CONTEXTO FAMILIAR E PRESENÇA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS: REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTINA, Larissa Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FARIAS, Rosana, MARQUES, Andréa Grano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4095
Resumo: O transtorno déficit de atenção e hiperatividade é considerado pela Associação Americana de Psiquiatria um problema de saúde pública, cujas implicações consistem em atividades motoras excessivas, dificuldade em sustentar a atenção e controlar os impulsos, comprometendo o comportamento funcional do indivíduo no âmbito familiar, social e acadêmico. As condições predisponentes para o surgimento ou para a intensificação dos sintomas psiquiátricos mais comuns em crianças tem sido associada à dinâmica familiar. O objetivo da presente pesquisa é realizar uma revisão sistemática na literatura acerca do contexto familiar de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objeto de análise será a produção científica publicada em periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), National Library of Medicine (Medline), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e United States National Library of Medicine (PubMed). Considerando que os transtornos psiquiátricos durante o desenvolvimento infantil se constituem em potencial ameaça para a adaptação da criança ao meio social e, também, que os impactos refletem no aprendizado e no desenvolvimento cognitivo, é importante investigar os fatores de risco que predispões o aparecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. A partir dos resultados será possível conscientizar os profissionais da área da saúde acerca da importância da assistência integral à saúde da criança e da detecção precoce de situações de vulnerabilidade infantil que comprometem tanto a saúde física quanto psíquica de crianças.
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