MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BREDOW, Cristiane
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SERT, Maria Aparecida, ALBIERO, Adriana Meyer
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5621
Resumo: O raizeiro é o “médico” das pessoas que buscam plantas medicinais, mas nem sempre o que ele diz e a forma como cuida das plantas medicinais é cientificamente aceito ou correto. Muitas pessoas compram e utilizam plantas medicinais fornecidas pelos raizeiros, e estes as vendem, indicando o uso e a forma como devem ser usadas. As pessoas que compram as plantas medicinais seguem rigorosamente as instruções que lhes são passadas sem questionar, confiando na palavra do raizeiro quanto à autenticidade e qualidade. Neste trabalho foi realizada uma entrevista com os raizeiros que possuem seus locais de venda no centro da cidade de Maringá, Paraná, onde foram obtidas amostras de duas plantas medicinais comercializadas por eles, porangaba e melissa. Através destas pesquisas, foi possível verificar as condições em que essas plantas estão armazenadas e vendidas, os conhecimentos dos raizeiros, além da autenticidade da planta. A entrevista mostrou que a maioria dos raizeiros armazena as plantas de forma incorreta, expondo-as ao sol e ao perigo de contaminação por poluentes, entretanto, a maioria dos raizeiros possui uma noção correta sobre os perigos que as plantas podem apresentar quando usadas erroneamente e possíveis contra-indicações, apesar de seus conhecimentos virem de seus familiares. Em relação às amostras adquiridas, verificou-se que através das análises de morfologia e anatomia, plantas com o mesmo nome popular, eram espécies diferentes, o que gerou dúvidas sobre a sua autenticidade, tanto nas amostras de porangaba quanto nas de melissa.
id UNICESU -1_6df6e97597a30a7e14163f1218cf1fd6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5621
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAISPlantas medicinaisRaizeiroFitoterapiaMelissaPorangabaO raizeiro é o “médico” das pessoas que buscam plantas medicinais, mas nem sempre o que ele diz e a forma como cuida das plantas medicinais é cientificamente aceito ou correto. Muitas pessoas compram e utilizam plantas medicinais fornecidas pelos raizeiros, e estes as vendem, indicando o uso e a forma como devem ser usadas. As pessoas que compram as plantas medicinais seguem rigorosamente as instruções que lhes são passadas sem questionar, confiando na palavra do raizeiro quanto à autenticidade e qualidade. Neste trabalho foi realizada uma entrevista com os raizeiros que possuem seus locais de venda no centro da cidade de Maringá, Paraná, onde foram obtidas amostras de duas plantas medicinais comercializadas por eles, porangaba e melissa. Através destas pesquisas, foi possível verificar as condições em que essas plantas estão armazenadas e vendidas, os conhecimentos dos raizeiros, além da autenticidade da planta. A entrevista mostrou que a maioria dos raizeiros armazena as plantas de forma incorreta, expondo-as ao sol e ao perigo de contaminação por poluentes, entretanto, a maioria dos raizeiros possui uma noção correta sobre os perigos que as plantas podem apresentar quando usadas erroneamente e possíveis contra-indicações, apesar de seus conhecimentos virem de seus familiares. Em relação às amostras adquiridas, verificou-se que através das análises de morfologia e anatomia, plantas com o mesmo nome popular, eram espécies diferentes, o que gerou dúvidas sobre a sua autenticidade, tanto nas amostras de porangaba quanto nas de melissa.UniCesumar2020-04-14T19:08:46Z2020-04-14T19:08:46Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5621otherBREDOW, CristianeSERT, Maria AparecidaALBIERO, Adriana Meyerreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:57:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:21.913Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
title MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
spellingShingle MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
BREDOW, Cristiane
Plantas medicinais
Raizeiro
Fitoterapia
Melissa
Porangaba
title_short MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
title_full MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
title_fullStr MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
title_full_unstemmed MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
title_sort MITOS E VERDADES SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS
author BREDOW, Cristiane
author_facet BREDOW, Cristiane
SERT, Maria Aparecida
ALBIERO, Adriana Meyer
author_role author
author2 SERT, Maria Aparecida
ALBIERO, Adriana Meyer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BREDOW, Cristiane
SERT, Maria Aparecida
ALBIERO, Adriana Meyer
dc.subject.por.fl_str_mv Plantas medicinais
Raizeiro
Fitoterapia
Melissa
Porangaba
topic Plantas medicinais
Raizeiro
Fitoterapia
Melissa
Porangaba
dc.description.none.fl_txt_mv O raizeiro é o “médico” das pessoas que buscam plantas medicinais, mas nem sempre o que ele diz e a forma como cuida das plantas medicinais é cientificamente aceito ou correto. Muitas pessoas compram e utilizam plantas medicinais fornecidas pelos raizeiros, e estes as vendem, indicando o uso e a forma como devem ser usadas. As pessoas que compram as plantas medicinais seguem rigorosamente as instruções que lhes são passadas sem questionar, confiando na palavra do raizeiro quanto à autenticidade e qualidade. Neste trabalho foi realizada uma entrevista com os raizeiros que possuem seus locais de venda no centro da cidade de Maringá, Paraná, onde foram obtidas amostras de duas plantas medicinais comercializadas por eles, porangaba e melissa. Através destas pesquisas, foi possível verificar as condições em que essas plantas estão armazenadas e vendidas, os conhecimentos dos raizeiros, além da autenticidade da planta. A entrevista mostrou que a maioria dos raizeiros armazena as plantas de forma incorreta, expondo-as ao sol e ao perigo de contaminação por poluentes, entretanto, a maioria dos raizeiros possui uma noção correta sobre os perigos que as plantas podem apresentar quando usadas erroneamente e possíveis contra-indicações, apesar de seus conhecimentos virem de seus familiares. Em relação às amostras adquiridas, verificou-se que através das análises de morfologia e anatomia, plantas com o mesmo nome popular, eram espécies diferentes, o que gerou dúvidas sobre a sua autenticidade, tanto nas amostras de porangaba quanto nas de melissa.
description O raizeiro é o “médico” das pessoas que buscam plantas medicinais, mas nem sempre o que ele diz e a forma como cuida das plantas medicinais é cientificamente aceito ou correto. Muitas pessoas compram e utilizam plantas medicinais fornecidas pelos raizeiros, e estes as vendem, indicando o uso e a forma como devem ser usadas. As pessoas que compram as plantas medicinais seguem rigorosamente as instruções que lhes são passadas sem questionar, confiando na palavra do raizeiro quanto à autenticidade e qualidade. Neste trabalho foi realizada uma entrevista com os raizeiros que possuem seus locais de venda no centro da cidade de Maringá, Paraná, onde foram obtidas amostras de duas plantas medicinais comercializadas por eles, porangaba e melissa. Através destas pesquisas, foi possível verificar as condições em que essas plantas estão armazenadas e vendidas, os conhecimentos dos raizeiros, além da autenticidade da planta. A entrevista mostrou que a maioria dos raizeiros armazena as plantas de forma incorreta, expondo-as ao sol e ao perigo de contaminação por poluentes, entretanto, a maioria dos raizeiros possui uma noção correta sobre os perigos que as plantas podem apresentar quando usadas erroneamente e possíveis contra-indicações, apesar de seus conhecimentos virem de seus familiares. Em relação às amostras adquiridas, verificou-se que através das análises de morfologia e anatomia, plantas com o mesmo nome popular, eram espécies diferentes, o que gerou dúvidas sobre a sua autenticidade, tanto nas amostras de porangaba quanto nas de melissa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-14T19:08:46Z
2020-04-14T19:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5621
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5621
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948605310435328