VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Thais Lins de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zortea, Giovanna Botini, Oliveira, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1683
Resumo: A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular, é um subtipo de Transtorno Dismorfico corporal, que acomete majoritariamente homens. O transtorno caracteriza-se pela alteração na percepção corporal e obsessão pelo desenvolvimento da musculatura. Assim, nos anos de 2016 e 2017 buscou-se coletar e agrupar variáveis que indicassem quais implicações à disseminação de um padrão de beleza superestimado socialmente tem gerado na percepção e conduta dos indivíduos. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro indivíduos, sendo dois destes praticantes de fisiculturismo e outros dois compondo o grupo controle (praticantes de exercício físico a mais de dois anos consecutivos sem qualquer inclinação ou volição pelo fisiculturismo). Nestes indivíduos fora aplicado um questionário semi-estruturado de questões abertas e utilizado, posteriormente a análise, como parâmetro de comparação entre os discursos. Por fim, foi possível definir um padrão de comportamento e percepção comum entre os indivíduos acometidos pela Vigorexia, diferenciando a prática física saudável da obsessão pelo corpo perfeito. Além disto, esta pesquisa ressaltou a necessidade da elaboração de mais estudos na área, sobretudo, contando com um grupo de pesquisa mais volumoso, a fim de facilitar o alcance de um diagnóstico clínico e promover abordagens mais assertivas entre os profissionais da área da saúde.
id UNICESU -1_6ebd4f73b0042c57fac5c74e726536e3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1683
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEALAtividade físicaPadrões de belezaVigorexiaA Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular, é um subtipo de Transtorno Dismorfico corporal, que acomete majoritariamente homens. O transtorno caracteriza-se pela alteração na percepção corporal e obsessão pelo desenvolvimento da musculatura. Assim, nos anos de 2016 e 2017 buscou-se coletar e agrupar variáveis que indicassem quais implicações à disseminação de um padrão de beleza superestimado socialmente tem gerado na percepção e conduta dos indivíduos. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro indivíduos, sendo dois destes praticantes de fisiculturismo e outros dois compondo o grupo controle (praticantes de exercício físico a mais de dois anos consecutivos sem qualquer inclinação ou volição pelo fisiculturismo). Nestes indivíduos fora aplicado um questionário semi-estruturado de questões abertas e utilizado, posteriormente a análise, como parâmetro de comparação entre os discursos. Por fim, foi possível definir um padrão de comportamento e percepção comum entre os indivíduos acometidos pela Vigorexia, diferenciando a prática física saudável da obsessão pelo corpo perfeito. Além disto, esta pesquisa ressaltou a necessidade da elaboração de mais estudos na área, sobretudo, contando com um grupo de pesquisa mais volumoso, a fim de facilitar o alcance de um diagnóstico clínico e promover abordagens mais assertivas entre os profissionais da área da saúde.Unicesumar2019-08-16T12:14:21Z2019-08-16T12:14:21Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1683otherFreitas, Thais Lins deZortea, Giovanna BotiniOliveira, Leonardo Pestillo dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:16Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:18.629Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
title VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
spellingShingle VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
Freitas, Thais Lins de
Atividade física
Padrões de beleza
Vigorexia
title_short VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
title_full VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
title_fullStr VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
title_full_unstemmed VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
title_sort VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
author Freitas, Thais Lins de
author_facet Freitas, Thais Lins de
Zortea, Giovanna Botini
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 Zortea, Giovanna Botini
Oliveira, Leonardo Pestillo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Thais Lins de
Zortea, Giovanna Botini
Oliveira, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Padrões de beleza
Vigorexia
topic Atividade física
Padrões de beleza
Vigorexia
dc.description.none.fl_txt_mv A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular, é um subtipo de Transtorno Dismorfico corporal, que acomete majoritariamente homens. O transtorno caracteriza-se pela alteração na percepção corporal e obsessão pelo desenvolvimento da musculatura. Assim, nos anos de 2016 e 2017 buscou-se coletar e agrupar variáveis que indicassem quais implicações à disseminação de um padrão de beleza superestimado socialmente tem gerado na percepção e conduta dos indivíduos. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro indivíduos, sendo dois destes praticantes de fisiculturismo e outros dois compondo o grupo controle (praticantes de exercício físico a mais de dois anos consecutivos sem qualquer inclinação ou volição pelo fisiculturismo). Nestes indivíduos fora aplicado um questionário semi-estruturado de questões abertas e utilizado, posteriormente a análise, como parâmetro de comparação entre os discursos. Por fim, foi possível definir um padrão de comportamento e percepção comum entre os indivíduos acometidos pela Vigorexia, diferenciando a prática física saudável da obsessão pelo corpo perfeito. Além disto, esta pesquisa ressaltou a necessidade da elaboração de mais estudos na área, sobretudo, contando com um grupo de pesquisa mais volumoso, a fim de facilitar o alcance de um diagnóstico clínico e promover abordagens mais assertivas entre os profissionais da área da saúde.
description A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular, é um subtipo de Transtorno Dismorfico corporal, que acomete majoritariamente homens. O transtorno caracteriza-se pela alteração na percepção corporal e obsessão pelo desenvolvimento da musculatura. Assim, nos anos de 2016 e 2017 buscou-se coletar e agrupar variáveis que indicassem quais implicações à disseminação de um padrão de beleza superestimado socialmente tem gerado na percepção e conduta dos indivíduos. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro indivíduos, sendo dois destes praticantes de fisiculturismo e outros dois compondo o grupo controle (praticantes de exercício físico a mais de dois anos consecutivos sem qualquer inclinação ou volição pelo fisiculturismo). Nestes indivíduos fora aplicado um questionário semi-estruturado de questões abertas e utilizado, posteriormente a análise, como parâmetro de comparação entre os discursos. Por fim, foi possível definir um padrão de comportamento e percepção comum entre os indivíduos acometidos pela Vigorexia, diferenciando a prática física saudável da obsessão pelo corpo perfeito. Além disto, esta pesquisa ressaltou a necessidade da elaboração de mais estudos na área, sobretudo, contando com um grupo de pesquisa mais volumoso, a fim de facilitar o alcance de um diagnóstico clínico e promover abordagens mais assertivas entre os profissionais da área da saúde.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T12:14:21Z
2019-08-16T12:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1683
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1683
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948640121061376