EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO E AS AÇÕES DE RETENÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FUJIKAWA, Patricia Satie
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MARTINS, Carolina Zavadzki, BATALLINI, Cristiane Sousa da Silva, MEDERS, Cristiane de Fátima, KOLM, Aliciane
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2899
Resumo: A evasão é uma das preocupações das Instituições de Ensino Superior, principalmente das que oferecem cursos na modalidade a distância. Portanto, o objetivo desse artigo é apresentar as causas da evasão em um curso de graduação na modalidade a distância e apresentar as principais ações de retenção adotadas no curso. Com o propósito de alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa. Para fazer a coleta de dado s foram utilizados documentos (relatórios) disponíveis no sistema online da instituição e uma entrevista com o gestor do curso. Nessa pesquisa foi possível constatar que as principais causas da evasão no curso pesquisado são as seguintes: conciliar o trabalho com os estudos e a questão financeira do discente. Além disso, também foi possível identificar que a principal ação de retenção adotada no curso se refere a criação de vínculo do discente com o curso, por meio do papel do tutor.
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