POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIA JUNIOR, Jairo Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4688
Resumo: A cobertura vegetal é utilizada com o intuito de fornecer matéria orgânica para o solo, melhorar as características edáficas, químicas e físicas, bem como ajudar a controlar a erosão, reduzindo o gasto com a adubação orgânica e os impactos ambientais. Trigo (Triticum aestivum) e Aveia (Avena sativa) são culturas agrícolas importantes para a economia brasileira e a Brachiaria ruziziensis é uma forrageira muito utilizada em sucessão com essas culturas e como cobertura vegetal. Essa gramínea tem se destacado devido alta estabilização no campo e crescimento durante quase o ano todo. Estudos indicam seu potencial alelopático sobre plantas invasoras e culturas de interesse. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopatico, em laboratório e em vasos, de Brachiaria ruziziensis sobre a germinação e desenvolvimento de trigo e aveia. Os experimentos laboratoriais foram realizados no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, em câmara incubadora B.O.D., 25ºC com fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos eram constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso de Brachiaria ruziziensis (0, 25, 50, 75 e 100 %). Os experimentos em vaso foram instalados na Fazenda experimental da UNICESUMAR/Biotec na presença ou ausência de cobertura de braquiária a 3,5%. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, e os resultados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância.
id UNICESU -1_7240ecf3109aef23d444756c8454e0d2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4688
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGOAlelopátiaAveiaPlantio diretoA cobertura vegetal é utilizada com o intuito de fornecer matéria orgânica para o solo, melhorar as características edáficas, químicas e físicas, bem como ajudar a controlar a erosão, reduzindo o gasto com a adubação orgânica e os impactos ambientais. Trigo (Triticum aestivum) e Aveia (Avena sativa) são culturas agrícolas importantes para a economia brasileira e a Brachiaria ruziziensis é uma forrageira muito utilizada em sucessão com essas culturas e como cobertura vegetal. Essa gramínea tem se destacado devido alta estabilização no campo e crescimento durante quase o ano todo. Estudos indicam seu potencial alelopático sobre plantas invasoras e culturas de interesse. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopatico, em laboratório e em vasos, de Brachiaria ruziziensis sobre a germinação e desenvolvimento de trigo e aveia. Os experimentos laboratoriais foram realizados no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, em câmara incubadora B.O.D., 25ºC com fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos eram constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso de Brachiaria ruziziensis (0, 25, 50, 75 e 100 %). Os experimentos em vaso foram instalados na Fazenda experimental da UNICESUMAR/Biotec na presença ou ausência de cobertura de braquiária a 3,5%. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, e os resultados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância.UniCesumar2020-01-30T16:58:14Z2020-01-30T16:58:14Z2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4688otherFARIA JUNIOR, Jairo Borgesreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:56:59.198Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
title POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
spellingShingle POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
FARIA JUNIOR, Jairo Borges
Alelopátia
Aveia
Plantio direto
title_short POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
title_full POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
title_fullStr POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
title_full_unstemmed POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
title_sort POTÊNCIA ALELOPÁTICO DA BRACHIARIA RUZIZIENSIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA AVEIA E DO TRIGO
author FARIA JUNIOR, Jairo Borges
author_facet FARIA JUNIOR, Jairo Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA JUNIOR, Jairo Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopátia
Aveia
Plantio direto
topic Alelopátia
Aveia
Plantio direto
dc.description.none.fl_txt_mv A cobertura vegetal é utilizada com o intuito de fornecer matéria orgânica para o solo, melhorar as características edáficas, químicas e físicas, bem como ajudar a controlar a erosão, reduzindo o gasto com a adubação orgânica e os impactos ambientais. Trigo (Triticum aestivum) e Aveia (Avena sativa) são culturas agrícolas importantes para a economia brasileira e a Brachiaria ruziziensis é uma forrageira muito utilizada em sucessão com essas culturas e como cobertura vegetal. Essa gramínea tem se destacado devido alta estabilização no campo e crescimento durante quase o ano todo. Estudos indicam seu potencial alelopático sobre plantas invasoras e culturas de interesse. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopatico, em laboratório e em vasos, de Brachiaria ruziziensis sobre a germinação e desenvolvimento de trigo e aveia. Os experimentos laboratoriais foram realizados no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, em câmara incubadora B.O.D., 25ºC com fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos eram constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso de Brachiaria ruziziensis (0, 25, 50, 75 e 100 %). Os experimentos em vaso foram instalados na Fazenda experimental da UNICESUMAR/Biotec na presença ou ausência de cobertura de braquiária a 3,5%. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, e os resultados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância.
description A cobertura vegetal é utilizada com o intuito de fornecer matéria orgânica para o solo, melhorar as características edáficas, químicas e físicas, bem como ajudar a controlar a erosão, reduzindo o gasto com a adubação orgânica e os impactos ambientais. Trigo (Triticum aestivum) e Aveia (Avena sativa) são culturas agrícolas importantes para a economia brasileira e a Brachiaria ruziziensis é uma forrageira muito utilizada em sucessão com essas culturas e como cobertura vegetal. Essa gramínea tem se destacado devido alta estabilização no campo e crescimento durante quase o ano todo. Estudos indicam seu potencial alelopático sobre plantas invasoras e culturas de interesse. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopatico, em laboratório e em vasos, de Brachiaria ruziziensis sobre a germinação e desenvolvimento de trigo e aveia. Os experimentos laboratoriais foram realizados no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, em câmara incubadora B.O.D., 25ºC com fotoperíodo de 12 horas, durante sete dias. Os tratamentos eram constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso de Brachiaria ruziziensis (0, 25, 50, 75 e 100 %). Os experimentos em vaso foram instalados na Fazenda experimental da UNICESUMAR/Biotec na presença ou ausência de cobertura de braquiária a 3,5%. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, e os resultados foram avaliados por análise de variância e as médias entre tratamentos comparados pelo teste Scott Knott a 5% de significância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2020-01-30T16:58:14Z
2020-01-30T16:58:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4688
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4688
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604004958208