TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERMINO, Lilian de Souza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: RUBIO, Andressa Jenifer, RIBEIRO, Rosa Maria, BELTRAN, Gabriel Bergamasco
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2717
Resumo: A disponibilização da água, recurso essencial à manutenção de toda forma de vida, está escasseando dia a dia. E um agravante a esse quadro é a degradação desse bem que está se intensificando a cada dia, mesmo sendo de conhecimento de muitos que a saúde tem relação direta com as águas. Estas, quando degradadas, constituem um dos maiores veículos de contaminação humana, acarretando doenças parasitárias e infecciosas; o que demanda tratamento antes do seu uso. Tradicionalmente o tratamento passa pela coagulação com sais de alumínio, para reduzir, pela decantação/filtração, os contaminantes. Porém, o remanescente em alumínio desse tratamento pode causar problemas na saúde humana, tais como o mal de Alzheimer. Assim este projeto visa fazer um trabalho comparativo entre o uso do sulfato de alumínio e um coagulante natural e alternativo, a semente da Moringa Oleífera (MO), já que vários estudos laboratoriais desta semente com águas brutas têm mostrado que a Moringa possui propriedades coagulantes efetivas e que elas não são tóxicas a humanos e animais. A cor e a turbidez remanescentes das águas em estudo serão analisadas, em ambos os testes dos coagulantes, para se comparar a efetividade de cada tratamento, convencional e alternativo.
id UNICESU -1_6cae31728fd25e5a783ed22a54eb6153
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2717
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVOSaúde humanaSustentabilidade ambientalTratamento alternativo de águasA disponibilização da água, recurso essencial à manutenção de toda forma de vida, está escasseando dia a dia. E um agravante a esse quadro é a degradação desse bem que está se intensificando a cada dia, mesmo sendo de conhecimento de muitos que a saúde tem relação direta com as águas. Estas, quando degradadas, constituem um dos maiores veículos de contaminação humana, acarretando doenças parasitárias e infecciosas; o que demanda tratamento antes do seu uso. Tradicionalmente o tratamento passa pela coagulação com sais de alumínio, para reduzir, pela decantação/filtração, os contaminantes. Porém, o remanescente em alumínio desse tratamento pode causar problemas na saúde humana, tais como o mal de Alzheimer. Assim este projeto visa fazer um trabalho comparativo entre o uso do sulfato de alumínio e um coagulante natural e alternativo, a semente da Moringa Oleífera (MO), já que vários estudos laboratoriais desta semente com águas brutas têm mostrado que a Moringa possui propriedades coagulantes efetivas e que elas não são tóxicas a humanos e animais. A cor e a turbidez remanescentes das águas em estudo serão analisadas, em ambos os testes dos coagulantes, para se comparar a efetividade de cada tratamento, convencional e alternativo.UniCesumar2019-11-12T20:26:26Z2019-11-12T20:26:26Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2717otherFERMINO, Lilian de SouzaRUBIO, Andressa JeniferRIBEIRO, Rosa MariaBELTRAN, Gabriel Bergamascoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:11:29Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:11:32.623Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
title TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
spellingShingle TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
FERMINO, Lilian de Souza
Saúde humana
Sustentabilidade ambiental
Tratamento alternativo de águas
title_short TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
title_full TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
title_fullStr TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
title_full_unstemmed TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
title_sort TRATAMENTO DE ÁGUAS COM COAGULANTE CONVENCIONAL E COAGULANTE ALTERNATIVO
author FERMINO, Lilian de Souza
author_facet FERMINO, Lilian de Souza
RUBIO, Andressa Jenifer
RIBEIRO, Rosa Maria
BELTRAN, Gabriel Bergamasco
author_role author
author2 RUBIO, Andressa Jenifer
RIBEIRO, Rosa Maria
BELTRAN, Gabriel Bergamasco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERMINO, Lilian de Souza
RUBIO, Andressa Jenifer
RIBEIRO, Rosa Maria
BELTRAN, Gabriel Bergamasco
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde humana
Sustentabilidade ambiental
Tratamento alternativo de águas
topic Saúde humana
Sustentabilidade ambiental
Tratamento alternativo de águas
dc.description.none.fl_txt_mv A disponibilização da água, recurso essencial à manutenção de toda forma de vida, está escasseando dia a dia. E um agravante a esse quadro é a degradação desse bem que está se intensificando a cada dia, mesmo sendo de conhecimento de muitos que a saúde tem relação direta com as águas. Estas, quando degradadas, constituem um dos maiores veículos de contaminação humana, acarretando doenças parasitárias e infecciosas; o que demanda tratamento antes do seu uso. Tradicionalmente o tratamento passa pela coagulação com sais de alumínio, para reduzir, pela decantação/filtração, os contaminantes. Porém, o remanescente em alumínio desse tratamento pode causar problemas na saúde humana, tais como o mal de Alzheimer. Assim este projeto visa fazer um trabalho comparativo entre o uso do sulfato de alumínio e um coagulante natural e alternativo, a semente da Moringa Oleífera (MO), já que vários estudos laboratoriais desta semente com águas brutas têm mostrado que a Moringa possui propriedades coagulantes efetivas e que elas não são tóxicas a humanos e animais. A cor e a turbidez remanescentes das águas em estudo serão analisadas, em ambos os testes dos coagulantes, para se comparar a efetividade de cada tratamento, convencional e alternativo.
description A disponibilização da água, recurso essencial à manutenção de toda forma de vida, está escasseando dia a dia. E um agravante a esse quadro é a degradação desse bem que está se intensificando a cada dia, mesmo sendo de conhecimento de muitos que a saúde tem relação direta com as águas. Estas, quando degradadas, constituem um dos maiores veículos de contaminação humana, acarretando doenças parasitárias e infecciosas; o que demanda tratamento antes do seu uso. Tradicionalmente o tratamento passa pela coagulação com sais de alumínio, para reduzir, pela decantação/filtração, os contaminantes. Porém, o remanescente em alumínio desse tratamento pode causar problemas na saúde humana, tais como o mal de Alzheimer. Assim este projeto visa fazer um trabalho comparativo entre o uso do sulfato de alumínio e um coagulante natural e alternativo, a semente da Moringa Oleífera (MO), já que vários estudos laboratoriais desta semente com águas brutas têm mostrado que a Moringa possui propriedades coagulantes efetivas e que elas não são tóxicas a humanos e animais. A cor e a turbidez remanescentes das águas em estudo serão analisadas, em ambos os testes dos coagulantes, para se comparar a efetividade de cada tratamento, convencional e alternativo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-12T20:26:26Z
2019-11-12T20:26:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2717
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2717
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948643501670400