A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Carlos Henrique de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
Resumo: Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário Cesumar, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Jornalismo, sob a orientação da Profª. Julianne Lam Orue.
id UNICESU -1_6d5f73a55bce9ccadfe1b8a0219ed49e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5314
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.JornalismoOrganizaçãoAspecto FinanceiroTrabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário Cesumar, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Jornalismo, sob a orientação da Profª. Julianne Lam Orue.This paper aims to answer the question: "How can the organizational and financial aspect of news outlets impact the daily life of newsrooms, as well as the work of professionals?”. For this, a book was produced that presents such questions according to authors such as Warren Breed, Nelson Traquina, Felipe Pena, Gaye Tuchman, among others. Also presented are the development, advantages, disadvantages and possible alternatives business models for journalistic organizations. Initially, the emergence of the commercial business model based on advertising budgets is discussed, as well as the positive and negative aspect of this model, according to researchers such as H. Eugene Goodwin. Public broadcasting are also presented, in which the communication vehicles are fully or partially funded by the State. As examples, the cases of the BBC in Britain, EBC in Brazil, among others, as presented by authors such as Laurindo Lalo Leal Filho, Jonas Valente, etc. In addition, alternative funding models and journalistic organizations such as paywall, crowdfunding, collaborative journalism initiatives and new forms of advertising such as Branded Content or Native advertising are presented. In addition to text, the book uses resources such as tables, text boxes, diagrams, etc. In addition to the book, the Evijor portal was produced, an internet site that brings texts with complementary content to the material presented in the book. As conclusions, taking into account the methodological limitations of this paper, only further analysis of each news outlet could allow more accurate conclusions. On the other hand, it can be said that the plurality of media is fundamental for a broader coverage of the issues that influence the daily lives of individuals. In addition, given the changes in journalism, it is necessary for news outlets to look for alternative forms of funding for activities. Many vehicles have even tested alternatives.O presente trabalho tem como objetivo responder à pergunta: “como o aspecto organizacional e financeiro dos veículos noticiosos pode impactar no dia a dia das redações jornalísticas, assim como no trabalho dos profissionais?”. Para isso, foi produzido um livro que apresenta tais questões segundo autores como Warren Breed, Nelson Traquina, Felipe Pena, Gaye Tuchman, entre outros. Também são apresentados o desenvolvimento, as vantagens, desvantagens e possíveis alternativas para determinados modelos de negócios para organizações jornalísticas. Em um primeiro momento, é abordado o surgimento do modelo comercial de negócios, baseado em verbas publicitárias dos anunciantes, tal como o aspecto positivo e negativo desse modelo, segundo pesquisadores como H. Eugene Goodwin. Também são apresentados os serviços públicos de comunicação, em que os veículos de comunicação são financiados total ou parcialmente pelo Estado. Como exemplos, os casos da BBC na Grã-Bretanha, da EBC no Brasil, entre outros, conforme apresentam autores como Laurindo Lalo Leal Filho, Jonas Valente etc. Além destes, são apresentados modelos alternativos de financiamento e organizações jornalísticas, como as assinaturas digitais ou paywall, o financiamento coletivo ou crowdfunding, as iniciativas de jornalismo colaborativo e novas formas de publicidade, como a publicidade de conteúdo (Branded Content) ou a publicidade nativa (Native advertising). O livro utiliza, além de texto, recursos como tabelas, caixas de texto, diagramas etc. Além do livro, foi produzido o portal Evijor, site para a internet em que são apresentados textos com conteúdo complementar ao material apresentado no livro. Como conclusões, dadas as limitações metodológicas deste trabalho, somente uma análise mais aprofundada de cada veículo noticioso poderia permitir conclusões mais precisas. Por outro lado, pode-se dizer que a pluralidade das mídias é fundamental para uma cobertura mais abrangente acerca das questões que impactam o dia a dia dos indivíduos. Além disso, diante das transformações no jornalismo, faz-se necessário que os veículos noticiosos procurem por formas alternativas de financiamento das atividades. Muitos veículos, inclusive, já têm testado alternativas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARORUE, Julianne LamROSA, Carlos Henrique de Almeida2020-03-16T17:25:28Z2020-03-16T17:25:28Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRosa, Carlos Henrique de Almeida. A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar Maringá - Pr. 2019.http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-07-05T14:31:54ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
title A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
spellingShingle A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
ROSA, Carlos Henrique de Almeida
Jornalismo
Organização
Aspecto Financeiro
title_short A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
title_full A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
title_fullStr A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
title_full_unstemmed A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
title_sort A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.
author ROSA, Carlos Henrique de Almeida
author_facet ROSA, Carlos Henrique de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ORUE, Julianne Lam
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, Carlos Henrique de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Organização
Aspecto Financeiro
topic Jornalismo
Organização
Aspecto Financeiro
description Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar – Centro Universitário Cesumar, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Jornalismo, sob a orientação da Profª. Julianne Lam Orue.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2020-03-16T17:25:28Z
2020-03-16T17:25:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rosa, Carlos Henrique de Almeida. A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar Maringá - Pr. 2019.
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
identifier_str_mv Rosa, Carlos Henrique de Almeida. A Empresa Versus a Imprensa Jornalística - A velha discussão: Os negócios ou os valores da Profissão de Jornalista.83f. 2019. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar Maringá - Pr. 2019.
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771969223262208