EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTO, Alessandra Beggiato
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos, D'ELAQUA, Marco Antônio, PAÍFICO, Tatiane da Silva, MARTINS, Raquel de Melo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5764
Resumo: A manutenção do equilíbrio corporal demanda atenção para sua realização. Quanto mais complexa a postura adotada (i.e., menor base de suporte), maior é a demanda de atenção necessária para a manutenção do equilíbrio. O tempo de reação (TR) é uma das medidas mais comum para a análise da atenção. Desta forma, foi analisado o efeito de diferentes posturas sobre a demanda de atenção. Para isso, 16 universitários, idade média 21,87, (DP=4,71), responderam ao software de TR de escolha “Reaction Time” (Okazaki,2010). A tarefa consistia em responder 5 vezes o mais rápido possível à estímulos visuais (TR simples e duplo) nas seguintes posturas de bases de suporte: deitado, sentado, unipodal, bipodal, tandem e semi-tandem. O TR foi mensurado pressionando um botão de um dispositivo quando um estímulo visual aparecia em uma tela de computador. Foi feita a análise descritiva pela média e desvio padrão do TR. Cada base de suporte analisada foi comparada por meio de uma ANOVA two way com nível de significância de P≤0,05. Houve maior TR na situação com dois estímulos de resposta (TR duplo), em comparação ao TR simples. Não houve diferença significativa em relação às posturas analisadas, uma vez que na realização de uma tarefa simples de apertar o botão ao estímulo, a tarefa motora pode ter sido simples não tanta requerendo atenção do participante. Assim, é possível confirmar que o TR aumenta com o aumento de estímulos recebidos, porém se torna indiferente em relação à base de suporte que o indivíduo se encontra.
id UNICESU -1_6708bb207aa53e681528b79011da4a3d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5764
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃOBases de suporteEstímulos visuaisTempo de reaçãoA manutenção do equilíbrio corporal demanda atenção para sua realização. Quanto mais complexa a postura adotada (i.e., menor base de suporte), maior é a demanda de atenção necessária para a manutenção do equilíbrio. O tempo de reação (TR) é uma das medidas mais comum para a análise da atenção. Desta forma, foi analisado o efeito de diferentes posturas sobre a demanda de atenção. Para isso, 16 universitários, idade média 21,87, (DP=4,71), responderam ao software de TR de escolha “Reaction Time” (Okazaki,2010). A tarefa consistia em responder 5 vezes o mais rápido possível à estímulos visuais (TR simples e duplo) nas seguintes posturas de bases de suporte: deitado, sentado, unipodal, bipodal, tandem e semi-tandem. O TR foi mensurado pressionando um botão de um dispositivo quando um estímulo visual aparecia em uma tela de computador. Foi feita a análise descritiva pela média e desvio padrão do TR. Cada base de suporte analisada foi comparada por meio de uma ANOVA two way com nível de significância de P≤0,05. Houve maior TR na situação com dois estímulos de resposta (TR duplo), em comparação ao TR simples. Não houve diferença significativa em relação às posturas analisadas, uma vez que na realização de uma tarefa simples de apertar o botão ao estímulo, a tarefa motora pode ter sido simples não tanta requerendo atenção do participante. Assim, é possível confirmar que o TR aumenta com o aumento de estímulos recebidos, porém se torna indiferente em relação à base de suporte que o indivíduo se encontra.UniCesumar2020-05-05T18:07:04Z2020-05-05T18:07:04Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5764otherPORTO, Alessandra BeggiatoSANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dosD'ELAQUA, Marco AntônioPAÍFICO, Tatiane da SilvaMARTINS, Raquel de Meloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:35Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:40.661Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
title EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
spellingShingle EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
PORTO, Alessandra Beggiato
Bases de suporte
Estímulos visuais
Tempo de reação
title_short EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
title_full EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
