EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO, Hélio Henrique Soares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ANGHINONI, Guilherme, WATANABE, Rafaela, FERREIRA, Camila Jorge Bernabé, KAPPES, Claudinei, TORMENA, Cássio Antonio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2746
Resumo: A forma de manejo dos solos e das culturas está diretamente relacionada à sustentabilidade dos agrossistemas. Neste trabalho se objetivou avaliar os efeitos dos sistemas de manejo SPD e SPC, cultivados com plantas em dois esquemas de sucessão e rotação de culturas, sobre a densidade de um solo de Cerrado. O experimento deste estudo está instalado desde 2008 na Estação Experimental Cachoeira, pertencente à Fundação MT/PMA, sendo o solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico, pertencente à classe textural muito argilosa. O experimento está implantado num delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. A parcela principal é constituída por esquemas de cultivo em sucessão (SC) e rotação (RC) de culturas e as subparcelas por dois sistemas de manejo do solo: sistema plantio direto (SPD) e sistema plantio convencional (SPC). Em fevereiro de 2015 obtiveram-se três amostras com estrutura indeformada, em três entrelinhas de cada tratamento, por meio de amostrador e anéis metálicos com volume de 100 cm3 , nas camadas de 0,0-0,1 m; 0,1-0,2 m e 0,2-0,4 m de profundidade. As amostras foram preparadas e secas em estufa à 105°C, sendo determinada, posteriormente, a densidade do solo (Ds). As médias de Ds foram comparadas pelo intervalo de confiança (p<0,05). Na profundidade de 0-0,1 m ocorreram diferenças entre a Ds nos sistemas de manejo SPD e SPC, o que não se repetiu nas outras profundidades amostradas. Os efeitos dos esquemas de cultivo não foram efetivos em contribuir com alterações significativas na Ds entre os tratamentos.
id UNICESU -1_74884f41a788a7477093dfa38807d40b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2746
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADORotação de culturasSistema plantio convencionalSistema plantio diretoSucessão de culturasA forma de manejo dos solos e das culturas está diretamente relacionada à sustentabilidade dos agrossistemas. Neste trabalho se objetivou avaliar os efeitos dos sistemas de manejo SPD e SPC, cultivados com plantas em dois esquemas de sucessão e rotação de culturas, sobre a densidade de um solo de Cerrado. O experimento deste estudo está instalado desde 2008 na Estação Experimental Cachoeira, pertencente à Fundação MT/PMA, sendo o solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico, pertencente à classe textural muito argilosa. O experimento está implantado num delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. A parcela principal é constituída por esquemas de cultivo em sucessão (SC) e rotação (RC) de culturas e as subparcelas por dois sistemas de manejo do solo: sistema plantio direto (SPD) e sistema plantio convencional (SPC). Em fevereiro de 2015 obtiveram-se três amostras com estrutura indeformada, em três entrelinhas de cada tratamento, por meio de amostrador e anéis metálicos com volume de 100 cm3 , nas camadas de 0,0-0,1 m; 0,1-0,2 m e 0,2-0,4 m de profundidade. As amostras foram preparadas e secas em estufa à 105°C, sendo determinada, posteriormente, a densidade do solo (Ds). As médias de Ds foram comparadas pelo intervalo de confiança (p<0,05). Na profundidade de 0-0,1 m ocorreram diferenças entre a Ds nos sistemas de manejo SPD e SPC, o que não se repetiu nas outras profundidades amostradas. Os efeitos dos esquemas de cultivo não foram efetivos em contribuir com alterações significativas na Ds entre os tratamentos.UniCesumar2019-11-13T20:01:51Z2019-11-13T20:01:51Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2746otherFRANCO, Hélio Henrique SoaresANGHINONI, GuilhermeWATANABE, RafaelaFERREIRA, Camila Jorge BernabéKAPPES, ClaudineiTORMENA, Cássio Antonioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:10:31Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:36.493Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
title EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
spellingShingle EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
FRANCO, Hélio Henrique Soares
Rotação de culturas
Sistema plantio convencional
Sistema plantio direto
Sucessão de culturas
title_short EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
title_full EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
