CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junkes, Valderice Herth
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Groff, Andréa Machado, Assad Filho, Nabi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1292
Resumo: Após a colheita, a maioria dos frutos, apresenta aceleração da maturação e deterioração em consequência das mudanças bioquímicas e fisiológicas, bem como de procedimentos de acondicionamento e práticas de manuseio. O morango é um pseudofruto extremamente frágil, muito perecível, o que favorece as perdas pós-colheita, que podem alcançar níveis importantes caso não sejam utilizadas técnicas apropriadas. O uso de revestimentos comestíveis é uma das alternativas para o prolongamento da vida útil de frutos pós-colheita, assim, com a finalidade reduzir perdas pós-colheita e aumentar a vida útil de morangos foi aplicado um revestimento à base de gelatina nesses. Foram analisadas a perda de massa e a vida útil e constatou-se que o uso do revestimento, associado às condições de armazenamento sob refrigeração, possibilitou resultados satisfatórios na conservação, possibilitando redução na perda de massa e aumento na vida útil dos morangos de até 14 dias.
id UNICESU -1_6dad0869d8b4f3e694ac668f7464c7f2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1292
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINAPelícula ProtetoraPerda de massaVida útilApós a colheita, a maioria dos frutos, apresenta aceleração da maturação e deterioração em consequência das mudanças bioquímicas e fisiológicas, bem como de procedimentos de acondicionamento e práticas de manuseio. O morango é um pseudofruto extremamente frágil, muito perecível, o que favorece as perdas pós-colheita, que podem alcançar níveis importantes caso não sejam utilizadas técnicas apropriadas. O uso de revestimentos comestíveis é uma das alternativas para o prolongamento da vida útil de frutos pós-colheita, assim, com a finalidade reduzir perdas pós-colheita e aumentar a vida útil de morangos foi aplicado um revestimento à base de gelatina nesses. Foram analisadas a perda de massa e a vida útil e constatou-se que o uso do revestimento, associado às condições de armazenamento sob refrigeração, possibilitou resultados satisfatórios na conservação, possibilitando redução na perda de massa e aumento na vida útil dos morangos de até 14 dias.Unicesumar2019-08-09T20:12:50Z2019-08-09T20:12:50Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1292otherJunkes, Valderice HerthGroff, Andréa MachadoAssad Filho, Nabireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:18.414Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
title CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
spellingShingle CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
Junkes, Valderice Herth
Película Protetora
Perda de massa
Vida útil
title_short CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
title_full CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
title_fullStr CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
title_full_unstemmed CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
title_sort CONSERVAÇÃO DE MORANGOS COM REVESTIMENTO À BASE DE GELATINA
author Junkes, Valderice Herth
author_facet Junkes, Valderice Herth
Groff, Andréa Machado
Assad Filho, Nabi
author_role author
author2 Groff, Andréa Machado
Assad Filho, Nabi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junkes, Valderice Herth
Groff, Andréa Machado
Assad Filho, Nabi
dc.subject.por.fl_str_mv Película Protetora
Perda de massa
Vida útil
topic Película Protetora
Perda de massa
Vida útil
dc.description.none.fl_txt_mv Após a colheita, a maioria dos frutos, apresenta aceleração da maturação e deterioração em consequência das mudanças bioquímicas e fisiológicas, bem como de procedimentos de acondicionamento e práticas de manuseio. O morango é um pseudofruto extremamente frágil, muito perecível, o que favorece as perdas pós-colheita, que podem alcançar níveis importantes caso não sejam utilizadas técnicas apropriadas. O uso de revestimentos comestíveis é uma das alternativas para o prolongamento da vida útil de frutos pós-colheita, assim, com a finalidade reduzir perdas pós-colheita e aumentar a vida útil de morangos foi aplicado um revestimento à base de gelatina nesses. Foram analisadas a perda de massa e a vida útil e constatou-se que o uso do revestimento, associado às condições de armazenamento sob refrigeração, possibilitou resultados satisfatórios na conservação, possibilitando redução na perda de massa e aumento na vida útil dos morangos de até 14 dias.
description Após a colheita, a maioria dos frutos, apresenta aceleração da maturação e deterioração em consequência das mudanças bioquímicas e fisiológicas, bem como de procedimentos de acondicionamento e práticas de manuseio. O morango é um pseudofruto extremamente frágil, muito perecível, o que favorece as perdas pós-colheita, que podem alcançar níveis importantes caso não sejam utilizadas técnicas apropriadas. O uso de revestimentos comestíveis é uma das alternativas para o prolongamento da vida útil de frutos pós-colheita, assim, com a finalidade reduzir perdas pós-colheita e aumentar a vida útil de morangos foi aplicado um revestimento à base de gelatina nesses. Foram analisadas a perda de massa e a vida útil e constatou-se que o uso do revestimento, associado às condições de armazenamento sob refrigeração, possibilitou resultados satisfatórios na conservação, possibilitando redução na perda de massa e aumento na vida útil dos morangos de até 14 dias.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-09T20:12:50Z
2019-08-09T20:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1292
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1292
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605270589440