O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Janus Micael Targa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: VIDOTI, Valéria Apa, SIMM, Wagner, LOPES, Lucas Kleber Cazula
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3925
Resumo: A disfunção temporomandibular refere- se a um conjunto de sinais e sintomas que causam alterações na articulação temporomandibular, nos músculos mastigatórios e nas estruturas adjacentes. Essas alterações afetam grande parte da população em geral, interferindo na sua qualidade de vida. O objetivo dessa pesquisa é investigar e avaliar o impacto das disfunções temporomandibulares na qualidade de vida dos pacientes que frequentam a clínica do projeto de extensão EMDORF (Equipe Multidisciplinar de Dor Orofacial, da Unicesumar), utilizando o teste Prism (Representação Pictórica de Doença e Auto medida), comparando os resultados dentre os gêneros, diferentes faixas etárias, e diagnósticos obtidos através do Research Diagnostic Criteria – RDC/TMD- eixo I. Os dados coletados serão analisados estatisticamente e distribuídos em gráficos, demonstrando o impacto da disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM/DOF) na qualidade de vida dos pacientes. As disfunções,devido a sua alta incidência na população, passaram a ser um objeto de estudo de grande importância na área da saúde, proporcionando maior homeostasia e bem - estar à população. Desta forma,ao se identificar a relação da DTM/DOF com a qualidade de vida e ao determinar o impacto do problema na mesma, se poderá verificar o quanto que o problema afeta negativamente a vida dos indivíduos, demonstrando ser um quadro de saúde pública, pela influência direta na condição e na qualidade de vida das pessoas.
id UNICESU -1_6604d4c1fad7f624371351fea349f142
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3925
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDAArticulação temporomandibularDor facialPerfil de impacto da doençaQualidade de vidaA disfunção temporomandibular refere- se a um conjunto de sinais e sintomas que causam alterações na articulação temporomandibular, nos músculos mastigatórios e nas estruturas adjacentes. Essas alterações afetam grande parte da população em geral, interferindo na sua qualidade de vida. O objetivo dessa pesquisa é investigar e avaliar o impacto das disfunções temporomandibulares na qualidade de vida dos pacientes que frequentam a clínica do projeto de extensão EMDORF (Equipe Multidisciplinar de Dor Orofacial, da Unicesumar), utilizando o teste Prism (Representação Pictórica de Doença e Auto medida), comparando os resultados dentre os gêneros, diferentes faixas etárias, e diagnósticos obtidos através do Research Diagnostic Criteria – RDC/TMD- eixo I. Os dados coletados serão analisados estatisticamente e distribuídos em gráficos, demonstrando o impacto da disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM/DOF) na qualidade de vida dos pacientes. As disfunções,devido a sua alta incidência na população, passaram a ser um objeto de estudo de grande importância na área da saúde, proporcionando maior homeostasia e bem - estar à população. Desta forma,ao se identificar a relação da DTM/DOF com a qualidade de vida e ao determinar o impacto do problema na mesma, se poderá verificar o quanto que o problema afeta negativamente a vida dos indivíduos, demonstrando ser um quadro de saúde pública, pela influência direta na condição e na qualidade de vida das pessoas.UniCesumar2020-01-07T18:20:28Z2020-01-07T18:20:28Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3925otherFERREIRA, Janus Micael TargaVIDOTI, Valéria ApaSIMM, WagnerLOPES, Lucas Kleber Cazulareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:00:57.073Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
title O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
spellingShingle O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
FERREIRA, Janus Micael Targa
Articulação temporomandibular
Dor facial
Perfil de impacto da doença
Qualidade de vida
title_short O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
title_full O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
title_fullStr O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
title_full_unstemmed O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
title_sort O IMPACTO DA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E DA DOR OROFACIAL NA QUALIDADE DE VIDA
author FERREIRA, Janus Micael Targa
author_facet FERREIRA, Janus Micael Targa
VIDOTI, Valéria Apa
SIMM, Wagner
LOPES, Lucas Kleber Cazula
author_role author
author2 VIDOTI, Valéria Apa
SIMM, Wagner
LOPES, Lucas Kleber Cazula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Janus Micael Targa
VIDOTI, Valéria Apa
SIMM, Wagner
LOPES, Lucas Kleber Cazula
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação temporomandibular
Dor facial
Perfil de impacto da doença
Qualidade de vida
topic Articulação temporomandibular
Dor facial
Perfil de impacto da doença
Qualidade de vida
dc.description.none.fl_txt_mv A disfunção temporomandibular refere- se a um conjunto de sinais e sintomas que causam alterações na articulação temporomandibular, nos músculos mastigatórios e nas estruturas adjacentes. Essas alterações afetam grande parte da população em geral, interferindo na sua qualidade de vida. O objetivo dessa pesquisa é investigar e avaliar o impacto das disfunções temporomandibulares na qualidade de vida dos pacientes que frequentam a clínica do projeto de extensão EMDORF (Equipe Multidisciplinar de Dor Orofacial, da Unicesumar), utilizando o teste Prism (Representação Pictórica de Doença e Auto medida), comparando os resultados dentre os gêneros, diferentes faixas etárias, e diagnósticos obtidos através do Research Diagnostic Criteria – RDC/TMD- eixo I. Os dados coletados serão analisados estatisticamente e distribuídos em gráficos, demonstrando o impacto da disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM/DOF) na qualidade de vida dos pacientes. As disfunções,devido a sua alta incidência na população, passaram a ser um objeto de estudo de grande importância na área da saúde, proporcionando maior homeostasia e bem - estar à população. Desta forma,ao se identificar a relação da DTM/DOF com a qualidade de vida e ao determinar o impacto do problema na mesma, se poderá verificar o quanto que o problema afeta negativamente a vida dos indivíduos, demonstrando ser um quadro de saúde pública, pela influência direta na condição e na qualidade de vida das pessoas.
description A disfunção temporomandibular refere- se a um conjunto de sinais e sintomas que causam alterações na articulação temporomandibular, nos músculos mastigatórios e nas estruturas adjacentes. Essas alterações afetam grande parte da população em geral, interferindo na sua qualidade de vida. O objetivo dessa pesquisa é investigar e avaliar o impacto das disfunções temporomandibulares na qualidade de vida dos pacientes que frequentam a clínica do projeto de extensão EMDORF (Equipe Multidisciplinar de Dor Orofacial, da Unicesumar), utilizando o teste Prism (Representação Pictórica de Doença e Auto medida), comparando os resultados dentre os gêneros, diferentes faixas etárias, e diagnósticos obtidos através do Research Diagnostic Criteria – RDC/TMD- eixo I. Os dados coletados serão analisados estatisticamente e distribuídos em gráficos, demonstrando o impacto da disfunção temporomandibular e dor orofacial (DTM/DOF) na qualidade de vida dos pacientes. As disfunções,devido a sua alta incidência na população, passaram a ser um objeto de estudo de grande importância na área da saúde, proporcionando maior homeostasia e bem - estar à população. Desta forma,ao se identificar a relação da DTM/DOF com a qualidade de vida e ao determinar o impacto do problema na mesma, se poderá verificar o quanto que o problema afeta negativamente a vida dos indivíduos, demonstrando ser um quadro de saúde pública, pela influência direta na condição e na qualidade de vida das pessoas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-07T18:20:28Z
2020-01-07T18:20:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3925
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3925
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615568654336