UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amanda Capellin de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: REZENDE, Thais Regina Signorini, BOTELHO, Maria Paula Jacobucci, DEMITO, Carina Faleiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895
Resumo: A maior parte das doenças pode ser controlada quando os fatores para a sua instalação e progressão são identificados. Isto não ocorreu com a cárie. Os fatores primordiais para que a doença cárie se estabeleça foram identificados na década de 1970, mas até hoje a cárie permanece como um sério problema de saúde pública, principalmente em pessoas com menor poder aquisitivo e com menos instrução. Para tentar diminuir sua prevalência e severidade, o governo brasileiro orienta que sejam realizadas com regularidade as escovações supervisionadas direta e indireta, que são formas de educação da população em relação a manobras de higiene bucal que proporcionam simultaneamente o benefício da remoção mecânica do biofilme e do flúor na cavidade bucal. No entanto, essas atividades podem ser fonte de contaminação cruzada, como já visto em trabalho anterior. Formas para a dispensação do dentifrício serão testadas em laboratório de microbiologia com a finalidade de eliminar o risco da contaminação cruzada. Posteriormente, as alunas responsáveis pelo projeto farão treinamentos para professores e alunos de graduação da UniCesumar, que participam de ações de escovação supervisionada direta e indireta em escolas e creches do município e, também, na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Com este trabalho espera- se poder contribuir para melhorar o processo educativo / preventivo em saúde bucal realizado no município de Maringá- PR e, posteriormente, divulgar este trabalho em revistas científicas da área para que outros municípios possam se beneficiar do processo.
id UNICESU -1_7ae4575dc19c3dd84d8cd7bcdfb7d3ce
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3895
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVASContaminaçãoDentifríciosMicrorganismosBiossegurançaA maior parte das doenças pode ser controlada quando os fatores para a sua instalação e progressão são identificados. Isto não ocorreu com a cárie. Os fatores primordiais para que a doença cárie se estabeleça foram identificados na década de 1970, mas até hoje a cárie permanece como um sério problema de saúde pública, principalmente em pessoas com menor poder aquisitivo e com menos instrução. Para tentar diminuir sua prevalência e severidade, o governo brasileiro orienta que sejam realizadas com regularidade as escovações supervisionadas direta e indireta, que são formas de educação da população em relação a manobras de higiene bucal que proporcionam simultaneamente o benefício da remoção mecânica do biofilme e do flúor na cavidade bucal. No entanto, essas atividades podem ser fonte de contaminação cruzada, como já visto em trabalho anterior. Formas para a dispensação do dentifrício serão testadas em laboratório de microbiologia com a finalidade de eliminar o risco da contaminação cruzada. Posteriormente, as alunas responsáveis pelo projeto farão treinamentos para professores e alunos de graduação da UniCesumar, que participam de ações de escovação supervisionada direta e indireta em escolas e creches do município e, também, na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Com este trabalho espera- se poder contribuir para melhorar o processo educativo / preventivo em saúde bucal realizado no município de Maringá- PR e, posteriormente, divulgar este trabalho em revistas científicas da área para que outros municípios possam se beneficiar do processo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-07T13:31:31Z2020-01-07T13:31:31Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895porOLIVEIRA, Amanda Capellin deREZENDE, Thais Regina SignoriniBOTELHO, Maria Paula JacobucciDEMITO, Carina Faleirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:24:53ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
title UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
spellingShingle UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
OLIVEIRA, Amanda Capellin de
Contaminação
Dentifrícios
Microrganismos
Biossegurança
title_short UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
title_full UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
title_fullStr UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
title_sort UMA PROPOSTA PARA DIMINUIR O RISCO DE CONTAMINAÇÃO CRUZADA DURANTE AÇÕES DE ESCOVAÇÃO COLETIVAS
author OLIVEIRA, Amanda Capellin de
author_facet OLIVEIRA, Amanda Capellin de
REZENDE, Thais Regina Signorini
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
DEMITO, Carina Faleiros
author_role author
author2 REZENDE, Thais Regina Signorini
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
DEMITO, Carina Faleiros
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Amanda Capellin de
REZENDE, Thais Regina Signorini
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
DEMITO, Carina Faleiros
dc.subject.por.fl_str_mv Contaminação
Dentifrícios
Microrganismos
Biossegurança
topic Contaminação
Dentifrícios
Microrganismos
Biossegurança
description A maior parte das doenças pode ser controlada quando os fatores para a sua instalação e progressão são identificados. Isto não ocorreu com a cárie. Os fatores primordiais para que a doença cárie se estabeleça foram identificados na década de 1970, mas até hoje a cárie permanece como um sério problema de saúde pública, principalmente em pessoas com menor poder aquisitivo e com menos instrução. Para tentar diminuir sua prevalência e severidade, o governo brasileiro orienta que sejam realizadas com regularidade as escovações supervisionadas direta e indireta, que são formas de educação da população em relação a manobras de higiene bucal que proporcionam simultaneamente o benefício da remoção mecânica do biofilme e do flúor na cavidade bucal. No entanto, essas atividades podem ser fonte de contaminação cruzada, como já visto em trabalho anterior. Formas para a dispensação do dentifrício serão testadas em laboratório de microbiologia com a finalidade de eliminar o risco da contaminação cruzada. Posteriormente, as alunas responsáveis pelo projeto farão treinamentos para professores e alunos de graduação da UniCesumar, que participam de ações de escovação supervisionada direta e indireta em escolas e creches do município e, também, na Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR). Com este trabalho espera- se poder contribuir para melhorar o processo educativo / preventivo em saúde bucal realizado no município de Maringá- PR e, posteriormente, divulgar este trabalho em revistas científicas da área para que outros municípios possam se beneficiar do processo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-07T13:31:31Z
2020-01-07T13:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771945168928768