DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAZAVECHIA, William Robson
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530
Resumo: O presente texto, resultado da pesquisa realizada com vistas a atingir o objetivo de elucidar a transição ocorrida na organização social, política e religiosa em Israel, perfaz o caminho proposto pela historiografia conforme autores que se debruçaram sobre o tema. Israel tem sua história como norteadora de sua própria identidade e, portanto, a desenvolvimento tem por finalidade reconhecer com maior acuidade os detalhes sob os quais poderíamos estabelecer critérios dessa trajetória demarcando a transição de um período ao outro. Tal transição repercute diretamente na formulação dos textos bíblicos e do imaginário religioso e por isso sua importância para a compreensão destes produtos emergentes do contexto. Sendo assim, podemos afirmar que a complexidade que envolve toda a formação da sociedade do Israel tribal e seu posterior desenvolvimento faz dos textos que testemunham esses períodos grandes fontes de reflexões teológicas e ricas fontes historiográficas. Foi a partir dessa preocupação que foram escritos. O objetivo era o de testemunhar o agir de Iahweh na história de seu povo. Fé em Iahweh que foi, em ambos os períodos abordados aqui, fator ideológico de unificação. Esse processo de unificação não se deu por completo até o reinado de Saul. Foi somente com Davi, que o Estado adquiriu estrutura suficiente para centralizar o culto em Iahweh, portanto, se estabelecer como monarquia.
id UNICESU -1_6a8750433f3c17cceef5f929ac1b556c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2530
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAELPeríodo do juízesTransiçãoInstituição da monarquiaO presente texto, resultado da pesquisa realizada com vistas a atingir o objetivo de elucidar a transição ocorrida na organização social, política e religiosa em Israel, perfaz o caminho proposto pela historiografia conforme autores que se debruçaram sobre o tema. Israel tem sua história como norteadora de sua própria identidade e, portanto, a desenvolvimento tem por finalidade reconhecer com maior acuidade os detalhes sob os quais poderíamos estabelecer critérios dessa trajetória demarcando a transição de um período ao outro. Tal transição repercute diretamente na formulação dos textos bíblicos e do imaginário religioso e por isso sua importância para a compreensão destes produtos emergentes do contexto. Sendo assim, podemos afirmar que a complexidade que envolve toda a formação da sociedade do Israel tribal e seu posterior desenvolvimento faz dos textos que testemunham esses períodos grandes fontes de reflexões teológicas e ricas fontes historiográficas. Foi a partir dessa preocupação que foram escritos. O objetivo era o de testemunhar o agir de Iahweh na história de seu povo. Fé em Iahweh que foi, em ambos os períodos abordados aqui, fator ideológico de unificação. Esse processo de unificação não se deu por completo até o reinado de Saul. Foi somente com Davi, que o Estado adquiriu estrutura suficiente para centralizar o culto em Iahweh, portanto, se estabelecer como monarquia.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T13:24:52Z2019-11-06T13:24:52Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530porCAZAVECHIA, William Robsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:43:13ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
title DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
spellingShingle DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
CAZAVECHIA, William Robson
Período do juízes
Transição
Instituição da monarquia
title_short DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
title_full DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
title_fullStr DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
title_full_unstemmed DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
title_sort DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
author CAZAVECHIA, William Robson
author_facet CAZAVECHIA, William Robson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAZAVECHIA, William Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Período do juízes
Transição
Instituição da monarquia
topic Período do juízes
Transição
Instituição da monarquia
description O presente texto, resultado da pesquisa realizada com vistas a atingir o objetivo de elucidar a transição ocorrida na organização social, política e religiosa em Israel, perfaz o caminho proposto pela historiografia conforme autores que se debruçaram sobre o tema. Israel tem sua história como norteadora de sua própria identidade e, portanto, a desenvolvimento tem por finalidade reconhecer com maior acuidade os detalhes sob os quais poderíamos estabelecer critérios dessa trajetória demarcando a transição de um período ao outro. Tal transição repercute diretamente na formulação dos textos bíblicos e do imaginário religioso e por isso sua importância para a compreensão destes produtos emergentes do contexto. Sendo assim, podemos afirmar que a complexidade que envolve toda a formação da sociedade do Israel tribal e seu posterior desenvolvimento faz dos textos que testemunham esses períodos grandes fontes de reflexões teológicas e ricas fontes historiográficas. Foi a partir dessa preocupação que foram escritos. O objetivo era o de testemunhar o agir de Iahweh na história de seu povo. Fé em Iahweh que foi, em ambos os períodos abordados aqui, fator ideológico de unificação. Esse processo de unificação não se deu por completo até o reinado de Saul. Foi somente com Davi, que o Estado adquiriu estrutura suficiente para centralizar o culto em Iahweh, portanto, se estabelecer como monarquia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T13:24:52Z
2019-11-06T13:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771968114917377