OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Anelise
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CONTE, Hélio, NANYA, Satiko
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5551
Resumo: Nos insetos, os túbulos de Malpighi são os principais órgãos do sistema excretor, atuando como reguladores de composição da hemolinfa. São órgãos anexos ao sistema digestório, sendo longos e finos, às vezes enovelados, ramificados ou dispostos em feixes, comumente implantados na parte anterior do proctodeo, com número variável nas diferentes ordens, geralmente ocorrem em múltiplos de dois. Os túbulos de Malpighi retiram da hemolinfa os produtos do metabolismo intermediário, especialmente sais e resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, que se precipitam formando cristais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia dos túbulos de Malpighi em larvas de D.juno juno e verificar a presença de cristais. Em Dione juno juno, principal praga do maracujá identificamos um total de seis túbulos, sendo três túbulos de cada ampola inseridas na lateral do proctodeo. Os túbulos de Malpighi se distribuem em direção a região anterior do mesêntero, de onde retornam para a região do cólon inserindose na parede do reto constituindo os criptonefrídeos. Os cristais foram encontrados em grande quantidade na região posterior dos túbulos de Malpighi e aparentemente ausentes na região dos criptonefrídeos.
id UNICESU -1_7afc08e43ba9f84a010b91befcaa5c02
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5551
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)CristaisDione juno junoMorfologiaTúbulos de MalpighiNos insetos, os túbulos de Malpighi são os principais órgãos do sistema excretor, atuando como reguladores de composição da hemolinfa. São órgãos anexos ao sistema digestório, sendo longos e finos, às vezes enovelados, ramificados ou dispostos em feixes, comumente implantados na parte anterior do proctodeo, com número variável nas diferentes ordens, geralmente ocorrem em múltiplos de dois. Os túbulos de Malpighi retiram da hemolinfa os produtos do metabolismo intermediário, especialmente sais e resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, que se precipitam formando cristais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia dos túbulos de Malpighi em larvas de D.juno juno e verificar a presença de cristais. Em Dione juno juno, principal praga do maracujá identificamos um total de seis túbulos, sendo três túbulos de cada ampola inseridas na lateral do proctodeo. Os túbulos de Malpighi se distribuem em direção a região anterior do mesêntero, de onde retornam para a região do cólon inserindose na parede do reto constituindo os criptonefrídeos. Os cristais foram encontrados em grande quantidade na região posterior dos túbulos de Malpighi e aparentemente ausentes na região dos criptonefrídeos.UniCesumar2020-04-08T22:05:55Z2020-04-08T22:05:55Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5551otherCARDOSO, AneliseCONTE, HélioNANYA, Satikoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:57Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:59.867Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
title OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
spellingShingle OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
CARDOSO, Anelise
Cristais
Dione juno juno
Morfologia
Túbulos de Malpighi
title_short OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
title_full OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
title_fullStr OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
title_full_unstemmed OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
title_sort OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
author CARDOSO, Anelise
author_facet CARDOSO, Anelise
CONTE, Hélio
NANYA, Satiko
author_role author
author2 CONTE, Hélio
NANYA, Satiko
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Anelise
CONTE, Hélio
NANYA, Satiko
dc.subject.por.fl_str_mv Cristais
Dione juno juno
Morfologia
Túbulos de Malpighi
topic Cristais
Dione juno juno
Morfologia
Túbulos de Malpighi
dc.description.none.fl_txt_mv Nos insetos, os túbulos de Malpighi são os principais órgãos do sistema excretor, atuando como reguladores de composição da hemolinfa. São órgãos anexos ao sistema digestório, sendo longos e finos, às vezes enovelados, ramificados ou dispostos em feixes, comumente implantados na parte anterior do proctodeo, com número variável nas diferentes ordens, geralmente ocorrem em múltiplos de dois. Os túbulos de Malpighi retiram da hemolinfa os produtos do metabolismo intermediário, especialmente sais e resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, que se precipitam formando cristais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia dos túbulos de Malpighi em larvas de D.juno juno e verificar a presença de cristais. Em Dione juno juno, principal praga do maracujá identificamos um total de seis túbulos, sendo três túbulos de cada ampola inseridas na lateral do proctodeo. Os túbulos de Malpighi se distribuem em direção a região anterior do mesêntero, de onde retornam para a região do cólon inserindose na parede do reto constituindo os criptonefrídeos. Os cristais foram encontrados em grande quantidade na região posterior dos túbulos de Malpighi e aparentemente ausentes na região dos criptonefrídeos.
description Nos insetos, os túbulos de Malpighi são os principais órgãos do sistema excretor, atuando como reguladores de composição da hemolinfa. São órgãos anexos ao sistema digestório, sendo longos e finos, às vezes enovelados, ramificados ou dispostos em feixes, comumente implantados na parte anterior do proctodeo, com número variável nas diferentes ordens, geralmente ocorrem em múltiplos de dois. Os túbulos de Malpighi retiram da hemolinfa os produtos do metabolismo intermediário, especialmente sais e resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, que se precipitam formando cristais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia dos túbulos de Malpighi em larvas de D.juno juno e verificar a presença de cristais. Em Dione juno juno, principal praga do maracujá identificamos um total de seis túbulos, sendo três túbulos de cada ampola inseridas na lateral do proctodeo. Os túbulos de Malpighi se distribuem em direção a região anterior do mesêntero, de onde retornam para a região do cólon inserindose na parede do reto constituindo os criptonefrídeos. Os cristais foram encontrados em grande quantidade na região posterior dos túbulos de Malpighi e aparentemente ausentes na região dos criptonefrídeos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-04-08T22:05:55Z
2020-04-08T22:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5551
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5551
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948612887445504