BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BERARDI, Rita Cristina, SANTOS, Camila Emilly
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556
Resumo: A quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data.
id UNICESU -1_780ebce57299e8403c4a5973ab829a82
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2556
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESASBig DataProcesso decisórioKDDPequenas empresasA quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T18:37:47Z2019-11-06T18:37:47Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556porOLIVEIRA, Bruno Guilherme de CastroBERARDI, Rita CristinaSANTOS, Camila Emillyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:00ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
title BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
spellingShingle BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
Big Data
Processo decisório
KDD
Pequenas empresas
title_short BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
title_full BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
title_fullStr BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
title_full_unstemmed BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
title_sort BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
author OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
author_facet OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
BERARDI, Rita Cristina
SANTOS, Camila Emilly
author_role author
author2 BERARDI, Rita Cristina
SANTOS, Camila Emilly
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro
BERARDI, Rita Cristina
SANTOS, Camila Emilly
dc.subject.por.fl_str_mv Big Data
Processo decisório
KDD
Pequenas empresas
topic Big Data
Processo decisório
KDD
Pequenas empresas
description A quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-06T18:37:47Z
2019-11-06T18:37:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950367768576