiste em colocar em prática o conhecimento adquirido pelo individuo na área da saúde, utilizando-o de forma benéfica, promovendo, assim, efeito direto no processo de preservação da saúde, prevenção de doenças e possíveis complicações. Desse modo, esse projeto objetiva identificar o nível de literacia em saúde dos pacientes idosos portadores de hipertensão arterial cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá. Trata-se de um estudo transversal e quali-quantitativo no qual será aplicado um instrumento sobre Literacia em Saúde (QUEMELO et al., 2017) e duas perguntas abertas relacionadas aos motivos que levam os pacientes a não aderirem ao tratamento. Para tal será realizado cálculo amostral dos pacientes hipertensos, distribuídos nas 30 unidades de saúde da cidade de Maringá-PR. Os dados obtidos serão organizados em planilhas do Excel e receberão tratamento estatístico a partir do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises estatísticas descritivas para descrição das amostras. Para verificar possíveis associações entre a adesão ao tratamento anti-hipertensão e os hábitos de vida, será utilizado o teste do qui-quadrado com auxílio do ambiente estatístico R. Espera-se identificar o nível de literacia em saúde e compreender os motivos que dificultam a adesão à terapia medicamentosa desses pacientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T13:59:01Z
2019-12-13T13:59:01Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941978112000