O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oyama, Tsugie Kawano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serra, Elpídio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2502
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o assentamento coletivo Santa Maria, localizada no município de Paranacity, região Noroeste do Paraná. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre o tema Reforma Agrária e assentamento rural, assim como também através de entrevista com o assentado e associado deste assentamento Santa Maria, sendo o Engenheiro Florestal Allan Francisco Ferreira. Para a manutenção desta cooperativa, as famílias deste assentamento coletivo comercializam seus produtos agrícolas tanto “in natura” como os produtos industrializados no próprio assentamento (obtendo agregação de valores). O assentamento rural Santa Maria é um assentamento coletivo, sendo assim, a terra não é dividida, é administrada, geralmente, por uma cooperativa, no caso deste assentamento em questão, que se localiza no município de Paranacity, é administrada pela Copavi. Os rendimentos são distribuídos na proporção do trabalho realizado, ou seja, de acordo com as horas trabalhadas. Esta cooperativa tem o caráter coletivo, e todos têm que seguir o regimento interno. Não há divisão da terra, pois é uma Cooperativa de Produção Agropecuária - CPA. A Copavi utiliza a forma de produção agroecológica e o valor agregado através de beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários produzidos neste assentamento, contribuindo, portanto, com a preservação do meio ambiente e a inclusão social dos assentados.
id UNICESU -1_707641faffe984d6999186663324b03d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2502
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PRAssentamento ColetivoMSTParanacityReforma AgráriaO presente trabalho tem como objetivo apresentar o assentamento coletivo Santa Maria, localizada no município de Paranacity, região Noroeste do Paraná. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre o tema Reforma Agrária e assentamento rural, assim como também através de entrevista com o assentado e associado deste assentamento Santa Maria, sendo o Engenheiro Florestal Allan Francisco Ferreira. Para a manutenção desta cooperativa, as famílias deste assentamento coletivo comercializam seus produtos agrícolas tanto “in natura” como os produtos industrializados no próprio assentamento (obtendo agregação de valores). O assentamento rural Santa Maria é um assentamento coletivo, sendo assim, a terra não é dividida, é administrada, geralmente, por uma cooperativa, no caso deste assentamento em questão, que se localiza no município de Paranacity, é administrada pela Copavi. Os rendimentos são distribuídos na proporção do trabalho realizado, ou seja, de acordo com as horas trabalhadas. Esta cooperativa tem o caráter coletivo, e todos têm que seguir o regimento interno. Não há divisão da terra, pois é uma Cooperativa de Produção Agropecuária - CPA. A Copavi utiliza a forma de produção agroecológica e o valor agregado através de beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários produzidos neste assentamento, contribuindo, portanto, com a preservação do meio ambiente e a inclusão social dos assentados.Unicesumar2019-09-13T17:25:32Z2019-09-13T17:25:32Z2015/11/04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2502otherOyama, Tsugie KawanoSerra, Elpídioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:04.106Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
title O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
spellingShingle O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
Oyama, Tsugie Kawano
Assentamento Coletivo
MST
Paranacity
Reforma Agrária
title_short O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
title_full O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
title_fullStr O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
title_full_unstemmed O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
title_sort O ASSENTAMENTO COLETIVO SANTA MARIA DO MUNICÍPIO DE PARANACITY – PR
author Oyama, Tsugie Kawano
author_facet Oyama, Tsugie Kawano
Serra, Elpídio
author_role author
author2 Serra, Elpídio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oyama, Tsugie Kawano
Serra, Elpídio
dc.subject.por.fl_str_mv Assentamento Coletivo
MST
Paranacity
Reforma Agrária
topic Assentamento Coletivo
MST
Paranacity
Reforma Agrária
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem como objetivo apresentar o assentamento coletivo Santa Maria, localizada no município de Paranacity, região Noroeste do Paraná. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre o tema Reforma Agrária e assentamento rural, assim como também através de entrevista com o assentado e associado deste assentamento Santa Maria, sendo o Engenheiro Florestal Allan Francisco Ferreira. Para a manutenção desta cooperativa, as famílias deste assentamento coletivo comercializam seus produtos agrícolas tanto “in natura” como os produtos industrializados no próprio assentamento (obtendo agregação de valores). O assentamento rural Santa Maria é um assentamento coletivo, sendo assim, a terra não é dividida, é administrada, geralmente, por uma cooperativa, no caso deste assentamento em questão, que se localiza no município de Paranacity, é administrada pela Copavi. Os rendimentos são distribuídos na proporção do trabalho realizado, ou seja, de acordo com as horas trabalhadas. Esta cooperativa tem o caráter coletivo, e todos têm que seguir o regimento interno. Não há divisão da terra, pois é uma Cooperativa de Produção Agropecuária - CPA. A Copavi utiliza a forma de produção agroecológica e o valor agregado através de beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários produzidos neste assentamento, contribuindo, portanto, com a preservação do meio ambiente e a inclusão social dos assentados.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar o assentamento coletivo Santa Maria, localizada no município de Paranacity, região Noroeste do Paraná. O embasamento teórico-metodológico está fundamentado em uma revisão bibliográfica sobre o tema Reforma Agrária e assentamento rural, assim como também através de entrevista com o assentado e associado deste assentamento Santa Maria, sendo o Engenheiro Florestal Allan Francisco Ferreira. Para a manutenção desta cooperativa, as famílias deste assentamento coletivo comercializam seus produtos agrícolas tanto “in natura” como os produtos industrializados no próprio assentamento (obtendo agregação de valores). O assentamento rural Santa Maria é um assentamento coletivo, sendo assim, a terra não é dividida, é administrada, geralmente, por uma cooperativa, no caso deste assentamento em questão, que se localiza no município de Paranacity, é administrada pela Copavi. Os rendimentos são distribuídos na proporção do trabalho realizado, ou seja, de acordo com as horas trabalhadas. Esta cooperativa tem o caráter coletivo, e todos têm que seguir o regimento interno. Não há divisão da terra, pois é uma Cooperativa de Produção Agropecuária - CPA. A Copavi utiliza a forma de produção agroecológica e o valor agregado através de beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários produzidos neste assentamento, contribuindo, portanto, com a preservação do meio ambiente e a inclusão social dos assentados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2015/11/04
2019-09-13T17:25:32Z
2019-09-13T17:25:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2502
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2502
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624575922176