DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinélli, Wélyta Da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Sarah Tavares Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1556
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo trazer uma reflexão acerca do instituto da adoção, especificamente a adoção tardia, as limitações trazidas pelos pretendentes à adoção nos perfis de crianças desejadas, as dificuldades em tornar efetiva a adoção tardia no Brasil. Busca-se uma abordagem quanto ao sistema de adoção no ordenamento jurídico brasileiro, bem como os princípios relacionados ao tema. Inicialmente serão apresentados os princípios basilares quanto à proteção da criança e do adolescente bem como os direitos pertinentes a estes menores de idade, as violações e privações sofridas em detrimento do abandono e do descaso social desses menores de idade. Também será tratada nesta pesquisa as normas quanto ao processo de adoção nacional e internacional, bem como as alterações trazidas com a nova Lei da adoção: n. 12.010/2009 e suas consequências no atual processo de adoção. Essa lei trouxe consigo diversos dispositivos para acelerar o processo de adoção das crianças e adolescentes que já se encontram com uma idade, considerada mais “avançada”, em prol de que estes tenham melhores condições de serem inseridos em um novo núcleo familiar, e gozar enfim do seu direito constitucional: o direito a convivência familiar. Busca-se, também, esclarecer e auxiliar na desmistificação dos pré-conceitos ainda presentes na sociedade, à adoção tardia carece de grande atenção por parte do Estado, bem como por parte da sociedade.
id UNICESU -1_668097aec730a4e9ab8537486f325ce3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1556
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTEAdoçãoAdoção tardiaPreconceitoInstitucionalizaçãoA presente pesquisa tem por objetivo trazer uma reflexão acerca do instituto da adoção, especificamente a adoção tardia, as limitações trazidas pelos pretendentes à adoção nos perfis de crianças desejadas, as dificuldades em tornar efetiva a adoção tardia no Brasil. Busca-se uma abordagem quanto ao sistema de adoção no ordenamento jurídico brasileiro, bem como os princípios relacionados ao tema. Inicialmente serão apresentados os princípios basilares quanto à proteção da criança e do adolescente bem como os direitos pertinentes a estes menores de idade, as violações e privações sofridas em detrimento do abandono e do descaso social desses menores de idade. Também será tratada nesta pesquisa as normas quanto ao processo de adoção nacional e internacional, bem como as alterações trazidas com a nova Lei da adoção: n. 12.010/2009 e suas consequências no atual processo de adoção. Essa lei trouxe consigo diversos dispositivos para acelerar o processo de adoção das crianças e adolescentes que já se encontram com uma idade, considerada mais “avançada”, em prol de que estes tenham melhores condições de serem inseridos em um novo núcleo familiar, e gozar enfim do seu direito constitucional: o direito a convivência familiar. Busca-se, também, esclarecer e auxiliar na desmistificação dos pré-conceitos ainda presentes na sociedade, à adoção tardia carece de grande atenção por parte do Estado, bem como por parte da sociedade.Unicesumar2019-08-13T20:34:29Z2019-08-13T20:34:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1556otherMartinélli, Wélyta Da SilvaSilva, Sarah Tavares Lopes dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:54:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:54:54.753Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
title DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
spellingShingle DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Martinélli, Wélyta Da Silva
Adoção
Adoção tardia
Preconceito
Institucionalização
title_short DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
title_full DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
title_fullStr DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
title_full_unstemmed DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
title_sort DA ADOÇÃO TARDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO BEM ESTAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
author Martinélli, Wélyta Da Silva
author_facet Martinélli, Wélyta Da Silva
Silva, Sarah Tavares Lopes da
author_role author
author2 Silva, Sarah Tavares Lopes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinélli, Wélyta Da Silva
Silva, Sarah Tavares Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Adoção
Adoção tardia
Preconceito
Institucionalização
topic Adoção
Adoção tardia
Preconceito
Institucionalização
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa tem por objetivo trazer uma reflexão acerca do instituto da adoção, especificamente a adoção tardia, as limitações trazidas pelos pretendentes à adoção nos perfis de crianças desejadas, as dificuldades em tornar efetiva a adoção tardia no Brasil. Busca-se uma abordagem quanto ao sistema de adoção no ordenamento jurídico brasileiro, bem como os princípios relacionados ao tema. Inicialmente serão apresentados os princípios basilares quanto à proteção da criança e do adolescente bem como os direitos pertinentes a estes menores de idade, as violações e privações sofridas em detrimento do abandono e do descaso social desses menores de idade. Também será tratada nesta pesquisa as normas quanto ao processo de adoção nacional e internacional, bem como as alterações trazidas com a nova Lei da adoção: n. 12.010/2009 e suas consequências no atual processo de adoção. Essa lei trouxe consigo diversos dispositivos para acelerar o processo de adoção das crianças e adolescentes que já se encontram com uma idade, considerada mais “avançada”, em prol de que estes tenham melhores condições de serem inseridos em um novo núcleo familiar, e gozar enfim do seu direito constitucional: o direito a convivência familiar. Busca-se, também, esclarecer e auxiliar na desmistificação dos pré-conceitos ainda presentes na sociedade, à adoção tardia carece de grande atenção por parte do Estado, bem como por parte da sociedade.
description A presente pesquisa tem por objetivo trazer uma reflexão acerca do instituto da adoção, especificamente a adoção tardia, as limitações trazidas pelos pretendentes à adoção nos perfis de crianças desejadas, as dificuldades em tornar efetiva a adoção tardia no Brasil. Busca-se uma abordagem quanto ao sistema de adoção no ordenamento jurídico brasileiro, bem como os princípios relacionados ao tema. Inicialmente serão apresentados os princípios basilares quanto à proteção da criança e do adolescente bem como os direitos pertinentes a estes menores de idade, as violações e privações sofridas em detrimento do abandono e do descaso social desses menores de idade. Também será tratada nesta pesquisa as normas quanto ao processo de adoção nacional e internacional, bem como as alterações trazidas com a nova Lei da adoção: n. 12.010/2009 e suas consequências no atual processo de adoção. Essa lei trouxe consigo diversos dispositivos para acelerar o processo de adoção das crianças e adolescentes que já se encontram com uma idade, considerada mais “avançada”, em prol de que estes tenham melhores condições de serem inseridos em um novo núcleo familiar, e gozar enfim do seu direito constitucional: o direito a convivência familiar. Busca-se, também, esclarecer e auxiliar na desmistificação dos pré-conceitos ainda presentes na sociedade, à adoção tardia carece de grande atenção por parte do Estado, bem como por parte da sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T20:34:29Z
2019-08-13T20:34:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1556
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1556
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948595480035328