title_fullStr EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
title_full_unstemmed EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
title_sort EFEITOS DE SISTEMAS DE MANEJO E DE ESQUEMAS DE CULTIVO NA DENSIDADE DE UM SOLO DE CERRADO
author FRANCO, Hélio Henrique Soares
author_facet FRANCO, Hélio Henrique Soares
ANGHINONI, Guilherme
WATANABE, Rafaela
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
KAPPES, Claudinei
TORMENA, Cássio Antonio
author_role author
author2 ANGHINONI, Guilherme
WATANABE, Rafaela
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
KAPPES, Claudinei
TORMENA, Cássio Antonio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCO, Hélio Henrique Soares
ANGHINONI, Guilherme
WATANABE, Rafaela
FERREIRA, Camila Jorge Bernabé
KAPPES, Claudinei
TORMENA, Cássio Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Rotação de culturas
Sistema plantio convencional
Sistema plantio direto
Sucessão de culturas
topic Rotação de culturas
Sistema plantio convencional
Sistema plantio direto
Sucessão de culturas
dc.description.none.fl_txt_mv A forma de manejo dos solos e das culturas está diretamente relacionada à sustentabilidade dos agrossistemas. Neste trabalho se objetivou avaliar os efeitos dos sistemas de manejo SPD e SPC, cultivados com plantas em dois esquemas de sucessão e rotação de culturas, sobre a densidade de um solo de Cerrado. O experimento deste estudo está instalado desde 2008 na Estação Experimental Cachoeira, pertencente à Fundação MT/PMA, sendo o solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico, pertencente à classe textural muito argilosa. O experimento está implantado num delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. A parcela principal é constituída por esquemas de cultivo em sucessão (SC) e rotação (RC) de culturas e as subparcelas por dois sistemas de manejo do solo: sistema plantio direto (SPD) e sistema plantio convencional (SPC). Em fevereiro de 2015 obtiveram-se três amostras com estrutura indeformada, em três entrelinhas de cada tratamento, por meio de amostrador e anéis metálicos com volume de 100 cm3 , nas camadas de 0,0-0,1 m; 0,1-0,2 m e 0,2-0,4 m de profundidade. As amostras foram preparadas e secas em estufa à 105°C, sendo determinada, posteriormente, a densidade do solo (Ds). As médias de Ds foram comparadas pelo intervalo de confiança (p<0,05). Na profundidade de 0-0,1 m ocorreram diferenças entre a Ds nos sistemas de manejo SPD e SPC, o que não se repetiu nas outras profundidades amostradas. Os efeitos dos esquemas de cultivo não foram efetivos em contribuir com alterações significativas na Ds entre os tratamentos.
description A forma de manejo dos solos e das culturas está diretamente relacionada à sustentabilidade dos agrossistemas. Neste trabalho se objetivou avaliar os efeitos dos sistemas de manejo SPD e SPC, cultivados com plantas em dois esquemas de sucessão e rotação de culturas, sobre a densidade de um solo de Cerrado. O experimento deste estudo está instalado desde 2008 na Estação Experimental Cachoeira, pertencente à Fundação MT/PMA, sendo o solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico, pertencente à classe textural muito argilosa. O experimento está implantado num delineamento em blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e quatro repetições. A parcela principal é constituída por esquemas de cultivo em sucessão (SC) e rotação (RC) de culturas e as subparcelas por dois sistemas de manejo do solo: sistema plantio direto (SPD) e sistema plantio convencional (SPC). Em fevereiro de 2015 obtiveram-se três amostras com estrutura indeformada, em três entrelinhas de cada tratamento, por meio de amostrador e anéis metálicos com volume de 100 cm3 , nas camadas de 0,0-0,1 m; 0,1-0,2 m e 0,2-0,4 m de profundidade. As amostras foram preparadas e secas em estufa à 105°C, sendo determinada, posteriormente, a densidade do solo (Ds). As médias de Ds foram comparadas pelo intervalo de confiança (p<0,05). Na profundidade de 0-0,1 m ocorreram diferenças entre a Ds nos sistemas de manejo SPD e SPC, o que não se repetiu nas outras profundidades amostradas. Os efeitos dos esquemas de cultivo não foram efetivos em contribuir com alterações significativas na Ds entre os tratamentos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-13T20:01:51Z
2019-11-13T20:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2746
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2746
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948641267154944