ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILELA, Ana Teresa Cirigliano
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva, FACURE, Murielle Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463
Resumo: A pesquisa consiste na catalogação e estudo da produção arquitetônica da cidade de Uberaba (MG) do início do século XX, chamada “eclética”, a partir de uma amostragem de cem edificações. O ecletismo, embora não tenha avançado em termos construtivos, formado da mistura dos estilos históricos anteriores, teve grande importância enquanto estética construtiva das cidades industriais do século XIX e traduziu o gosto da nova burguesa. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, que no final do século XIX formaram um contingente de mão-de-obra branco, livre e assalariado. No caso de Uberaba, representou o período econômico do início do século XX marcado pela introdução do gado Zebu. A metodologia constou de uma parte teórica e outra empírica: a primeira consistiu no estudo das características da arquitetura eclética no Brasil e no Mundo, juntamente com as transformações da habitação durante a Revolução Industrial. A parte empírica teve início com o registro fotográfico e levantamento in loco das dimensões de cem edifícios na cidade e posterior desenho das plantas e fachadas em software especializado. A partir do material obtido, foram analisadas e comparadas as características físicas deste estilo com outras cidades, apresentando como resultando o mapeamento e caracterização destas edificações em Uberaba. A contribuição desta pesquisa se encontra na execução dos desenhos e pesquisa histórica de exemplares que não foram tombados pelo Patrimônio Público e nem apresentam registros técnicos, bem como na ampliação do acervo patrimonial arquitetônico mineiro, cuja ênfase tem sido dada apenas no Barroco e PósModernismo.
id UNICESU -1_762c2d3b03b575fc1702ff7da7e2f4c3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6463
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABAArquiteturaEcletismoHabitaçãoUberabaPatrimônioA pesquisa consiste na catalogação e estudo da produção arquitetônica da cidade de Uberaba (MG) do início do século XX, chamada “eclética”, a partir de uma amostragem de cem edificações. O ecletismo, embora não tenha avançado em termos construtivos, formado da mistura dos estilos históricos anteriores, teve grande importância enquanto estética construtiva das cidades industriais do século XIX e traduziu o gosto da nova burguesa. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, que no final do século XIX formaram um contingente de mão-de-obra branco, livre e assalariado. No caso de Uberaba, representou o período econômico do início do século XX marcado pela introdução do gado Zebu. A metodologia constou de uma parte teórica e outra empírica: a primeira consistiu no estudo das características da arquitetura eclética no Brasil e no Mundo, juntamente com as transformações da habitação durante a Revolução Industrial. A parte empírica teve início com o registro fotográfico e levantamento in loco das dimensões de cem edifícios na cidade e posterior desenho das plantas e fachadas em software especializado. A partir do material obtido, foram analisadas e comparadas as características físicas deste estilo com outras cidades, apresentando como resultando o mapeamento e caracterização destas edificações em Uberaba. A contribuição desta pesquisa se encontra na execução dos desenhos e pesquisa histórica de exemplares que não foram tombados pelo Patrimônio Público e nem apresentam registros técnicos, bem como na ampliação do acervo patrimonial arquitetônico mineiro, cuja ênfase tem sido dada apenas no Barroco e PósModernismo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T10:42:09Z2007-10-232021-01-20T10:42:09Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463porVILELA, Ana Teresa CiriglianoMANHAS, Adriana Capretz Borges da SilvaFACURE, Murielle Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:01:59ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
title ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
spellingShingle ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
VILELA, Ana Teresa Cirigliano
Arquitetura
Ecletismo
Habitação
Uberaba
Patrimônio
title_short ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
title_full ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
title_fullStr ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
title_full_unstemmed ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
title_sort ECLETISMO ARQUITETÔNICO EM UBERABA
author VILELA, Ana Teresa Cirigliano
author_facet VILELA, Ana Teresa Cirigliano
MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva
FACURE, Murielle Moreira
author_role author
author2 MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva
FACURE, Murielle Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILELA, Ana Teresa Cirigliano
MANHAS, Adriana Capretz Borges da Silva
FACURE, Murielle Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Ecletismo
Habitação
Uberaba
Patrimônio
topic Arquitetura
Ecletismo
Habitação
Uberaba
Patrimônio
description A pesquisa consiste na catalogação e estudo da produção arquitetônica da cidade de Uberaba (MG) do início do século XX, chamada “eclética”, a partir de uma amostragem de cem edificações. O ecletismo, embora não tenha avançado em termos construtivos, formado da mistura dos estilos históricos anteriores, teve grande importância enquanto estética construtiva das cidades industriais do século XIX e traduziu o gosto da nova burguesa. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, que no final do século XIX formaram um contingente de mão-de-obra branco, livre e assalariado. No caso de Uberaba, representou o período econômico do início do século XX marcado pela introdução do gado Zebu. A metodologia constou de uma parte teórica e outra empírica: a primeira consistiu no estudo das características da arquitetura eclética no Brasil e no Mundo, juntamente com as transformações da habitação durante a Revolução Industrial. A parte empírica teve início com o registro fotográfico e levantamento in loco das dimensões de cem edifícios na cidade e posterior desenho das plantas e fachadas em software especializado. A partir do material obtido, foram analisadas e comparadas as características físicas deste estilo com outras cidades, apresentando como resultando o mapeamento e caracterização destas edificações em Uberaba. A contribuição desta pesquisa se encontra na execução dos desenhos e pesquisa histórica de exemplares que não foram tombados pelo Patrimônio Público e nem apresentam registros técnicos, bem como na ampliação do acervo patrimonial arquitetônico mineiro, cuja ênfase tem sido dada apenas no Barroco e PósModernismo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T10:42:09Z
2021-01-20T10:42:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771966751768576