O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricco, Adriana Sartório
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1722
Resumo: O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural imaterial registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2002 e constitui uma das mais importantes heranças do patrimônio cultural do Espírito Santo. No momento em que se atualizam as informações como forma de registro documental para o processo de revalidação do registro do referido ofício, há necessidade de complementar estudos que mensurem as situações de risco na transmissão dessa herança cultural. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de transmissão do legado cultural das Paneleiras de Goiabeiras, discutindo-se a problemática da preservação e do consumo do patrimônio cultural que, de forma sincrônica e diacrônica, se molda a partir de diferentes gerações, contextos e significados, assim como propõe a própria dinâmica da cultura imaterial. O estudo é do tipo descritivo explicativo, com coleta de dados empíricos priorizando o recurso metodológico da observação participante e da história oral, cujo objetivo é explicitar os registros da memória de vida desse grupo, mediante depoimentos das mulheres paneleiras e de artesãos de diferentes gerações. Após o estudo descritivo é realizada uma análise crítico-interpretativa acerca da dinâmica de transmissão do saber-fazer panela de barro em sua interface com a lógica mercantilista moderna, apontando os aspectos de resistência e de risco na localidade.
id UNICESU -1_720694ce103663e487b0df6d8c76a19d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1722
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIOCultura e IdentidadePatrimônio CulturalTransmissão culturalO Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural imaterial registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2002 e constitui uma das mais importantes heranças do patrimônio cultural do Espírito Santo. No momento em que se atualizam as informações como forma de registro documental para o processo de revalidação do registro do referido ofício, há necessidade de complementar estudos que mensurem as situações de risco na transmissão dessa herança cultural. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de transmissão do legado cultural das Paneleiras de Goiabeiras, discutindo-se a problemática da preservação e do consumo do patrimônio cultural que, de forma sincrônica e diacrônica, se molda a partir de diferentes gerações, contextos e significados, assim como propõe a própria dinâmica da cultura imaterial. O estudo é do tipo descritivo explicativo, com coleta de dados empíricos priorizando o recurso metodológico da observação participante e da história oral, cujo objetivo é explicitar os registros da memória de vida desse grupo, mediante depoimentos das mulheres paneleiras e de artesãos de diferentes gerações. Após o estudo descritivo é realizada uma análise crítico-interpretativa acerca da dinâmica de transmissão do saber-fazer panela de barro em sua interface com a lógica mercantilista moderna, apontando os aspectos de resistência e de risco na localidade.Unicesumar2019-08-16T15:03:43Z2019-08-16T15:03:43Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1722otherRicco, Adriana Sartórioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:55:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:55:48.03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
title O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
spellingShingle O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
Ricco, Adriana Sartório
Cultura e Identidade
Patrimônio Cultural
Transmissão cultural
title_short O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
title_full O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
title_fullStr O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
title_full_unstemmed O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
title_sort O DINAMISMO CULTURAL IMATERIAL DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS (ES) E A PERPETUAÇÃO DO OFÍCIO
author Ricco, Adriana Sartório
author_facet Ricco, Adriana Sartório
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricco, Adriana Sartório
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura e Identidade
Patrimônio Cultural
Transmissão cultural
topic Cultura e Identidade
Patrimônio Cultural
Transmissão cultural
dc.description.none.fl_txt_mv O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural imaterial registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2002 e constitui uma das mais importantes heranças do patrimônio cultural do Espírito Santo. No momento em que se atualizam as informações como forma de registro documental para o processo de revalidação do registro do referido ofício, há necessidade de complementar estudos que mensurem as situações de risco na transmissão dessa herança cultural. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de transmissão do legado cultural das Paneleiras de Goiabeiras, discutindo-se a problemática da preservação e do consumo do patrimônio cultural que, de forma sincrônica e diacrônica, se molda a partir de diferentes gerações, contextos e significados, assim como propõe a própria dinâmica da cultura imaterial. O estudo é do tipo descritivo explicativo, com coleta de dados empíricos priorizando o recurso metodológico da observação participante e da história oral, cujo objetivo é explicitar os registros da memória de vida desse grupo, mediante depoimentos das mulheres paneleiras e de artesãos de diferentes gerações. Após o estudo descritivo é realizada uma análise crítico-interpretativa acerca da dinâmica de transmissão do saber-fazer panela de barro em sua interface com a lógica mercantilista moderna, apontando os aspectos de resistência e de risco na localidade.
description O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi o primeiro bem cultural imaterial registrado no Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2002 e constitui uma das mais importantes heranças do patrimônio cultural do Espírito Santo. No momento em que se atualizam as informações como forma de registro documental para o processo de revalidação do registro do referido ofício, há necessidade de complementar estudos que mensurem as situações de risco na transmissão dessa herança cultural. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de transmissão do legado cultural das Paneleiras de Goiabeiras, discutindo-se a problemática da preservação e do consumo do patrimônio cultural que, de forma sincrônica e diacrônica, se molda a partir de diferentes gerações, contextos e significados, assim como propõe a própria dinâmica da cultura imaterial. O estudo é do tipo descritivo explicativo, com coleta de dados empíricos priorizando o recurso metodológico da observação participante e da história oral, cujo objetivo é explicitar os registros da memória de vida desse grupo, mediante depoimentos das mulheres paneleiras e de artesãos de diferentes gerações. Após o estudo descritivo é realizada uma análise crítico-interpretativa acerca da dinâmica de transmissão do saber-fazer panela de barro em sua interface com a lógica mercantilista moderna, apontando os aspectos de resistência e de risco na localidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T15:03:43Z
2019-08-16T15:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1722
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1722
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948599181508608