O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thais Regina Santana da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PIRES, Carla Salatti Almeida Ghirello-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6888
Resumo: Esta pesquisa discute questões relevantes a respeito da escrita em crianças com a síndrome de Down, com o objetivo de caracterizar processo de aquisição da escrita de dois sujeitos com síndrome de Down, sendo que o sujeito KN, sexo masculino de 7 anos e KY, sexo feminino de 9 anos e 2 meses, sendo acompanhados na clínica escola de Fonoaudiologia, considerando que as sessões de terapia ocorriam em grupo e individualmente, duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada sessão, na qual as estratégias baseavam-se em conhecimentos de seu cotidiano com o intuito da realização de produções textuais. Os resultados indicaram que as duas crianças analisadas apresentam similaridades, apesar de existir particularidades pelas próprias características de cada criança. Portanto, crianças com essa síndrome apresentam possíveis dificuldades de alfabetização que não podem ser tomadas como obstáculos, devido o falta são condições ideais para a superação desta dificuldade, ressaltando que essas crianças podem construir suas hipóteses de aquisição do sistema de escrita, considerado natural em todos os indivíduos, até mesmos adultos não alfabetizados.
id UNICESU -1_7085c7c6761378fef23acb9760238030
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6888
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWNAquisiçãoEscritaSíndrome de downEsta pesquisa discute questões relevantes a respeito da escrita em crianças com a síndrome de Down, com o objetivo de caracterizar processo de aquisição da escrita de dois sujeitos com síndrome de Down, sendo que o sujeito KN, sexo masculino de 7 anos e KY, sexo feminino de 9 anos e 2 meses, sendo acompanhados na clínica escola de Fonoaudiologia, considerando que as sessões de terapia ocorriam em grupo e individualmente, duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada sessão, na qual as estratégias baseavam-se em conhecimentos de seu cotidiano com o intuito da realização de produções textuais. Os resultados indicaram que as duas crianças analisadas apresentam similaridades, apesar de existir particularidades pelas próprias características de cada criança. Portanto, crianças com essa síndrome apresentam possíveis dificuldades de alfabetização que não podem ser tomadas como obstáculos, devido o falta são condições ideais para a superação desta dificuldade, ressaltando que essas crianças podem construir suas hipóteses de aquisição do sistema de escrita, considerado natural em todos os indivíduos, até mesmos adultos não alfabetizados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T17:26:12Z2007-10-232021-01-28T17:26:12Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6888porSILVA, Thais Regina Santana daPIRES, Carla Salatti Almeida Ghirello-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:09ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
SILVA, Thais Regina Santana da
Aquisição
Escrita
Síndrome de down
title_short O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
author SILVA, Thais Regina Santana da
author_facet SILVA, Thais Regina Santana da
PIRES, Carla Salatti Almeida Ghirello-
author_role author
author2 PIRES, Carla Salatti Almeida Ghirello-
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Thais Regina Santana da
PIRES, Carla Salatti Almeida Ghirello-
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição
Escrita
Síndrome de down
topic Aquisição
Escrita
Síndrome de down
description Esta pesquisa discute questões relevantes a respeito da escrita em crianças com a síndrome de Down, com o objetivo de caracterizar processo de aquisição da escrita de dois sujeitos com síndrome de Down, sendo que o sujeito KN, sexo masculino de 7 anos e KY, sexo feminino de 9 anos e 2 meses, sendo acompanhados na clínica escola de Fonoaudiologia, considerando que as sessões de terapia ocorriam em grupo e individualmente, duas vezes por semana com duração de 50 minutos cada sessão, na qual as estratégias baseavam-se em conhecimentos de seu cotidiano com o intuito da realização de produções textuais. Os resultados indicaram que as duas crianças analisadas apresentam similaridades, apesar de existir particularidades pelas próprias características de cada criança. Portanto, crianças com essa síndrome apresentam possíveis dificuldades de alfabetização que não podem ser tomadas como obstáculos, devido o falta são condições ideais para a superação desta dificuldade, ressaltando que essas crianças podem construir suas hipóteses de aquisição do sistema de escrita, considerado natural em todos os indivíduos, até mesmos adultos não alfabetizados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T17:26:12Z
2021-01-28T17:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6888
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771927119790080