title_fullStr EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
title_full_unstemmed EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
title_sort EFEITO DE DIFERENTES POSTURAS SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
author PORTO, Alessandra Beggiato
author_facet PORTO, Alessandra Beggiato
SANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos
D'ELAQUA, Marco Antônio
PAÍFICO, Tatiane da Silva
MARTINS, Raquel de Melo
author_role author
author2 SANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos
D'ELAQUA, Marco Antônio
PAÍFICO, Tatiane da Silva
MARTINS, Raquel de Melo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PORTO, Alessandra Beggiato
SANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos
D'ELAQUA, Marco Antônio
PAÍFICO, Tatiane da Silva
MARTINS, Raquel de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Bases de suporte
Estímulos visuais
Tempo de reação
topic Bases de suporte
Estímulos visuais
Tempo de reação
dc.description.none.fl_txt_mv A manutenção do equilíbrio corporal demanda atenção para sua realização. Quanto mais complexa a postura adotada (i.e., menor base de suporte), maior é a demanda de atenção necessária para a manutenção do equilíbrio. O tempo de reação (TR) é uma das medidas mais comum para a análise da atenção. Desta forma, foi analisado o efeito de diferentes posturas sobre a demanda de atenção. Para isso, 16 universitários, idade média 21,87, (DP=4,71), responderam ao software de TR de escolha “Reaction Time” (Okazaki,2010). A tarefa consistia em responder 5 vezes o mais rápido possível à estímulos visuais (TR simples e duplo) nas seguintes posturas de bases de suporte: deitado, sentado, unipodal, bipodal, tandem e semi-tandem. O TR foi mensurado pressionando um botão de um dispositivo quando um estímulo visual aparecia em uma tela de computador. Foi feita a análise descritiva pela média e desvio padrão do TR. Cada base de suporte analisada foi comparada por meio de uma ANOVA two way com nível de significância de P≤0,05. Houve maior TR na situação com dois estímulos de resposta (TR duplo), em comparação ao TR simples. Não houve diferença significativa em relação às posturas analisadas, uma vez que na realização de uma tarefa simples de apertar o botão ao estímulo, a tarefa motora pode ter sido simples não tanta requerendo atenção do participante. Assim, é possível confirmar que o TR aumenta com o aumento de estímulos recebidos, porém se torna indiferente em relação à base de suporte que o indivíduo se encontra.
description A manutenção do equilíbrio corporal demanda atenção para sua realização. Quanto mais complexa a postura adotada (i.e., menor base de suporte), maior é a demanda de atenção necessária para a manutenção do equilíbrio. O tempo de reação (TR) é uma das medidas mais comum para a análise da atenção. Desta forma, foi analisado o efeito de diferentes posturas sobre a demanda de atenção. Para isso, 16 universitários, idade média 21,87, (DP=4,71), responderam ao software de TR de escolha “Reaction Time” (Okazaki,2010). A tarefa consistia em responder 5 vezes o mais rápido possível à estímulos visuais (TR simples e duplo) nas seguintes posturas de bases de suporte: deitado, sentado, unipodal, bipodal, tandem e semi-tandem. O TR foi mensurado pressionando um botão de um dispositivo quando um estímulo visual aparecia em uma tela de computador. Foi feita a análise descritiva pela média e desvio padrão do TR. Cada base de suporte analisada foi comparada por meio de uma ANOVA two way com nível de significância de P≤0,05. Houve maior TR na situação com dois estímulos de resposta (TR duplo), em comparação ao TR simples. Não houve diferença significativa em relação às posturas analisadas, uma vez que na realização de uma tarefa simples de apertar o botão ao estímulo, a tarefa motora pode ter sido simples não tanta requerendo atenção do participante. Assim, é possível confirmar que o TR aumenta com o aumento de estímulos recebidos, porém se torna indiferente em relação à base de suporte que o indivíduo se encontra.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-05-05T18:07:04Z
2020-05-05T18:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5764
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5764
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948606494277632