ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MILANI, Rute Grossi, RODRIGUES, Samara Suellen, GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2624
Resumo: Atualmente a produção de lixo urbano vem crescendo em grande proporção, até mais que a população, causando grandes impactos sobre o meio ambiente. Na sociedade atual, a relação do ser humano com o meio ambiente tem sido estudada por várias áreas, inclusive a Psicologia Ambiental. Ela estuda a forma como o ser humano age sobre o meio e a influência que este tem sobre o comportamento do ser humano, além de crenças ambientais que guiam o comportamento humano em relação ao meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo conhecer as crenças ambientais de estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Maringá-PR, matriculados no ano de 2015, através da aplicação da Escala de Crenças Ambientais e também um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 59 estudantes de ambos os sexos e de idades entre 20 e 55 anos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram um uma média nas questões que se referiam às crenças ecocêntricas, o que significa que se consideram parte integrante da natureza, fato esse que colabora para que ajam com responsabilidade sobre o meio. Este estudo pode contribuir para a criação de estratégias de educação ambiental no contexto universitário para que cada vez mais o ser humano se sinta responsável pelo meio ambiente.
id UNICESU -1_6bea93a214a5c6cbb530ce5faf02b579
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2624
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIAPsicologia ambientalCrenças ambientaisLixo urbanoAtualmente a produção de lixo urbano vem crescendo em grande proporção, até mais que a população, causando grandes impactos sobre o meio ambiente. Na sociedade atual, a relação do ser humano com o meio ambiente tem sido estudada por várias áreas, inclusive a Psicologia Ambiental. Ela estuda a forma como o ser humano age sobre o meio e a influência que este tem sobre o comportamento do ser humano, além de crenças ambientais que guiam o comportamento humano em relação ao meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo conhecer as crenças ambientais de estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Maringá-PR, matriculados no ano de 2015, através da aplicação da Escala de Crenças Ambientais e também um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 59 estudantes de ambos os sexos e de idades entre 20 e 55 anos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram um uma média nas questões que se referiam às crenças ecocêntricas, o que significa que se consideram parte integrante da natureza, fato esse que colabora para que ajam com responsabilidade sobre o meio. Este estudo pode contribuir para a criação de estratégias de educação ambiental no contexto universitário para que cada vez mais o ser humano se sinta responsável pelo meio ambiente.UniCesumar2019-11-08T13:52:24Z2019-11-08T13:52:24Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2624otherSILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti daMILANI, Rute GrossiRODRIGUES, Samara SuellenGREINERT, Bruna Rafaele Milhorinireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:19.653Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
spellingShingle ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
SILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti da
Psicologia ambiental
Crenças ambientais
Lixo urbano
title_short ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_fullStr ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
title_sort ANÁLISE DAS CRENÇAS AMBIENTAIS DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
author SILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti da
author_facet SILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti da
MILANI, Rute Grossi
RODRIGUES, Samara Suellen
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
author_role author
author2 MILANI, Rute Grossi
RODRIGUES, Samara Suellen
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ana Luiza Cabrera Capeloti da
MILANI, Rute Grossi
RODRIGUES, Samara Suellen
GREINERT, Bruna Rafaele Milhorini
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia ambiental
Crenças ambientais
Lixo urbano
topic Psicologia ambiental
Crenças ambientais
Lixo urbano
dc.description.none.fl_txt_mv Atualmente a produção de lixo urbano vem crescendo em grande proporção, até mais que a população, causando grandes impactos sobre o meio ambiente. Na sociedade atual, a relação do ser humano com o meio ambiente tem sido estudada por várias áreas, inclusive a Psicologia Ambiental. Ela estuda a forma como o ser humano age sobre o meio e a influência que este tem sobre o comportamento do ser humano, além de crenças ambientais que guiam o comportamento humano em relação ao meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo conhecer as crenças ambientais de estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Maringá-PR, matriculados no ano de 2015, através da aplicação da Escala de Crenças Ambientais e também um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 59 estudantes de ambos os sexos e de idades entre 20 e 55 anos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram um uma média nas questões que se referiam às crenças ecocêntricas, o que significa que se consideram parte integrante da natureza, fato esse que colabora para que ajam com responsabilidade sobre o meio. Este estudo pode contribuir para a criação de estratégias de educação ambiental no contexto universitário para que cada vez mais o ser humano se sinta responsável pelo meio ambiente.
description Atualmente a produção de lixo urbano vem crescendo em grande proporção, até mais que a população, causando grandes impactos sobre o meio ambiente. Na sociedade atual, a relação do ser humano com o meio ambiente tem sido estudada por várias áreas, inclusive a Psicologia Ambiental. Ela estuda a forma como o ser humano age sobre o meio e a influência que este tem sobre o comportamento do ser humano, além de crenças ambientais que guiam o comportamento humano em relação ao meio ambiente. Esse estudo teve como objetivo conhecer as crenças ambientais de estudantes de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior Maringá-PR, matriculados no ano de 2015, através da aplicação da Escala de Crenças Ambientais e também um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 59 estudantes de ambos os sexos e de idades entre 20 e 55 anos. Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram um uma média nas questões que se referiam às crenças ecocêntricas, o que significa que se consideram parte integrante da natureza, fato esse que colabora para que ajam com responsabilidade sobre o meio. Este estudo pode contribuir para a criação de estratégias de educação ambiental no contexto universitário para que cada vez mais o ser humano se sinta responsável pelo meio ambiente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-08T13:52:24Z
2019-11-08T13:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2624
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2624
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616753545216