EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SANTANA, Adriene
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2747
Resumo: O presente artigo privilegia um aspecto essencial no que se refere à contribuição para qualidade do aprendizado no ensino a distância: a comunicação. Objetiva compreender e identificar ruídos que possam existir na comunicação dentro da modalidade de educação a distância e suas possíveis implicações no aprendizado. Entende-se ruídos como sendo as distorções ou barreiras que surgem na comunicação entre professor tutor e aluno e que comprometem a compreensão dos conteúdos. Em uma realidade que apresenta um turbilhão de avanços tecnológicos, é necessário reconhecer ruídos que possam comprometer uma comunicação eficaz. Tal reconhecimento torna-se indispensável, pois qualquer interferência na compreensão da mensagem ou conteúdo transmitido poderá comprometer o processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto o docente/tutor deverá atuar de forma a mitigar situações que possam contribuir para o surgimento de tais ruídos. Assim, essa pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico reafirmará que os ruídos na comunicação precisam ser levados em consideração, além de identificar quais são os principais ruídos de ordem física, semiótica e ideológica presentes na educação a distância. Por fim, serão expostas algumas orientações quanto às práticas diárias do tutor que podem facilitar a interação e evitar os ruídos na comunicação entre os pares.
id UNICESU -1_7c3e84d72f8c0572ff4dbe77b7d7e45a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2747
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTORRuídosComunicaçãoAprendizagemEducação à distânciaO presente artigo privilegia um aspecto essencial no que se refere à contribuição para qualidade do aprendizado no ensino a distância: a comunicação. Objetiva compreender e identificar ruídos que possam existir na comunicação dentro da modalidade de educação a distância e suas possíveis implicações no aprendizado. Entende-se ruídos como sendo as distorções ou barreiras que surgem na comunicação entre professor tutor e aluno e que comprometem a compreensão dos conteúdos. Em uma realidade que apresenta um turbilhão de avanços tecnológicos, é necessário reconhecer ruídos que possam comprometer uma comunicação eficaz. Tal reconhecimento torna-se indispensável, pois qualquer interferência na compreensão da mensagem ou conteúdo transmitido poderá comprometer o processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto o docente/tutor deverá atuar de forma a mitigar situações que possam contribuir para o surgimento de tais ruídos. Assim, essa pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico reafirmará que os ruídos na comunicação precisam ser levados em consideração, além de identificar quais são os principais ruídos de ordem física, semiótica e ideológica presentes na educação a distância. Por fim, serão expostas algumas orientações quanto às práticas diárias do tutor que podem facilitar a interação e evitar os ruídos na comunicação entre os pares.UniCesumar2019-11-13T20:04:20Z2019-11-13T20:04:20Z2015-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2747otherPIZZAIA, Angela Ferreira de LimaSANTANA, Adrienereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:43Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:46.102Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
title EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
spellingShingle EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
Ruídos
Comunicação
Aprendizagem
Educação à distância
title_short EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
title_full EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
title_fullStr EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
title_sort EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS “RUÍDOS” NA COMUNICAÇÃO: AS DIRTORÇÕES NA COMUNICAÇÃO ENTRE EMISSOR E RECEPTOR
author PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
author_facet PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
SANTANA, Adriene
author_role author
author2 SANTANA, Adriene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIZZAIA, Angela Ferreira de Lima
SANTANA, Adriene
dc.subject.por.fl_str_mv Ruídos
Comunicação
Aprendizagem
Educação à distância
topic Ruídos
Comunicação
Aprendizagem
Educação à distância
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo privilegia um aspecto essencial no que se refere à contribuição para qualidade do aprendizado no ensino a distância: a comunicação. Objetiva compreender e identificar ruídos que possam existir na comunicação dentro da modalidade de educação a distância e suas possíveis implicações no aprendizado. Entende-se ruídos como sendo as distorções ou barreiras que surgem na comunicação entre professor tutor e aluno e que comprometem a compreensão dos conteúdos. Em uma realidade que apresenta um turbilhão de avanços tecnológicos, é necessário reconhecer ruídos que possam comprometer uma comunicação eficaz. Tal reconhecimento torna-se indispensável, pois qualquer interferência na compreensão da mensagem ou conteúdo transmitido poderá comprometer o processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto o docente/tutor deverá atuar de forma a mitigar situações que possam contribuir para o surgimento de tais ruídos. Assim, essa pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico reafirmará que os ruídos na comunicação precisam ser levados em consideração, além de identificar quais são os principais ruídos de ordem física, semiótica e ideológica presentes na educação a distância. Por fim, serão expostas algumas orientações quanto às práticas diárias do tutor que podem facilitar a interação e evitar os ruídos na comunicação entre os pares.
description O presente artigo privilegia um aspecto essencial no que se refere à contribuição para qualidade do aprendizado no ensino a distância: a comunicação. Objetiva compreender e identificar ruídos que possam existir na comunicação dentro da modalidade de educação a distância e suas possíveis implicações no aprendizado. Entende-se ruídos como sendo as distorções ou barreiras que surgem na comunicação entre professor tutor e aluno e que comprometem a compreensão dos conteúdos. Em uma realidade que apresenta um turbilhão de avanços tecnológicos, é necessário reconhecer ruídos que possam comprometer uma comunicação eficaz. Tal reconhecimento torna-se indispensável, pois qualquer interferência na compreensão da mensagem ou conteúdo transmitido poderá comprometer o processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto o docente/tutor deverá atuar de forma a mitigar situações que possam contribuir para o surgimento de tais ruídos. Assim, essa pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico reafirmará que os ruídos na comunicação precisam ser levados em consideração, além de identificar quais são os principais ruídos de ordem física, semiótica e ideológica presentes na educação a distância. Por fim, serão expostas algumas orientações quanto às práticas diárias do tutor que podem facilitar a interação e evitar os ruídos na comunicação entre os pares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-04
2019-11-13T20:04:20Z
2019-11-13T20:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2747
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2747
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948589116227584