ORTOGRAFIA: CONTRADIÇÃO ENTRE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CEZAR, Kelly Priscilla Lóddo
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: CALSA, Prof.a Dr.a Geiva Carolina, ROMUALDO, Prof. Dr. Edson Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6697
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a ocorrência de erros e acertos em acentuação gráfica de vocábulos isolados em 30 alunos de 5a série de uma escola pública do município de Maringá/PR. Para tanto, foi aplicado um teste de acentuação gráfica com dez palavras: duas oxítonas acentuadas, duas oxítonas não acentuadas, duas paroxítonas acentuadas, duas paroxítonas não acentuadas e duas proparoxítonas. O teste foi aplicado em dois momentos: o primeiro, em um balão de palavras no qual foram escritas palavras sem nenhum acento gráfico e foi solicitado aos alunos que colocassem ou não o acento. No segundo, as mesmas palavras foram ditadas em meio a frases. Os resultados revelaram que os alunos acentuam de forma distinta as mesmas palavras apresentadas em exercícios diferentes. Essa contradição evidencia a confusão conceitual e procedimental dos alunos em relação à língua oral e escrita. Isso significa que os alunos não compreendem o processo de acentuação gráfica como uma norma ortográfica. Esses dados destacam a importância de investigação sobre a natureza e as características do processo de ensino e aprendizagem de ortografia, pois a escola parece não estar favorecendo a diferenciação entre a oralidade e escrita presentes nos conteúdos investigados.
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