ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CADORE, Analu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BALEM, Janine Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466
Resumo: Até o século XIX, Curitiba fazia parte das províncias de São Paulo representando uma importante ligação entre o Sul e o Sudeste do país, abastecida por produtos provenientes dessas regiões e servia como estalagem para os tropeiros que exploravam os interiores das terras paranaenses. Em 1854 o Paraná emancipou-se politicamente e Curitiba foi denominada como capital da Província do Paraná. A partir do desligamento econômico e político da capital paranaense com São Paulo, a cidade finalmente começou a receber os benefícios de seu esforço financeiro. E então, as transformações urbanas ganharam foco. Passando pelo período colonial, no final do século XIX até meados de 1930, a capital abrigou o estilo Eclético e assistiu em suas estruturas urbanas as transformações arquitetônicas fomentadas por esta fase. Planos urbanísticos e progresso de técnicas de construção marcaram o primeiro período desse estilo, seguido de uma série de intervenções urbanas sustentadas pelas influências das grandes massas de imigrantes europeus na região, sendo esses os principais responsáveis pela transformação da cidade em uma crescente metrópole. Apesar da relevância histórica desta fase, as pesquisas nessa área são escassas. Assim sendo, com este trabalho busca-se ampliar as pesquisas na área e aprofundar o conhecimento acerca do tema, tendo em vista a enorme disponibilidade de casos e obras ecléticas que Curitiba oferece.
id UNICESU -1_775f76cea7292d4eda5d7d4fd34b4223
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1466
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBAHistóriaEcletismoPatrimônios HistóricosCuritibaAté o século XIX, Curitiba fazia parte das províncias de São Paulo representando uma importante ligação entre o Sul e o Sudeste do país, abastecida por produtos provenientes dessas regiões e servia como estalagem para os tropeiros que exploravam os interiores das terras paranaenses. Em 1854 o Paraná emancipou-se politicamente e Curitiba foi denominada como capital da Província do Paraná. A partir do desligamento econômico e político da capital paranaense com São Paulo, a cidade finalmente começou a receber os benefícios de seu esforço financeiro. E então, as transformações urbanas ganharam foco. Passando pelo período colonial, no final do século XIX até meados de 1930, a capital abrigou o estilo Eclético e assistiu em suas estruturas urbanas as transformações arquitetônicas fomentadas por esta fase. Planos urbanísticos e progresso de técnicas de construção marcaram o primeiro período desse estilo, seguido de uma série de intervenções urbanas sustentadas pelas influências das grandes massas de imigrantes europeus na região, sendo esses os principais responsáveis pela transformação da cidade em uma crescente metrópole. Apesar da relevância histórica desta fase, as pesquisas nessa área são escassas. Assim sendo, com este trabalho busca-se ampliar as pesquisas na área e aprofundar o conhecimento acerca do tema, tendo em vista a enorme disponibilidade de casos e obras ecléticas que Curitiba oferece.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-13T13:43:18Z2019-08-13T13:43:18Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466porCADORE, AnaluBALEM, Janine Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:24:06ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
title ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
spellingShingle ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
CADORE, Analu
História
Ecletismo
Patrimônios Históricos
Curitiba
title_short ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
title_full ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
title_fullStr ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
title_full_unstemmed ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
title_sort ARQUITETURA ECLÉTICA EM CURITIBA
author CADORE, Analu
author_facet CADORE, Analu
BALEM, Janine Cristiane
author_role author
author2 BALEM, Janine Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CADORE, Analu
BALEM, Janine Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv História
Ecletismo
Patrimônios Históricos
Curitiba
topic História
Ecletismo
Patrimônios Históricos
Curitiba
description Até o século XIX, Curitiba fazia parte das províncias de São Paulo representando uma importante ligação entre o Sul e o Sudeste do país, abastecida por produtos provenientes dessas regiões e servia como estalagem para os tropeiros que exploravam os interiores das terras paranaenses. Em 1854 o Paraná emancipou-se politicamente e Curitiba foi denominada como capital da Província do Paraná. A partir do desligamento econômico e político da capital paranaense com São Paulo, a cidade finalmente começou a receber os benefícios de seu esforço financeiro. E então, as transformações urbanas ganharam foco. Passando pelo período colonial, no final do século XIX até meados de 1930, a capital abrigou o estilo Eclético e assistiu em suas estruturas urbanas as transformações arquitetônicas fomentadas por esta fase. Planos urbanísticos e progresso de técnicas de construção marcaram o primeiro período desse estilo, seguido de uma série de intervenções urbanas sustentadas pelas influências das grandes massas de imigrantes europeus na região, sendo esses os principais responsáveis pela transformação da cidade em uma crescente metrópole. Apesar da relevância histórica desta fase, as pesquisas nessa área são escassas. Assim sendo, com este trabalho busca-se ampliar as pesquisas na área e aprofundar o conhecimento acerca do tema, tendo em vista a enorme disponibilidade de casos e obras ecléticas que Curitiba oferece.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-13T13:43:18Z
2019-08-13T13:43:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941554487296