O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARQUES, Letícia Coleoni
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MULHULE, Marta, OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4516
Resumo: Com o objetivo de compreender a visão dos pais sobre o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos adolescentes com deficiência mental e as repercussões familiares e sociais dessa temática, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de fontes impressas e eletrônicas que pudessem contribuir para o fundamento da pesquisa. Os artigos mostram que os pais se deparam com novos desafios para a integração social dos seus filhos com deficiência mental quando estes chegam à adolescência, especialmente com o despertar de sua sexualidade genital. Os trabalhos corroboram que os preconceitos no campo da sexualidade ainda estão presentes. Fica evidente o temor diante das manifestações sexuais desses adolescentes, como a masturbação, e a dificuldade dos pais em lidar com a situação. A revisão da literatura indica, enfim, que o desenvolvimento da sexualidade se dá igualmente nos adolescentes com e sem deficiência, mas são atribuídas representações distintas aos dois grupos. Sabe-se que a ampliação do debate aos pais e adolescentes com deficiência pode contribuir para que eles tenham uma vivência da sexualidade com menos estigmas, menos exposta a riscos e, consequentemente, mais satisfatória. Espera-se então, que a pesquisa traga subsídios aos psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, educadores, estudantes das áreas da saúde, da educação, de humanas e sociais, bem como os próprios pais de indivíduos adolescentes com deficiência mental, informações a respeito do adolescente deficiente mental e do desenvolvimento de sua sexualidade.
id UNICESU -1_73cc7c6167ac9d1d466af9f4e63e0f99
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4516
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAISDeficiência mentalAdolescenteSexualidadeCom o objetivo de compreender a visão dos pais sobre o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos adolescentes com deficiência mental e as repercussões familiares e sociais dessa temática, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de fontes impressas e eletrônicas que pudessem contribuir para o fundamento da pesquisa. Os artigos mostram que os pais se deparam com novos desafios para a integração social dos seus filhos com deficiência mental quando estes chegam à adolescência, especialmente com o despertar de sua sexualidade genital. Os trabalhos corroboram que os preconceitos no campo da sexualidade ainda estão presentes. Fica evidente o temor diante das manifestações sexuais desses adolescentes, como a masturbação, e a dificuldade dos pais em lidar com a situação. A revisão da literatura indica, enfim, que o desenvolvimento da sexualidade se dá igualmente nos adolescentes com e sem deficiência, mas são atribuídas representações distintas aos dois grupos. Sabe-se que a ampliação do debate aos pais e adolescentes com deficiência pode contribuir para que eles tenham uma vivência da sexualidade com menos estigmas, menos exposta a riscos e, consequentemente, mais satisfatória. Espera-se então, que a pesquisa traga subsídios aos psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, educadores, estudantes das áreas da saúde, da educação, de humanas e sociais, bem como os próprios pais de indivíduos adolescentes com deficiência mental, informações a respeito do adolescente deficiente mental e do desenvolvimento de sua sexualidade.UniCesumar2020-01-22T16:29:13Z2020-01-22T16:29:13Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4516otherMARQUES, Letícia ColeoniMULHULE, MartaOLIVEIRA, Leonardo Pestillo dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:04:19.354Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
title O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
spellingShingle O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
MARQUES, Letícia Coleoni
Deficiência mental
Adolescente
Sexualidade
title_short O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
title_full O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
title_fullStr O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
title_full_unstemmed O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
title_sort O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE NO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MENTAL SOB O OLHAR DOS PAIS
author MARQUES, Letícia Coleoni
author_facet MARQUES, Letícia Coleoni
MULHULE, Marta
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
author_role author
author2 MULHULE, Marta
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARQUES, Letícia Coleoni
MULHULE, Marta
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência mental
Adolescente
Sexualidade
topic Deficiência mental
Adolescente
Sexualidade
dc.description.none.fl_txt_mv Com o objetivo de compreender a visão dos pais sobre o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos adolescentes com deficiência mental e as repercussões familiares e sociais dessa temática, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de fontes impressas e eletrônicas que pudessem contribuir para o fundamento da pesquisa. Os artigos mostram que os pais se deparam com novos desafios para a integração social dos seus filhos com deficiência mental quando estes chegam à adolescência, especialmente com o despertar de sua sexualidade genital. Os trabalhos corroboram que os preconceitos no campo da sexualidade ainda estão presentes. Fica evidente o temor diante das manifestações sexuais desses adolescentes, como a masturbação, e a dificuldade dos pais em lidar com a situação. A revisão da literatura indica, enfim, que o desenvolvimento da sexualidade se dá igualmente nos adolescentes com e sem deficiência, mas são atribuídas representações distintas aos dois grupos. Sabe-se que a ampliação do debate aos pais e adolescentes com deficiência pode contribuir para que eles tenham uma vivência da sexualidade com menos estigmas, menos exposta a riscos e, consequentemente, mais satisfatória. Espera-se então, que a pesquisa traga subsídios aos psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, educadores, estudantes das áreas da saúde, da educação, de humanas e sociais, bem como os próprios pais de indivíduos adolescentes com deficiência mental, informações a respeito do adolescente deficiente mental e do desenvolvimento de sua sexualidade.
description Com o objetivo de compreender a visão dos pais sobre o desenvolvimento da sexualidade de seus filhos adolescentes com deficiência mental e as repercussões familiares e sociais dessa temática, realizou-se uma revisão bibliográfica a partir de fontes impressas e eletrônicas que pudessem contribuir para o fundamento da pesquisa. Os artigos mostram que os pais se deparam com novos desafios para a integração social dos seus filhos com deficiência mental quando estes chegam à adolescência, especialmente com o despertar de sua sexualidade genital. Os trabalhos corroboram que os preconceitos no campo da sexualidade ainda estão presentes. Fica evidente o temor diante das manifestações sexuais desses adolescentes, como a masturbação, e a dificuldade dos pais em lidar com a situação. A revisão da literatura indica, enfim, que o desenvolvimento da sexualidade se dá igualmente nos adolescentes com e sem deficiência, mas são atribuídas representações distintas aos dois grupos. Sabe-se que a ampliação do debate aos pais e adolescentes com deficiência pode contribuir para que eles tenham uma vivência da sexualidade com menos estigmas, menos exposta a riscos e, consequentemente, mais satisfatória. Espera-se então, que a pesquisa traga subsídios aos psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, educadores, estudantes das áreas da saúde, da educação, de humanas e sociais, bem como os próprios pais de indivíduos adolescentes com deficiência mental, informações a respeito do adolescente deficiente mental e do desenvolvimento de sua sexualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-22T16:29:13Z
2020-01-22T16:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4516
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4516
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948624649322496