FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, William de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: ROSA, Veruska Martins da, RUSSO, Claudia, SILVA, Flávio Roberto Chaves da
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5757
Resumo: Este trabalho teve como objetivo relatar a correção de fenda palatina secundária com o uso da técnica cirúrgica do retalho sobreposto, em um paciente ovino, fêmea, sem raça definida (SRD), de cinco meses de idade. A fenda palatina constitui-se em um defeito, quase sempre congênito, de etiologias variadas, relacionado à falha na fusão das prateleiras palatinas durante o desenvolvimento fetal, levando à comunicação anormal entre as cavidades oral e nasal. Alguns neonatos poderão apresentar-se incapazes de mamar, em razão de falha na sucção e morrerão logo após o nascimento. Outros poderão mamar, porém ocorrerá contaminação da cavidade nasal com saliva e alimento, levando à infecção de trato respiratório, que poderá evoluir para pneumonia. A fenda palatina aqui relatada localizava-se na linha média com tamanho equivalente a 3/4 da extensão láterolateral do palato duro e mole. A técnica utilizada mostrouse eficiente na correção da alteração e prevenção de doenças respiratórias.
id UNICESU -1_76a85d4ec066dc75bb65b9b5eb2997a5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5757
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASOFenda palatinaRetalho sobrepostoOvinoEste trabalho teve como objetivo relatar a correção de fenda palatina secundária com o uso da técnica cirúrgica do retalho sobreposto, em um paciente ovino, fêmea, sem raça definida (SRD), de cinco meses de idade. A fenda palatina constitui-se em um defeito, quase sempre congênito, de etiologias variadas, relacionado à falha na fusão das prateleiras palatinas durante o desenvolvimento fetal, levando à comunicação anormal entre as cavidades oral e nasal. Alguns neonatos poderão apresentar-se incapazes de mamar, em razão de falha na sucção e morrerão logo após o nascimento. Outros poderão mamar, porém ocorrerá contaminação da cavidade nasal com saliva e alimento, levando à infecção de trato respiratório, que poderá evoluir para pneumonia. A fenda palatina aqui relatada localizava-se na linha média com tamanho equivalente a 3/4 da extensão láterolateral do palato duro e mole. A técnica utilizada mostrouse eficiente na correção da alteração e prevenção de doenças respiratórias.UniCesumar2020-05-05T17:29:28Z2020-05-05T17:29:28Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5757otherAZEVEDO, William deROSA, Veruska Martins daRUSSO, ClaudiaSILVA, Flávio Roberto Chaves dareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:10.783Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
title FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
spellingShingle FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
AZEVEDO, William de
Fenda palatina
Retalho sobreposto
Ovino
title_short FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
title_full FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
title_fullStr FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
title_full_unstemmed FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
title_sort FENDA PALATINA SECUNDÁRIA EM OVINO: RELATO DE CASO
author AZEVEDO, William de
author_facet AZEVEDO, William de
ROSA, Veruska Martins da
RUSSO, Claudia
SILVA, Flávio Roberto Chaves da
author_role author
author2 ROSA, Veruska Martins da
RUSSO, Claudia
SILVA, Flávio Roberto Chaves da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, William de
ROSA, Veruska Martins da
RUSSO, Claudia
SILVA, Flávio Roberto Chaves da
dc.subject.por.fl_str_mv Fenda palatina
Retalho sobreposto
Ovino
topic Fenda palatina
Retalho sobreposto
Ovino
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho teve como objetivo relatar a correção de fenda palatina secundária com o uso da técnica cirúrgica do retalho sobreposto, em um paciente ovino, fêmea, sem raça definida (SRD), de cinco meses de idade. A fenda palatina constitui-se em um defeito, quase sempre congênito, de etiologias variadas, relacionado à falha na fusão das prateleiras palatinas durante o desenvolvimento fetal, levando à comunicação anormal entre as cavidades oral e nasal. Alguns neonatos poderão apresentar-se incapazes de mamar, em razão de falha na sucção e morrerão logo após o nascimento. Outros poderão mamar, porém ocorrerá contaminação da cavidade nasal com saliva e alimento, levando à infecção de trato respiratório, que poderá evoluir para pneumonia. A fenda palatina aqui relatada localizava-se na linha média com tamanho equivalente a 3/4 da extensão láterolateral do palato duro e mole. A técnica utilizada mostrouse eficiente na correção da alteração e prevenção de doenças respiratórias.
description Este trabalho teve como objetivo relatar a correção de fenda palatina secundária com o uso da técnica cirúrgica do retalho sobreposto, em um paciente ovino, fêmea, sem raça definida (SRD), de cinco meses de idade. A fenda palatina constitui-se em um defeito, quase sempre congênito, de etiologias variadas, relacionado à falha na fusão das prateleiras palatinas durante o desenvolvimento fetal, levando à comunicação anormal entre as cavidades oral e nasal. Alguns neonatos poderão apresentar-se incapazes de mamar, em razão de falha na sucção e morrerão logo após o nascimento. Outros poderão mamar, porém ocorrerá contaminação da cavidade nasal com saliva e alimento, levando à infecção de trato respiratório, que poderá evoluir para pneumonia. A fenda palatina aqui relatada localizava-se na linha média com tamanho equivalente a 3/4 da extensão láterolateral do palato duro e mole. A técnica utilizada mostrouse eficiente na correção da alteração e prevenção de doenças respiratórias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-05-05T17:29:28Z
2020-05-05T17:29:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5757
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5757
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948634335019008