RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MASCOTE, Juliana Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: KUTCHMA, Ana Paula, CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1733
Resumo: A saúde do trabalhador deve ser entendida como um processo dinâmico -ou seja, em constante relação com o meio em que o cerca- a qual deve ser analisada cuidadosamente tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área da saúde. Frente a isso, esse trabalho baseia-se na avaliação dos pedidos de afastamento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decorrentes de acidentes de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com o intuito de mapear o perfil desta população alvo. Foram utilizados dados primários de indivíduos solicitantes de auxílio-doença, bem como, secundários obtidos na Agência da Previdência Social de Maringá. Os dados foram analisados conforme índice sociodemográfico dos solicitantes, tipo de trabalho, o ramo de atividade e Classificação Internacional de Doenças. Esses dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos digitados em planilha eletrônica, usando recursos de informática. Pode-se observar que Destes 52,93% foram relacionados a lesão de ombro (M75), os quais foram agrupados no capítulo XIII “Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo”. A Síndrome do manguito rotador (M75.1) foi encontrada em 3,84% dos requerentes. Quanto à Bursite do ombro, encontraram-se sua prevalência em 1,19% dos pesquisados. Pode-se observar uma grande ocorrência de pedidos por distúrbios musculoesqueléticos e sinaliza-se, assim, a necessidade da ampliação da vigilância em saúde, incorporando a relação entre trabalho e saúde, além do esforço pessoal e também do Estado na garantia de condições de trabalho que mantenham a saúde e o padrão produtivo dos trabalhadores brasileiros.
id UNICESU -1_78aa5aaba58e38ad58828923e2e55463
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1733
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSSAuxílio-doençaSaúde do TrabalhadorA saúde do trabalhador deve ser entendida como um processo dinâmico -ou seja, em constante relação com o meio em que o cerca- a qual deve ser analisada cuidadosamente tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área da saúde. Frente a isso, esse trabalho baseia-se na avaliação dos pedidos de afastamento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decorrentes de acidentes de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com o intuito de mapear o perfil desta população alvo. Foram utilizados dados primários de indivíduos solicitantes de auxílio-doença, bem como, secundários obtidos na Agência da Previdência Social de Maringá. Os dados foram analisados conforme índice sociodemográfico dos solicitantes, tipo de trabalho, o ramo de atividade e Classificação Internacional de Doenças. Esses dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos digitados em planilha eletrônica, usando recursos de informática. Pode-se observar que Destes 52,93% foram relacionados a lesão de ombro (M75), os quais foram agrupados no capítulo XIII “Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo”. A Síndrome do manguito rotador (M75.1) foi encontrada em 3,84% dos requerentes. Quanto à Bursite do ombro, encontraram-se sua prevalência em 1,19% dos pesquisados. Pode-se observar uma grande ocorrência de pedidos por distúrbios musculoesqueléticos e sinaliza-se, assim, a necessidade da ampliação da vigilância em saúde, incorporando a relação entre trabalho e saúde, além do esforço pessoal e também do Estado na garantia de condições de trabalho que mantenham a saúde e o padrão produtivo dos trabalhadores brasileiros.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-16T17:04:50Z2019-08-16T17:04:50Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1733porMASCOTE, Juliana FigueiredoKUTCHMA, Ana PaulaCORTEZ, Lúcia Elaine Ranieriinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:29:12ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
title RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
spellingShingle RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
MASCOTE, Juliana Figueiredo
Auxílio-doença
Saúde do Trabalhador
title_short RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
title_full RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
title_fullStr RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
title_full_unstemmed RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
title_sort RELAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO DE REQUERENTES DE AFASTAMENTO DO INSS
author MASCOTE, Juliana Figueiredo
author_facet MASCOTE, Juliana Figueiredo
KUTCHMA, Ana Paula
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
author_role author
author2 KUTCHMA, Ana Paula
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MASCOTE, Juliana Figueiredo
KUTCHMA, Ana Paula
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
dc.subject.por.fl_str_mv Auxílio-doença
Saúde do Trabalhador
topic Auxílio-doença
Saúde do Trabalhador
description A saúde do trabalhador deve ser entendida como um processo dinâmico -ou seja, em constante relação com o meio em que o cerca- a qual deve ser analisada cuidadosamente tanto pela sociedade em geral, quanto pelos profissionais da área da saúde. Frente a isso, esse trabalho baseia-se na avaliação dos pedidos de afastamento ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decorrentes de acidentes de trabalho. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, com o intuito de mapear o perfil desta população alvo. Foram utilizados dados primários de indivíduos solicitantes de auxílio-doença, bem como, secundários obtidos na Agência da Previdência Social de Maringá. Os dados foram analisados conforme índice sociodemográfico dos solicitantes, tipo de trabalho, o ramo de atividade e Classificação Internacional de Doenças. Esses dados foram tabulados e apresentados em forma de tabelas e gráficos digitados em planilha eletrônica, usando recursos de informática. Pode-se observar que Destes 52,93% foram relacionados a lesão de ombro (M75), os quais foram agrupados no capítulo XIII “Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo”. A Síndrome do manguito rotador (M75.1) foi encontrada em 3,84% dos requerentes. Quanto à Bursite do ombro, encontraram-se sua prevalência em 1,19% dos pesquisados. Pode-se observar uma grande ocorrência de pedidos por distúrbios musculoesqueléticos e sinaliza-se, assim, a necessidade da ampliação da vigilância em saúde, incorporando a relação entre trabalho e saúde, além do esforço pessoal e também do Estado na garantia de condições de trabalho que mantenham a saúde e o padrão produtivo dos trabalhadores brasileiros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T17:04:50Z
2019-08-16T17:04:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1733
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771965488234496