DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIBÚRCIO, Camila de Souza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: TONÁ, Claudiane, SANTOS, Cristiane, OCCHI, Laiany Garcia, PEREIRA, José Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5585
Resumo: No Brasil, a hanseníase é um problema de Saúde Pública e seu plano de eliminação está entre os principais objetivos a nível nacional. A distribuição da hanseníase é restrita a espaços diferenciados. No Brasil, a espacialidade da doença tem sido estudada de forma pontual em alguns Estados e Municípios, sem sistematização. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), recentemente implementado pelo Ministério da Saúde, permite explorações detalhadas da doença. Neste estudo objetivo de identificar as regularidades de sua diferenciação espacial de acordo com as temperaturas anuais médias registradas nas cinco Regiões do país no período de 2006 a 2008. O delineamento dos estudos foi baseado em dados estatísticos, quantitativos e descritivos sobre o diagnostico da situação da Hanseníase na população brasileira por região. Tratou-se de um estudo ecológico descritivo com as seguintes variáveis: prevalência da doença e temperatura média anual. Os resultados sugerem a expansão da hanseníase em focos localizados nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, associados às altas temperaturas médias anuais, porem esses resultados não foram significativos. Sabendo-se que a hanseníase já foi endêmica em países frios, deve-se antes estabelecer uma relação entre a ocorrência de casos da doença e a situação sócio-econômica das populações, do que atribuir sua predominância a fatores climáticos.
id UNICESU -1_79540736b01a790d741421cb76c60383
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5585
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.Efeitos do climaEndemiasDistribuição geográficaHanseníaseNo Brasil, a hanseníase é um problema de Saúde Pública e seu plano de eliminação está entre os principais objetivos a nível nacional. A distribuição da hanseníase é restrita a espaços diferenciados. No Brasil, a espacialidade da doença tem sido estudada de forma pontual em alguns Estados e Municípios, sem sistematização. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), recentemente implementado pelo Ministério da Saúde, permite explorações detalhadas da doença. Neste estudo objetivo de identificar as regularidades de sua diferenciação espacial de acordo com as temperaturas anuais médias registradas nas cinco Regiões do país no período de 2006 a 2008. O delineamento dos estudos foi baseado em dados estatísticos, quantitativos e descritivos sobre o diagnostico da situação da Hanseníase na população brasileira por região. Tratou-se de um estudo ecológico descritivo com as seguintes variáveis: prevalência da doença e temperatura média anual. Os resultados sugerem a expansão da hanseníase em focos localizados nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, associados às altas temperaturas médias anuais, porem esses resultados não foram significativos. Sabendo-se que a hanseníase já foi endêmica em países frios, deve-se antes estabelecer uma relação entre a ocorrência de casos da doença e a situação sócio-econômica das populações, do que atribuir sua predominância a fatores climáticos.UniCesumar2020-04-09T21:14:25Z2020-04-09T21:14:25Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5585otherTIBÚRCIO, Camila de SouzaTONÁ, ClaudianeSANTOS, CristianeOCCHI, Laiany GarciaPEREIRA, José Gilbertoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:00:54Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:01.026Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
title DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
spellingShingle DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
TIBÚRCIO, Camila de Souza
Efeitos do clima
Endemias
Distribuição geográfica
Hanseníase
title_short DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
title_full DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
title_fullStr DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
title_sort DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
author TIBÚRCIO, Camila de Souza
author_facet TIBÚRCIO, Camila de Souza
TONÁ, Claudiane
SANTOS, Cristiane
OCCHI, Laiany Garcia
PEREIRA, José Gilberto
author_role author
author2 TONÁ, Claudiane
SANTOS, Cristiane
OCCHI, Laiany Garcia
PEREIRA, José Gilberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TIBÚRCIO, Camila de Souza
TONÁ, Claudiane
SANTOS, Cristiane
OCCHI, Laiany Garcia
PEREIRA, José Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Efeitos do clima
Endemias
Distribuição geográfica
Hanseníase
topic Efeitos do clima
Endemias
Distribuição geográfica
Hanseníase
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil, a hanseníase é um problema de Saúde Pública e seu plano de eliminação está entre os principais objetivos a nível nacional. A distribuição da hanseníase é restrita a espaços diferenciados. No Brasil, a espacialidade da doença tem sido estudada de forma pontual em alguns Estados e Municípios, sem sistematização. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), recentemente implementado pelo Ministério da Saúde, permite explorações detalhadas da doença. Neste estudo objetivo de identificar as regularidades de sua diferenciação espacial de acordo com as temperaturas anuais médias registradas nas cinco Regiões do país no período de 2006 a 2008. O delineamento dos estudos foi baseado em dados estatísticos, quantitativos e descritivos sobre o diagnostico da situação da Hanseníase na população brasileira por região. Tratou-se de um estudo ecológico descritivo com as seguintes variáveis: prevalência da doença e temperatura média anual. Os resultados sugerem a expansão da hanseníase em focos localizados nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, associados às altas temperaturas médias anuais, porem esses resultados não foram significativos. Sabendo-se que a hanseníase já foi endêmica em países frios, deve-se antes estabelecer uma relação entre a ocorrência de casos da doença e a situação sócio-econômica das populações, do que atribuir sua predominância a fatores climáticos.
description No Brasil, a hanseníase é um problema de Saúde Pública e seu plano de eliminação está entre os principais objetivos a nível nacional. A distribuição da hanseníase é restrita a espaços diferenciados. No Brasil, a espacialidade da doença tem sido estudada de forma pontual em alguns Estados e Municípios, sem sistematização. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), recentemente implementado pelo Ministério da Saúde, permite explorações detalhadas da doença. Neste estudo objetivo de identificar as regularidades de sua diferenciação espacial de acordo com as temperaturas anuais médias registradas nas cinco Regiões do país no período de 2006 a 2008. O delineamento dos estudos foi baseado em dados estatísticos, quantitativos e descritivos sobre o diagnostico da situação da Hanseníase na população brasileira por região. Tratou-se de um estudo ecológico descritivo com as seguintes variáveis: prevalência da doença e temperatura média anual. Os resultados sugerem a expansão da hanseníase em focos localizados nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, associados às altas temperaturas médias anuais, porem esses resultados não foram significativos. Sabendo-se que a hanseníase já foi endêmica em países frios, deve-se antes estabelecer uma relação entre a ocorrência de casos da doença e a situação sócio-econômica das populações, do que atribuir sua predominância a fatores climáticos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-09T21:14:25Z
2020-04-09T21:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5585
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5585
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948615585431552